Resumo do texto
- Entenda o que é um cardápio virtual;
- Saiba as vantagens de oferecer um menu online;
- Veja como montar um cardápio interativo!
Não é novidade que a tecnologia chegou para mudar a forma como nos relacionamos, compramos e, até mesmo, escolhemos o que comer! Em restaurantes, o cardápio digital se tornou item essencial, agilizando o atendimento e impactando na experiência do cliente!
Se você é empreendedor e possui um restaurante, invista em uma tecnologia que pode encantar o público. Afinal, o uso do menu online traz praticidade para quem quer consultar as opções antes mesmo de chegar ao local!
Veja tudo que você precisa saber sobre como montar um cardápio digital e transformar seu negócio!
O que é um cardápio digital?
O cardápio digital é uma versão online da tradicional lista de pratos e bebidas de um restaurante. Quem chega ao local, não precisa esperar alguém trazer o menu para começar a escolher o pedido.
Seu negócio, sem dúvidas, vai se diferenciar da concorrência ao adotar um cardápio virtual!
Quais as vantagens de utilizar um cardápio digital?
Já citamos alguns pontos positivos que o menu interativo traz para o seu negócio. Mas agora, veremos outras vantagens dessa tecnologia:
Rapidez no atendimento
Ter mais de uma versão disponível no estabelecimento, como o menu online e o físico, acelera o atendimento. Os pedidos já podem ser escolhidos antes do garçom chegar à mesa. Isso deixa o serviço mais eficiente e os consumidores mais felizes!
Redução de custos
Os cardápios físicos exigem manutenção constante. Já a versão digital pode ser atualizada sempre que for necessário, sem os custos de impressão.
Aumento nas vendas
Imagine uma pessoa que pretende ir ao restaurante, mas não sabe quais pratos são servidos. Talvez ela acabe desistindo, certo? Com o cardápio digital, você pode disponibilizar todas as informações antes mesmo dela chegar ao local!
Através de um link, compartilhado em diferentes canais de atendimento, como WhatsApp, e-mail ou redes sociais, os consumidores têm acesso às informações do menu. Assim, você ganha os clientes indecisos.
Qualidade do cardápio
Como dissemos, a versão física do cardápio se deteriora com o tempo. Ela acaba rasgando, manchando ou perdendo qualidade. Isso pode desagradar o consumidor ou, até mesmo, atrapalhar a leitura das informações.
Sabemos que imprimir um cardápio bonito com um papel de boa qualidade é super caro. A versão digital elimina esse custo! Se você possui um menu online, as fotos estarão sempre coloridas, com qualidade e informações atualizadas. Sem falar que esse tipo é “a prova” de líquidos e gordura!
Como disponibilizar um cardápio virtual?
O cardápio online pode ser criado e disponibilizado de diferentes formas. Você deve escolher a mais adequada para o seu negócio. Veja algumas sugestões:
Menu em QR-Code
O QR Code permite o acesso ao menu virtual com celular. Basta apontar a câmera e pronto.
Os estabelecimentos podem colocar adesivos com o QR-Code nas mesas, imprimir flyers que seguem com os pedidos de delivery e, até mesmo, disponibilizar nas redes sociais. Tudo para facilitar o acesso dos usuários ao conteúdo.
Totem de autoatendimento
Em estabelecimentos de fast food, bares e locais onde o público precisa de mais mobilidade, o totem de autoatendimento é uma opção para acelerar o processo de compra.
Nele, o cliente escolhe o item na tela, faz o pagamento, pega a ficha e retira direto no balcão.
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Cardápio online via link
Após criar o cardápio virtual, você disponibiliza um link de acesso. Ele pode ser colocado nas redes sociais, WhatsApp ou enviado por e-mail. A sugestão é usar esse formato com outras alternativas, como menu no tablet ou QR Code no estabelecimento.
Lembre-se que ele será usado, na maioria das vezes, por pessoas que ainda não estão no seu estabelecimento e querem saber quais as opções disponíveis. Em geral, elas procuram nos perfis das redes sociais, por isso, capriche nas fotos e descrições!
Cardápio digital em tablet
Para dar mais praticidade ao cliente, você pode apresentar o menu em um tablet. Basta treinar os garçons para que levem o aparelho até a mesa com a lista de itens aberta ou já deixar no local para que o cliente encontre quando sentar.
Assim, o consumidor navega pelas categorias, vê fotos e escolhe o que pedir. Esse formato exige um investimento mais alto para a compra dos aparelhos e o treinamento dos funcionários.
