Fraudes no e-commerce: proteja seu negócio e seus clientes

Resumo do texto

  • Veja como melhorar a segurança no seu e-commerce;
  • Conheça os golpes mais comuns e saiba como se proteger deles;
  • Escolha um checkout transparente e seguro para sua loja.

Conheça os Checkouts PagBank!

 

O hábito de comprar online não é uma tendência passageira. Em 2021, os pedidos feitos pela internet aumentaram 20% em um ano. Porém, com esse aumento, cresceram também as fraudes no e-commerce. Foram 74% mais tentativas de 2021 para 2020.

Esses números mostram que o brasileiro quer continuar comprando online, mas precisa se sentir seguro para isso. Então, o seu negócio precisa garantir a tranquilidade que o cliente procura na hora de comprar.

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Veja como Proteger seu E-Commerce de Fraudes

Saiba como garantir a segurança no seu E-commerce!

Investir em segurança no e-commerce é importante para o consumidor, que vai se sentir mais tranquilo ao comprar. Assim como o empreendedor que previne que golpes sejam aplicados e ele saia no prejuízo.

Para aumentar a segurança do site tanto para você quanto para o cliente, veja essas dicas:

Selos de segurança e-commerce (SSL)

Os SSL são responsáveis por incluir aquele cadeado que fica ao lado do site da loja, na barra de endereço. Eles mostram para o cliente que a página possui uma camada extra de segurança e que eles podem colocar seus dados do cartão despreocupados.

Selos de Segurança E-commerce

Mantenha seu site atualizado

Assim como os aplicativos de celular que precisam ser atualizados de tempos em tempos, isso também acontece com as ferramentas usadas para criar um e-commerce. Quando você não atualiza, a versão antiga pode se tornar uma porta de entrada para hackers.

Dê informações claras para os clientes

Se o objetivo é fazer com que o público se sinta tranquilo ao comprar no seu site e evitar fraudes no e-commerce, quanto mais informações ele tiver sobre o tempo de entrega, política de trocas e formas de pagamento, melhor.

Fique atento à LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que o cliente seja informado como os dados dele serão usados. Por exemplo: “seu e-mail será utilizado para o envio de novos produtos” ou “os dados do cartão não serão armazenados e apenas o meio de pagamento terá acesso a eles.”

E não é só isso. É preciso ter um cuidado extra ao armazenar os dados dos clientes, especialmente quando envolve pagamentos. Para que essas informações fiquem protegidas, crie senhas fortes para acessar o painel de controle e mantenha o antivírus do computador atualizado.

Com essas ações, a segurança no e-commerce ficará maior e seus clientes mais tranquilos.

Proteja seu E-commerce: conheça alguns golpes comuns!

Mesmo com todas as ações para melhorar a segurança da sua loja virtual, tentativas de golpes podem acontecer. Veja as mais comuns e como evitar cair nelas!

Fraudes no geral

A mais clássica é aquela que usa dados comprados no mercado negro da internet. Neste caso, é usado um endereço de caixa postal para dificultar o rastreamento da entrega. 

Como evitar? Procure por métodos de checkout que tenham etapas extras de verificação da compra e invista em sistemas antifraude no seu e-commerce.

Roubo de conta

Neste caso, o criminoso invade uma conta já existente e usa os cartões armazenados nela para fazer as compras. É comum que o endereço de entrega seja atualizado um pouco antes.

Como evitar? Nesse caso a proteção deve partir dos dois lados. Incentive os usuários a criarem senhas fortes na hora do cadastro e, quando fizerem uma compra, comunique todas as etapas por e-mail, assim, se eles não reconhecerem a informação já interrompem o processo.

Compras com cartão clonado

O uso de cartão roubado ou clonado é a fraude mais prejudicial para o lojista. Normalmente, quando a compra chega no extrato do dono do cartão, ele não reconhece a compra e pede o estorno. E então, o empreendedor fica sem o dinheiro e perde o produto.

Como evitar? Aqui, também é importante ter um checkout de pagamento que faça uma verificação mais profunda do pagamento e um sistema antifraude, que identifica e bloqueia atividades suspeitas.

Quer ter mais segurança na sua loja virtual? Conheça o sistema de pagamentos do PagBank!

O checkout é aquela tela final do processo de compra. É neste momento que o cliente coloca os dados do cartão e as informações mais sensíveis. Ou seja, é o momento que exige maior segurança!

Com as opções de Checkout PagBank, você pode optar entre modelos diferentes, de acordo com o seu objetivo e, em todos eles, ter a segurança que você e seus usuários precisam. Confira no vídeo abaixo qual o Checkout PagBank é ideal para sua loja.