Cinco dicas para economizar dinheiro na volta às aulas

A volta às aulas é um período de compras: para famílias que têm filhos na escola, adquirir o essencial para a sala de aula não só demanda tempo, mas também exige muito dinheiro.

Para evitar que as despesas desta época do ano impactem o planejamento financeiro e esgotem a conta bancária, André Souza, Diretor de Investimentos do PagBank PagSeguro, separou cinco táticas de economia nas compras de volta às aulas. O PagBank PagSeguro é líder em quantidade de clientes no segmento de maquininhas de cartão, e promove soluções inovadoras, inclusão em serviços financeiros e meios de pagamento, além de ser um banco completo.

1. Faça um planejamento das suas finanças

André explica que o primeiro passo é fazer um planejamento financeiro considerando todas as despesas, tais como: custo total com material escolar, gastos com uniforme, mochila, transporte e matrícula. “A compra dos materiais escolares está na lista dos principais gastos de início de ano, e sabemos que janeiro é o mês com maior número de despesas, por causa do IPVA e do IPTU, que devem ser adicionados nesta conta. Se mal planejada, pode ser motivo de endividamento acima do que as famílias podem tolerar”, alerta o especialista.

Ou seja, o material escolar precisa fazer parte do planejamento financeiro da família. É importante conversar com as crianças sobre o orçamento para não causar frustração e para evitar compras por impulso. É possível aproveitar o momento do planejamento para fomentar o aprendizado de educação financeira com os filhos. Muitos pais se deixam levar pela vontade das crianças em ter materiais novos, com personagens em alta, e acabam comprando mais do que o necessário. Por isso, vale conversar sobre as compras de material escolar com as crianças, falar de preços dos produtos, mostrar a oportunidade de reaproveitar materiais do ano anterior, abordar o consumo consciente e, assim, evitar compras desnecessárias, por impulso.

E você ainda pode pensar também em aplicar o seu dinheiro em CDB para deixá-lo rendendo e usá-lo futuramente para a compra dos materiais escolares. No PagBank, você pode aplicar o seu dinheiro nos CDBs, que rendem muito mais que a poupança, temos um dos melhores CDBs do mercado com taxa de 110%, liquidez diária e sem limite de investimento. O cliente pode investir quanto quiser.

2. Avalie a relação custo x benefício

É provável que tenham alguns materiais escolares do ano passado que podem ser reutilizados neste ano. Por isso, vale revê-los. “Os pais também precisam fazer sua lição de casa antes de sair às compras para que saibam os preços, as lojas e como isso afeta o seu orçamento. Comparar preços é a chave para obter o melhor retorno para o dinheiro. A maioria das lojas irá igualar os preços, então, a comparação prévia fará com que os pais economizem dinheiro e também seu tempo”, destaca Souza.

3. Siga a lista de compras

Fazer a lista de tudo que deve ser comprado, incluindo a quantidade de itens, pode ajudar na hora de economizar. Essa prática evita compras desnecessárias, por impulso. “Mantenha essa lista na bolsa ou no carro para não esquecer os itens necessários, seja da lista de materiais, como livros e cadernos, até mochilas e uniformes”, afirma André.

4. Aproveite as oportunidades de cashback

Como muitos já sabem, o cashback é uma maneira de multiplicar o dinheiro. Frequentemente, há oportunidades de economizar ainda mais em itens com descontos especiais dados em sites, utilizando cupons adicionais, recompensas ou cartões-presente de desconto. O Shopping PagBank, por exemplo, reúne as melhores marcas e ofertas dentro do ambiente do super app PagBank e o consumidor ainda recebe dinheiro de volta em todas as compras.

Vale mencionar que os clientes PagBank também contam com cashback em diversos fundos de investimentos, que atendem a todos os perfis de investidores, de iniciantes a experientes, e com aplicação inicial a partir de R$ 1,00. Neste caso, o investidor tem retorno adicional, podendo chegar até a 1% do valor aplicado. É ideal usar esses fundos para planejar ao longo do ano as despesas com material escolar do ano seguinte.

5. Use um Cartão Pré-Pago para controlar seus gastos

Uma maneira simples e prática de manter o controle sobre os gastos é utilizando um cartão pré-pago. Ele pode ser um ótimo aliado no momento de controlar os gastos da volta às aulas pois, os pais podem estipular um orçamento para gastar em itens escolares especificamente.

O PagBank PagSeguro oferece o Cartão Pré-Pago PagBank sem anuidade ou mensalidade. É um cartão internacional que pode ser usado para compras on-line ou presenciais, além de fazer compras por aproximação (NFC). Com esta opção de cartão, é possível estipular com antecedência o valor que quer gastar naquele mês. Então, é só carregar essa quantia no cartão e cumprir com o objetivo.

O Cartão Pré-Pago PagBank também é um ótimo aliado para os pais no momento de concederem as mesadas dos filhos, de forma simples e segura. Não há limite de quantidade de cartões solicitados. Assim, é possível pedir o cartão pré-pago PagBank para cada membro da família e acompanhar todas as movimentações pelo aplicativo PagBank.

* Concessão do cartão internacional: condicionada à abertura da conta de pagamento. Abertura de conta sujeito a análise cadastral. O cartão grátis deve ser sempre utilizado na função crédito, para compras e saques. Consulte condições da Conta Digital em https://pagbank.com.br. O CDB PagBank é emitido pelo Banco Seguro, instituição financeira do grupo do PagSeguro e regulada pelo Banco Central do Brasil, com garantia FGC (Fundo Garantidor de Créditos) até 250 mil por CPF ou CNPJ. Para mais informações acesse https://pagseguro.uol.com.br/conta-digital/paginvest/aplicar-meu-dinheiro. Essa comunicação tem caráter meramente publicitário, não constitui e nem deve ser interpretada como sendo recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. O PagBank e as empresas integrantes de seu grupo econômico se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da realização de operações com base em seu conteúdo. Os investimentos apresentados podem não ser adequados aos seus objetivos, situação financeira ou necessidades individuais. O preenchimento do questionário de análise de perfil de investidor (suitability) é essencial para garantir a adequação do perfil do cliente ao produto de investimento escolhido. Essa comunicação não deve ser considerada como a única fonte para o processo decisório do investidor. Antes de tomar qualquer decisão, recomenda-se que o investidor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do PagBank. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO POSSUEM GARANTIA DO FGC (FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS). Os produtos de investimento mencionados são distribuídos pelo Banco Seguro S.A.. Para mais informações acesse: https://pagseguro.uol.com.br/conta-digital/paginvest/fundos-de-investimento. Para mais informações, consulte condições no app PagBank.