Janeiro Branco: comece o ano cuidando da sua saúde mental

Resumo do texto

  • Saiba mais sobre a campanha do Janeiro Branco;
  • Conheça alguns hábitos para cuidar do seu emocional no dia a dia;
  • Veja como investir em bem-estar com o PagBank Saúde.

Conheça o PagBank Saúde!

 

Nos últimos anos, a saúde mental vem se tornando cada vez mais importante, passando a ser tratada como uma questão médica que precisa de cuidado, tratamento e acompanhamento.

Para que cada vez mais pessoas saibam da importância de estar atento a esse cuidado, foi criada a campanha Janeiro Branco.

Artigos que podem ser do seu interesse

Entenda o que é a Campanha do Janeiro Branco

O que é Janeiro Branco?

Criada em 2013, a campanha Janeiro Branco busca mostrar que o cuidado com a mente é tão importante quanto com o corpo. Por motivos culturais, o mental e emocional é um tabu e acaba sendo deixado de lado. Afinal de contas, quem nunca ouviu alguém dizer que terapia é “coisa de maluco”?

O objetivo é conscientizar a população para os cuidados com a saúde mental, a partir da prevenção de transtornos mentais, como depressão, ansiedade e pânico. Em 2023, o lema da campanha é “A Vida pede Equilíbrio”.

O que significa cuidar da saúde mental?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental está relacionada com o bem-estar físico e social. Ou seja, a forma como a pessoa lida com as emoções, exigências, cobranças, desejos e ambições afeta toda a sua vida.

De acordo com a pesquisa da Vital Strategies em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o número de pessoas diagnosticadas com depressão aumentou de 9,6% (pré-pandemia) para 13,5% em 2022. 

Hábitos simples para cuidar da saúde mental

Lembre-se que esse cuidado deve ser feito com acompanhamento profissional, mas você pode mudar alguns hábitos em sua rotina.

1. Reserve momentos para relaxar

Os momentos de descanso são pouco valorizados, mas representam um momento de pausa para a mente. Procure incluir na rotina alguns minutos para esvaziar a cabeça e use os fins de semana para descansar e se divertir.

2. Pratique atividades físicas

Além de ser essencial para o cuidado com o corpo, a prática de exercícios ajuda a aliviar a ansiedade, melhora a disposição e traz melhores noites de sono.

3. Tenha uma rotina de sono saudável

O sono de qualidade ajuda a estar preparado para o dia seguinte, reduzindo o cansaço físico, mental e a sensação de esgotamento. Assim como melhora o humor e a disposição.

4. Cuide da sua alimentação

Ter uma dieta equilibrada é importante porque alguns alimentos liberam substâncias que atuam no cérebro e influenciam positivamente na saúde mental.

5. Não tenha vergonha, busque tratamento.

Não deixe de buscar ajuda por sentir vergonha. A saúde mental é tão importante quanto a física e precisa de atenção e cuidado constante. Por isso, ao primeiro sinal converse com um especialista.

Problemas de saúde mental mais frequentes

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, as doenças relacionadas à mente são responsáveis por mais de um terço do total de problemas de saúde nas Américas. As principais doenças que atingem a população são:

  1. ansiedade;
  2. mal-estar ou stress;
  3. depressão;
  4. dependência de álcool ou drogas;
  5. perturbações.

Com PagBank Saúde fica fácil cuidar do seu bem-estar

Com a assistência do PagBank, investir em qualidade de vida é ainda mais simples, seja em aspectos físicos ou mentais.

As consultas têm valor acessível, de acordo com a especialidade, e podem ser feitas de forma presencial ou na telemedicina.

Marque sua consulta com o psicólogo pelo PagBank Saúde

Para agendar sua consulta, basta seguir o passo a passo

  1. Abra o super app PagBank;
  2. No Menu Principal, clique em Produtos e Investimentos;
  3. Acesse a opção Seguros, em seguida clique em PagBank Saúde;
  4. No menu do PagBank Saúde, escolha a opção Consultas;
  5. Defina quem vai receber o atendimento (pode ser você ou seus dependentes);
  6. Digite seu CEP e Estado onde mora;
  7. Defina qual especialidade médica você precisa e clique em Próximo;
  8. Escolha o dia da semana e o período do dia (manhã, tarde ou noite) para seu atendimento, em seguida clique em Próximo;
  9.  Confira as informações e clique em Solicitar;
  10. Você verá a mensagem sobre a sua solicitação, clique em Entendi;
  11. Veja as opções de consultórios enviadas por WhatsApp e e-mail;
  12. Responda a mensagem confirmando sua escolha;
  13. Feita sua escolha, nós encaminharemos as informações sobre seu atendimento.

O valor da consulta é acessível, além disso, o PagBank Saúde oferece descontos nas principais redes de farmácia e é possível incluir até 4 dependentes.

Conheça o PagBank Saúde!

Para contratar o PagBank Saúde é necessário abrir conta de pagamento (apenas para CPF), sujeita a análise cadastral pelo PagBank. O PagBank Saúde é um programa de acesso à saúde particular com preços reduzidos, não é um plano de saúde e nem um seguro saúde. Para saber os valores das consultas médicas, exames e odontologia devem ser consultados em nossos canais de atendimento. O PagBank Saúde é uma parceria com a TEM Saúde. Dependentes elegíveis: cônjuge, pai, mãe, sogros, filhos e enteados até 21 anos. Desconto disponível somente em farmácias credenciadas.