Resumo do texto
- Entenda o que é o CMV e como utilizar esta fórmula no seu negócio;
- Veja como fazer o cálculo do CMV por mercadoria;
- Saiba fazer o cálculo do CMV por saldo.
Qual é o custo de uma mercadoria? Para definir de forma exata o valor cobrado no seu negócio é preciso conhecer todas as despesas envolvidas na venda. E isso vai muito além do preço pedido pelo fornecedor.
Existe um cálculo para essa tarefa, chamado de Custo de Mercadoria Vendida ou CMV. Ele considera todos os gastos para produzir e armazenar o produto até que a venda aconteça.
Este conceito é bem importante e é com base nele que você será capaz de medir o lucro. Aprenda a seguir como calcular o CMV e quais são os fatores que entram nessa conta.
Entenda o que é CMV e como ele ajuda na gestão do negócio
Quando seu negócio faz uma venda o valor é registrado no faturamento, certo? Mas esse dinheiro não conta todo como lucro. Antes disso, é preciso descontar todos os custos para saber qual foi o ganho real.
Mas, como saber esse ganho sem ter noção de todas as despesas?
O CMV serve para negócios que fabricam produtos e também para os que focam apenas em vender. Para quem é produtor, o cálculo ajuda a saber o custo de produção, já para os vendedores, deixa claro quanto se gasta ao armazenar os itens até serem vendidos.
Desta maneira você saberá quanto tempo o item ficou parado no estoque e como andam as vendas do seu negócio.
Pode acreditar: calcular o CMV vai ajudar a entender os resultados e pensar sobre o processo de vendas e reposição de mercadorias.
Como é feito o cálculo do CMV?
Existem duas formas de calcular o Custo de Mercadoria Vendida, por mercadoria ou por saldo. Mas, antes de chegarmos nas contas, veja quais são os fatores envolvidos nessa matemática toda:
- Estoque inicial (EI): o valor de cada item armazenado;
- Compras (C): compras feitas em um determinado período;
- Devoluções de compras (DC): produtos que precisaram ser devolvidos ao fornecedor;
- Devolução de vendas (DV): mercadorias que retornam ao estoque (seja porque o cliente recusou o recebimento ou por desistência da compra);
- Estoque final (EF): valor referente ao estoque após um período de vendas, antes da reposição.
Cálculo por mercadoria
O CMV por mercadoria surge da soma entre estoque inicial, compras e devoluções de compras menos os valores de devolução de vendas e estoque final. Pode parecer complicado, mas para colocar em prática é só pegar suas anotações e ajustar cada número no local indicado da fórmula. Veja abaixo:
Fórmula do CMV por Mercadoria
CMV = EI + C + DC – DV – EF
Considere:
- EI (Estoque Inicial)
- C (Compras)
- DC (Devoluções de compras)
- DV (Devoluções de vendas)
- EF (Estoque Final)
Exemplo
Vamos supor que seu negócio vende sapatos e, no começo do mês, contabilizou R$ 10 mil como estoque inicial (EI). Depois de 30 dias, fez um pedido ao fornecedor no valor de R$ 5 mil em compras (C).
Imagine que, neste mesmo período, você precisou fazer R$ 500 em devoluções de compras (DC) ao fornecedor e teve R$ 200 de devolução de vendas (DV) dos clientes. Na hora de fechar a contagem do estoque, percebeu que sobrou um total de R$ 7 mil em estoque final (EF). Agora, vamos às contas:
CMV = 10.000 + 5.000 + 500 – 200 – 7.000
CMV = 15.500 – 7.200
CMV = 8.300
Este resultado significa que seu negócio investiu R$ 8.300 para vender todas as mercadorias ao longo do mês.
Cálculo por saldo
Aqui, o cálculo é mais simples e feito com base no fluxo de caixa, ou seja, vamos descobrir o valor médio que uma mercadoria custa para você.
Fórmula do CMV por Saldo
CMV = EI + C – EF
Considere:
- EI (Estoque Inicial)
- C (Compras)
- EF (Estoque Final)
Exemplo
Digamos que seu negócio vende artigos esportivos e começou o mês com R$ 15 mil em produtos no estoque inicial (EI). Durante 30 dias, foram feitos 2 pedidos de reposição, cada um no valor de R$ 2 mil (C). Ao fechar o mês, você contabilizou R$ 8 mil no estoque final (EF). Vamos ao cálculo:
CMV = 15.000 + 2.000 + 2.000 – 8.000
CMV = 19.000 – 8.000
CMV = 11.000
Este valor final mostra que você gastou R$ 11.000 desde a compra até a venda dos produtos, ou seja, esse foi o custo das mercadorias vendidas na sua loja.
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