Resumo do texto
- Veja como funciona o auxílio-maternidade MEI;
- Saiba como dar entrada para receber o seu salário maternidade;
- Confira outros benefícios ao se tornar MEI.
Ao formalizar seu negócio como microempreendedor individual você garante acesso à diversos benefícios sociais e o auxílio-maternidade MEI é um deles. Mas você sabe como este salário funciona?
O benefício vale tanto para mulheres quanto para os homens e não é usado apenas em casos de gravidez! Entenda mais sobre o auxílio-maternidade MEI a seguir e saiba como solicitar o seu.
O que é e como funciona o auxílio-maternidade para MEI?
Este é um benefício garantido pelo INSS, na qual, se recebe um salário maternidade após o nascimento ou adoção do filho.
Ou seja, este auxílio funciona como uma licença-maternidade. Para ter direito, é preciso ter contribuído ao INSS por, pelo menos, 10 meses, através do pagamento do DAS.
Quem pode solicitar o benefício?
O auxílio-maternidade MEI é um direito de quem trabalha como microempreendedora individual e pode ser acessado nos seguintes casos:
- parto: podendo ser solicitado a partir de 28 dias antes do parto, com atestado médico. Ou após, com a certidão de nascimento;
- adoção ou guarda judicial para fins de adoção (a criança deve ter no máximo 12 anos): a partir da data de adoção ou guarda com o termo ou certidão;
- parto natimorto (morte de um feto após 20 semanas de gestação.): caso o auxílio seja pedido após o ocorrido é preciso comprovar com a certidão do natimorto;
- aborto espontâneo ou previstos em lei: apresentando o atestado médico que comprove o acontecimento.
Para os homens, o salário maternidade passa a ser um direito quando ocorre:
- falecimento da gestante: o benefício é pago durante o período entre a data do óbito e o último dia do término do salário maternidade original;
- adoção ou guarda judicial para fins de adoção (a criança deve ter no máximo 12 anos): a partir da data de adoção ou guarda com o termo ou certidão.
Qual é o valor do benefício e por quanto tempo ele é pago?
O valor pago pelo auxílio-maternidade ao MEI é de R$ 1.100, tendo como base o salário mínimo em vigor.
A duração do benefício varia de acordo com cada caso. Para parto, adoção ou parto de natimorto o valor é pago por 120 dias. Já em casos de aborto, o valor pago é proporcional a 14 dias, a depender dos critérios médicos.
Atenção: o salário maternidade não pode ser acumulado com outros benefícios do INSS, como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.
É preciso continuar contribuindo?
As mães empreendedoras que estão recebendo o salário maternidade não precisam pagar o DAS, pois ele já está sendo descontado do valor do benefício.
Porém, caso você comece ou pare de receber o auxílio no meio do mês, será necessário pagar a guia normalmente.
Como dar entrada no auxílio-maternidade MEI?
O benefício pode ser solicitado pela internet ou também por telefone, através do número 135. Mesmo após fazer o pedido online, será preciso ir ao INSS para apresentar a documentação exigida.
Passo a passo (Aprenda a solicitar o salário maternidade online)
Veja como dar entrada no auxílio-maternidade Mei pelo Meu INSS:
- entre no site gov.br/meuinss;
- clique em Entrar, caso você não tenha um cadastro poderá criar a sua senha;
- na tela inicial, abaixo do seu nome, busque por “Salário” e clique na opção Salário Maternidade Urbano ou Salário Maternidade Rural;
- o sistema pede para você atualizar os dados do seu cadastro, atualize e clique em Avançar;
- agora o sistema pergunta se você tem a certidão (pode ser de nascimento, nova certidão em casos de adoção ou certidão de natimorto). Se tiver, clique em Iniciar; se não tiver, clique em Iniciar sem Certidão; após preencher as informações, clique em Avançar;
- confirme seus dados para contato, adicione os documentos necessários e clique em Avançar;
- escolha uma agência do INSS, o próprio portal pode encontrar o posto mais próximo de você;
- escolha o banco e a agência que deseja receber o benefício, de preferência a mais próxima de você;
- confira se todos os seus dados, agência do INSS e banco estão corretos e selecione a caixa ao lado de “Declaro que li e concordo com as informações acima”;
- clique em Avançar e pronto! Seu pedido foi enviado e será analisado pelo INSS.
Lista de Documentos necessários
Agora que você já sabe como dar entrada no salário-maternidade, veja quais são os documentos exigidos quando for necessário comparecer ao INSS. Assim, você terá tudo em mãos para fazer a solicitação sem problemas:
- documento original de identificação com foto;
- CPF;
- comprovantes de pagamento do DAS MEI;
- certidão de nascimento da criança, nova certidão de adoção ou certidão de natimorto.
Outros benefícios que são direito do MEI
O MEI possui direitos trabalhistas e, ao pagar o INSS, pode contar com diversos benefícios previdenciários, conheça cada um deles:
- aposentadoria por invalidez e por idade;
- auxílio-doença;
- auxílio-reclusão;
- pensão por morte.
Conte com o PagBank para a gestão do seu microempreendimento
Agora que você já viu todos os benefícios que pode ter sendo um microempreendedor individual e como dar entrada no auxílio-maternidade MEI, conte com um banco 100% digital que irá ajudar na gestão do seu negócio.
As mães precisam de apoio a todo momento e, com o PagBank, além de você ter a facilidade de fazer tudo pelo celular, sem precisar sair de casa, não precisa pagar nenhuma taxa, ele é totalmente gratuito!
Veja outras vantagens para você e o seu negócio:
- TEDs grátis e ilimitadas;
- PagBank Saúde para cuidar de você e da família pagando menos nas consultas, medicamentos e exames;
- Cartões internacionais gratuitos para usar em compras e pagamentos;
- CDBs PagBank, Fundos de Investimento e Tesouro Direto disponíveis no super app para fazer seu dinheiro render mais que o dobro da poupança;
- Cashback nas compras feitas no Shopping PagBank;
- Recarga de celular pelo super app com cashback.