Aplicativo de cardápio
Por fim, mas não menos importante, o restaurante pode usar um aplicativo de cardápio. Dessa forma, será fácil incluir os produtos, fotos, preços e incorporar a tecnologia no atendimento.
Essa opção é indicada para quem quer começar, mas não sabe por onde. As plataformas com essa finalidade te ajudam a iniciar o processo, mas não oferecem tantas opções de personalização.
5 dicas para montar um bom menu digital!
Você pode apenas replicar a versão física usada no seu negócio, mas o menu virtual te dá possibilidade de ir além! Veja essas dicas!
1. Tire boas fotos
Se as fotos impressas perdem a cor, no digital elas estão sempre com a mesma qualidade! Portanto, invista em imagens recentes, realistas e que mostrem o melhor ângulo do seu produto! Se possível, coloque vídeos curtos para explorar ainda mais o aspecto visual do item.
2. Capriche na descrição
Deixe seu cliente com água na boca só de ler a descrição do prato! Se na versão física, mais palavras eram mais páginas para imprimir, no menu online, isso não acontece. Mas atenção! Use com sabedoria para não deixar o leitor entediado.
3. Indique restrições
Você pode criar uma categoria especial com produtos vegetarianos e veganos para facilitar a escolha de quem tem restrições alimentares. Também é possível usar o cardápio digital para destacar ingredientes e ajudar pessoas alérgicas a comer com segurança.
4. Invista em um bom UX/UI
Pensar na experiência do usuário (UX) significa criar um cardápio virtual que seja fácil e intuitivo de usar. Isso porque os clientes já estão acostumados com certas características, como o preço no lado direito e o nome/descrição no esquerdo.
Seguir esses padrões faz com que a navegação pelo conteúdo seja automática e a experiência positiva. Uma dica é procurar inspirações em outros estabelecimentos.
5. Simplifique o layout para melhorar a performance
Aqui, a regra do “menos é mais” deve ser levada a sério. Foque naquilo que importa: a exibição dos pratos. Exagerar em álbuns de fotos ou textos muito longos pode tornar o documento pesado e demorado para abrir.
É preciso lembrar que, em geral, o cliente precisa estar conectado à internet para acessar o menu. E ninguém gosta de gastar o plano de dados para carregar imagens que não agregam, certo? Simplifique e encante!
Como montar um cardápio online? Passo a passo!
Agora que você já sabe quase tudo sobre o assunto, é hora de entender como fazer um cardápio online! Veja o passo a passo:
Reúna as informações e imagens necessárias
As descrições têm que ser atrativas e as fotos precisam ser bonitas e profissionais! Assim, quem ver as imagens ficará com água na boca e com vontade de experimentar.
Defina o formato e plataforma para criação
O cardápio virtual pode ser apresentado como um arquivo PDF (formato estático) ou por um site específico para isso (o que vai gerar um link a ser compartilhado). Pesquise as opções disponíveis e entenda qual melhor se encaixa nas necessidades do seu estabelecimento.
Adicione todas as informações e realize testes
Depois de cadastrar tudo que for necessário, compartilhe o link ou arquivo com algumas pessoas mais próximas para que elas testem. Reúna todos os feedbacks e avalie se precisa melhorar algum ponto de usabilidade ou clareza de informação.
Crie o link ou QR-Code para acesso
Com tudo pronto, é hora de colocar o cardápio virtual em circulação! Se for usar o QR-Code, lembre-se que em alguns casos esse código expira depois de um tempo. Portanto, antes de imprimir adesivos e flyers, tenha certeza que isso não vai acontecer.
Adicione o link e os códigos para leitura na bio do Instagram, flyers, mesas e onde mais for necessário.
Otimize a gestão do seu restaurante com o PagVendas!
O cardápio virtual pode trazer uma importante mudança para o seu restaurante. Com ele, seus clientes terão um atendimento mais rápido e eficiente!
Para isso, não descuide da gestão do negócio! Afinal de contas, é ela que mantém tudo funcionando perfeitamente, como deve ser. Com o PagVendas, esse processo fica ainda mais simples e sem custos extras!
O software de gestão do PagBank te ajuda a manter todos os setores do seu restaurante em ordem:
- Controle de estoque;
- Gestão de produtos e clientes;
- Emissão de NF;
- Acompanhamento das vendas;
- Integração com redes sociais.