Mãe empreendedora: confira 6 ideias de negócios para trabalhar por conta própria

Resumo do texto

  • Entenda os desafios enfrentados pelas mães no mercado de trabalho;
  • Veja como trabalhar traz diversos benefícios para as mães e a família;
  • Confira 5 ideias de empreendedorismo para as mães que desejam trabalhar em casa.

Baixe grátis o super app PagBank!

 

A maternidade é um ofício contínuo, 24h por dia, 7 dias por semana, sem direito a férias e com pouco descanso. Por esse motivo, muitas mães acabam sacrificando suas carreiras para se dedicarem 100% aos filhos e isso não é uma escolha, mas sim necessidade.

De acordo com a pesquisa “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil” realizada pelo IBGE, que analisou dados de 2019, 45,4% das mães com filhos de até 3 anos tiveram dificuldades de se manter no mercado de trabalho. 

Sabendo desta batalha, trouxemos ideias de negócios para mães empreendedoras, na qual elas possam conciliar uma jornada de trabalho saudável e rentável junto à maternidade, confira!

Os desafios enfrentados pelas mães no mercado de trabalho

As mães sempre tiveram que enfrentar diversos desafios no mercado de trabalho, desde o momento da entrevista até quando já está inserida no emprego. Seja por conta da empresa em que trabalha ou por conta da dupla jornada.

O empreendedorismo feminino como alternativa

O empreendedorismo pode ser uma boa oportunidade para as mães que desejam continuar ativas profissionalmente sem deixar de cuidar dos filhos. Ser uma mãe empreendedora e trabalhar por conta própria, muitas vezes é a única maneira para manter a sua renda e ainda conciliar a maternidade na rotina de negócios. 

Entenda os benefícios do trabalho para as mães

Possuir um emprego é ter a garantia da segurança financeira, desta forma a mãe se sente mais tranquila e confiante com alternativas para o seu sustento. Além disso, ocupar seu tempo com outras atividades pode trazer mais disposição para as mães.

Realização pessoal

Com a chegada dos filhos é normal que as mães deixem suas paixões e talentos de lado, afinal o trabalho é duro, porém isso pode trazer um sentimento de insatisfação. Uma boa maneira para ser uma mãe empreendedora é tentando fazer algo que dê prazer, desta forma é mais fácil enxergar a jornada de trabalho como uma realização pessoal.

Independência financeira

A sensação de não depender de ninguém é ótima para a autoestima da mãe. A independência financeira, além de trazer segurança, faz com que a mulher se sinta no controle da própria vida. 

Identidade própria

Muitas vezes ao se tornarem mães, as mulheres abrem mão da sua identidade para se dedicarem em tempo integral aos filhos. Criar o próprio negócio ajuda a resgatar essa  identidade, permitindo enxergar a si mesma, e não somente aos filhos.

6 ideias de empreendedorismo para mães

Apesar de muitas mães começarem a trabalhar sozinhas, realizando a venda de alimentos caseiros, feitos por elas mesmas, doces, salgados, marmitas, são diversos os nichos que as mães empreendedoras podem começar. Confira esta dica de 6 tipos de negócios diferentes para trabalhar de casa.

1. E-commerce

O comércio eletrônico é uma excelente opção para as mães que desejam trabalhar sem sair de casa. Vendendo pela Internet elas conseguem se manter em atividade mesmo quando as crianças são bem pequenas. Dentre as principais vantagens de empreender na internet estão:

  1. Não é preciso pagar o aluguel de um ponto comercial;
  2. Você pode vender o que quiser;
  3. Rotina de trabalho flexível;
  4. Os clientes estão cada vez mais interessados em comprar pela internet, inclusive de pequenos empreendedores;
  5. As vendas podem ser feitas via site, redes sociais e até pelo WhatsApp.

Se você quer começar com algo simples, que tal abrir um brechó online para vender as roupinhas e brinquedos que seus filhos não usam mais? Aproveite e crie também um perfil nas redes sociais para divulgar seu trabalho, postar algumas fotos e interagir com outros pais e mães.

2. Fotografia

Se você possui uma aptidão artística e gosta de multimídia esta pode ser uma boa opção. Existem diversos cursos online gratuitos e tutoriais sobre fotografia, você pode inclusive começar com o seu celular e só mais tarde investir em uma câmera.

Comece fazendo fotos dos seus filhos e divulgue o seu serviço para outras mães. Capriche no cenário e na luz.

3. Revenda de produtos cosméticos

Esta é uma alternativa muito popular, você provavelmente conhece alguém que revende cosméticos, não é mesmo? Entre em contato com essa pessoa para começar a trabalhar no ramo. Existem diversas empresas que oferecem este tipo de serviço, escolha uma marca que goste e comece divulgando para as amigas e familiares.

4. Artesanato

Se você se dá bem com trabalhos artesanais como pintura, bordado, confecção de bijuterias, tricô, ou qualquer outro tipo de artesanato, este pode ser um bom negócio. 

Use os seus dons e comece a divulgar e vender o seu trabalho, você pode criar o seu próprio e-commerce e enviar os pedidos através de um frete acessível e de qualidade.

5. Consultorias e Cursos

É craque em algum assunto? Já pensou em compartilhar seus conhecimentos? Você pode criar consultorias ou dar aulas. Veja algumas ideias:

  1. Idiomas;
  2. Aulas de reforço em matemática, português, redação física etc;
  3. Consultoria de organização pessoal, preparação para entrevistas de emprego, imagem e vestuário;
  4. Produção de artesanatos.

Esse tipo de trabalho pode ser feito remotamente, com aulas on-line ou recebendo os alunos em sua casa.

6. Descubra o que você ama

É profissional de alguma área específica? Seja ela advocacia, comunicação, contabilidade, engenharia, tecnologia e muitas outras? Então, se aventure na prestação de serviços, você pode atuar como profissional freelancer ou MEI (Microempreendedor Individual). 

Monte o seu negócio, defina a sua área de atuação e tire seus planos do papel. Com a oportunidade você pode escolher seus horários e em quais áreas dedicará esforços.

Cuide das finanças da família com o PagBank

Ser mãe é trabalhoso, mas também é muito gratificante. Se tornar uma mãe empreendedora e realizar a profissão ao lado dos filhos pode ser a melhor alternativa neste momento, e o PagBank te ajuda nesta tarefa.

Simplifique a sua rotina com um banco completo e grátis e cuide das finanças de toda a sua família na tela do seu celular. Além de deixar sua rotina financeira sem burocracia, com o super app você terá acesso a diversas ferramentas para seu negócio:

  1. Link de Pagamento para vender seus produtos e serviços sem precisar de um site;
  2. Pague menos e agilize seu frete com o Envio Fácil;
  3. Organize seu negócio, facilite a gestão e monte uma Loja Online com o PagVendas.

No PagBank seu dinheiro rende mais que o dobro da poupança e você ainda pode contar com outras soluções como o PagBank Saúde para cuidar de você e da família e o PagBank Seguro Residência para ter a sua casa protegida contra qualquer imprevisto.

Colocamos à sua disposição o que você precisa para transformar o seu desejo de empreender em uma realidade!

Baixe grátis o super app e abra uma conta PagBank!