Atendimento ao cliente: por que ele é tão importante para o seu negócio?

Resumo do texto

  • Saiba como oferecer um bom atendimento ao cliente;
  • Aprenda a conquistar o seu cliente estudando o seu perfil;
  • Veja os principais erros que podem prejudicar as suas vendas.

Baixe grátis o super app e aproveite!

 

O sucesso de um negócio não depende apenas do serviço de entrega ou de um espaço agradável, o principal fator para o crescimento das vendas é o atendimento ao cliente, que envolve a comunicação humanizada e personalizada.

E para te ajudar a oferecer um atendimento de qualidade, trouxemos 5 dicas e 5 erros que podem estar atrapalhando o crescimento do seu empreendimento. Leia o texto e já comece a colocar em prática!

Artigos que podem ser do seu interesse:

Saiba como Fazer um Atendimento de Qualidade ao Cliente

Qual a importância de um bom atendimento ao cliente?

O bom atendimento ao cliente é um dos responsáveis pela fidelização. Mas não é só isso, ele também é uma ação de marketing e de vendas. Vamos te explicar melhor.

Para a comunicação, o bom atendimento é um dos responsáveis pelo “marketing boca a boca”, ou seja, quando alguém indica para o amigo porque teve uma boa experiência de compra.

No momento que o cliente chega na loja, física ou virtual, até o momento que sai, tudo influencia na forma como ele se sente. E se o sentimento for positivo, isso resulta em fidelização e na boa propaganda.

Atender de forma atenciosa vai te ajudar a vender mais. Ao ganhar a confiança do cliente é possível oferecer o upsell, que é quando o vendedor sugere um outro produto como complemento ou uma atualização para algo já comprado.

Dessa forma, é possível aumentar o valor médio das vendas e ter um lucro maior, afinal de contas o cliente confia nas indicações do vendedor por causa do atendimento realizado.

Como fazer um atendimento de qualidade?

Viu como é muito importante atender bem, mas como fazer isso? Aí vão algumas dicas:

  • Seja proativo

Estar um passo à frente e ser proativo pode ser difícil no início, mas no dia a dia você começa a aprender como o público se comporta. Quando conseguir identificar alguns padrões, traga a solução.

Exemplo: se o consumidor pede um tênis tamanho 36 e você sabe que, normalmente, as pessoas preferem o 37, pois a forma do sapato é pequena, já traga os dois números.

  • Saiba se comunicar com diferentes perfis

Procure falar de uma maneira que todos os clientes se sintam acolhidos e respeitados. E não é apenas com a fala em si, mas os gestos e a proximidade física também precisam ser respeitosos.

Exemplo: ao receber uma senhora na loja, tenha cuidado com as gírias, pois ela pode não entender o que você está falando. Já com uma jovem, a comunicação pode ser mais informal e leve.

  • Responda com agilidade

Conheça a fundo o produto ou serviço que está sendo vendido, assim fica mais fácil responder às dúvidas do cliente. Deixar a pessoa esperando faz com que a experiência de compra seja prejudicada.

Exemplo: ao perguntar sobre a possibilidade de entrega do produto, o consumidor espera uma resposta rápida e simples. Se ele precisar esperar para ter uma informação básica como essa, a chance de ficar insatisfeito e não comprar é grande.

  • Mantenha uma linguagem positiva

Quando um produto não está funcionando corretamente ou tem algum defeito de fábrica, o bom atendimento deve encarar essa situação com positividade, oferecendo soluções rápidas e eficientes.

Exemplo: se alguém chegar na loja para realizar uma troca, mas o produto comprado acabou, mostre outro que seja similar ou ofereça fazer a encomenda com o fornecedor.

  • Compartilhe informações úteis

Se o cliente chega na loja procurando por mais informações sobre um produto e você não sabe responder, ele vai ficar desconfiado. Por isso, é preciso conhecer a fundo o que você vende e onde trabalha.

Exemplo: na compra de um tênis, saiba dizer se ele é indicado para corrida ou caminhada. Se você trabalha com veículos, por exemplo, precisa saber sobre a montadora e quais os diferenciais que ela pode oferecer ao cliente.

O que impede um bom atendimento

Você já sabe o que fazer, agora veja o que não fazer para garantir um atendimento de qualidade.

  • Não conhecer o perfil do cliente

Quem é o seu público-alvo? Saber responder essa pergunta ajuda a direcionar a forma como você se comunica e a identificar o que é importante para essas pessoas. Procure entender se ele valoriza tempo de resposta, preço baixo ou variedade de produtos. Tudo isso pode interferir positivamente no atendimento ao cliente.

  • Não oferecer um atendimento personalizado

Conhecer o perfil do seu público-alvo é pensar em algo mais geral, mas é preciso ir além. Um atendimento personalizado conquista cada pessoa que entra no seu estabelecimento. Faça com que ele se sinta importante, pergunte o nome, o objetivo da compra e como ele chegou até ali para oferecer soluções personalizadas.

  • Não dar importância ao pós-venda

A experiência do consumidor não acaba na hora do pagamento. Caso ele volte à loja para saber sobre entrega (em caso de lojas virtuais), troca de produto ou dúvidas sobre o pedido, deve encontrar a mesma qualidade de atendimento. Esse pode ser o seu diferencial para a fidelização.

  • Não estar disponível quando o cliente precisa

Não demore para responder quando o cliente entrar em contato com a sua empresa. Em muitas situações, o cliente preza pela praticidade e se não for respondido rapidamente, pode correr para o concorrente.

  • Limitar seus canais de atendimento

Atualmente, os clientes querem falar com as lojas por diferentes canais, por isso, deixe que ele escolha se quer entrar em contato por Whatsapp, redes sociais, e-mail e, sempre que possível, telefone. Facilite para o consumidor chegar até você.

Uma experiência de vendas completa com o PagSeguro

O bom atendimento ao cliente é um dos pilares de uma experiência de compra positiva. Por isso é tão importante cuidar dessa área.

Mas, não é a única que precisa de atenção. Oferecer diferentes formas de pagamento, como Link de Pagamento, dá liberdade para que ele escolha o que for melhor, fazendo com que se sinta mais à vontade, mesmo à distância.

E nas lojas físicas, as maquininhas PagSeguro dão liberdade, segurança e praticidade para o cliente. Tudo isso te ajuda a oferecer uma experiência de compra completa e a chance dele voltar aumenta.

Sabemos que o empreendedor enfrenta vários desafios, mas administrar seu dinheiro não precisa ser um deles. Cuide das suas finanças de forma rápida e prática no super app!

Baixe grátis o super app e aproveite!