Otimize sua gestão de fluxo de caixa com as dicas do PagBank PagSeguro!

Resumo do texto

  • Entenda a importância do fluxo de caixa;
  • Otimize sua gestão de fluxo de caixa em 8 passos;
  • Baixe a planilha de fluxo de caixa do PagBank PagSeguro!

Conheça o PagVendas!

 

O controle financeiro é uma das principais responsabilidades do gestor de um negócio, já que a administração do dinheiro é fundamental para o seu sucesso.

A organização do fluxo de caixa é uma parte importante dessa tarefa, ela ajuda a evitar prejuízos e é uma ferramenta útil para avaliar o crescimento do empreendimento.

Sabemos que gerenciar tantas áreas pode ser complicado. Por isso, entenda a importância do fluxo de caixa e como facilitar esse controle com a ajuda de uma planilha.

O que é fluxo de caixa?

É o registro e controle das movimentações das finanças. Com ele, você tem uma visão geral da situação financeira, sabendo exatamente quanto foi gasto e recebido em um determinado período. Essa ferramenta de gestão te ajuda a conhecer informações como: os meses mais rentáveis, os custos e o balanço final.

A estrutura do fluxo de caixa depende de cada negócio, mas algumas informações básicas devem ser registradas, como:

  • Receitas: vendas, rendimento de aplicações, serviços prestados ou qualquer outra fonte de receita;
  • Pagamentos: despesas bancárias, impostos, compras de equipamentos, etc;
  • Previsão: gastos fixos, como aluguel e salários. Também como recebimentos futuros, como parcelas, vendas planejadas, etc.

Outros pontos importantes para elaborar esse relatório são:

  • Conhecer o saldo inicial: é importante saber quanto dinheiro você tinha no começo do período. Você poderá comparar esse valor com o seu saldo final para saber se lucrou ou teve prejuízo;
  • Categorizar as saídas: ao invés de simplesmente listar o valor do aluguel como uma despesa, por exemplo, você pode criar uma coluna específica para gastos com aluguel. Isso facilita entender quanto dinheiro é gasto em cada categoria e onde você pode economizar.

Afinal, para que serve o fluxo de caixa em uma empresa?

Ele promove uma gestão eficiente do dinheiro, preparando o empreendedor para tomar decisões estratégicas sobre a expansão, redução de despesas ou necessidade de empréstimos.

Com o acompanhamento regular do fluxo de caixa, você também consegue organizar as datas de recebimento e alinhar o pagamento das contas para garantir que sempre haja valor em caixa. Isso pode ser feito renegociando prazos com fornecedores, por exemplo.

Com essas informações, o planejamento financeiro ficará completo e você poderá identificar custos desnecessários que podem ser cortados e monitorar as despesas.

Gestão de Fluxo de Caixa

Baixe a planilha de fluxo de caixa do PagBank!

Sabemos que manter a gestão de um negócio não é fácil. Além do fluxo de caixa e dos cuidados com o dinheiro, há várias outras responsabilidades, como controle de fornecedores, produtos e, até mesmo, o marketing!

Isso toma bastante tempo, mas há formas de tornar esse processo mais fácil. Uma maneira é usar ferramentas de controle. Como uma planilha gratuita para administrar o fluxo de caixa da sua empresa.

Faça o download da planilha de fluxo de caixa e organize a gestão financeira do seu negócio!

Quer acessar o material agora?

Digite o seu e-mail abaixo e se quiser receber um contato personalizado para te ajudar a cuidar melhor do seu dinheiro deixe seu WhatsApp.




* Campo obrigatório

Cadastro sendo efetuado. Aguarde...

Um instante quanto o seu email é cadastrado.

Pronto!

Clique aqui para acessar o material agora mesmo!.

Ops! Um erro ocorreu!

Você pode ter inserido um e-mail incorreto ou um erro interno pode ter ocorrido. Tente novamente mais tarde.

Conheça os principais tipos de fluxo de caixa

Existem diferentes modelos de fluxo de caixa, cada um com uma finalidade. Você deve escolher a opção que melhor se encaixa no seu dia a dia e objetivos. Por isso, veja quais são e como eles funcionam:

Fluxo de caixa projetado

É uma projeção de ganhos. Usando como base os registros do fluxo de caixa, você define quanto espera receber  para planejar as próximas ações.

Também pode ser usado para organizar a melhor data para pagar fornecedores, repor o estoque, investir, etc.

Fluxo de caixa livre

O fluxo de caixa livre é aquele que olha para o quanto a empresa tem de dinheiro disponível. Pense na seguinte pergunta: depois de pagar tudo que é necessário, quanto sobrou?

Esse valor deve ser usado como capital de giro, o montante necessário para que o negócio continue em atividade.

Fluxo de caixa operacional

Esse é o tipo mais básico de fluxo de caixa. Ele mostra as receitas e despesas em um determinado período, portanto, é possível visualizar quanto entra e quanto sai. No entanto, ele não considera os investimentos.

Apesar disso, é uma boa ferramenta para análise de custos da empresa.

Fluxo de caixa direto

O mais usado e mais simples. Nele há o registro das entradas e saídas de forma bruta, sem considerar descontos.

Os recebimentos e pagamentos devem ser organizados conforme sua origem. Você pode usar “recebimento de clientes”, “pagamento de fornecedores” e “impostos”.

Fluxo de caixa indireto

Esse tipo não utiliza as entradas e saídas de caixa. São considerados os lucros e prejuízos que aparecem no Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).

Apesar de ser um cálculo simples, está sujeito a distorções, já que considera apenas o número final e não as movimentações do período.

Fluxo de caixa descontado

É um método de avaliação do valor de uma empresa. Ele pode ser utilizado no processo de compra e venda e para avaliações de investimentos.

Esse cálculo é feito a partir da projeção de entradas e saídas de dinheiro, descontando uma taxa de risco de investimentos.

8 passos para facilitar a gestão do fluxo de caixa

Independentemente do modelo que vai utilizar, você precisará seguir alguns passos importantes:

1. Defina o período

Os registros de entradas e saídas podem ser diários, semanais, quinzenais ou mensais. Esse período vai variar de acordo com cada empresa. O importante é manter os registros atualizados constantemente, para ser possível acompanhar a movimentação financeira e identificar padrões.

2. Classifique as receitas e despesas

Essa classificação indicará a origem do dinheiro recebido e para onde está indo quando algum valor for gasto.

Você poderá criar categorias de despesas fixas e variáveis. E para as receitas, poderá usar: vendas em loja física, vendas pelo site, etc.

3. Faça o registro de todos os valores

Lembre-se de colocar tudo que foi recebido ou gasto na planilha. Todas as movimentações, por menores que sejam, são relevantes para o financeiro e devem ser registradas.

Somente assim você terá uma visão real das movimentações do caixa.

4. Acompanhe diariamente entradas e saídas

Faça esse registro diariamente e aproveite para analisar como estão as finanças. Esse hábito vai deixar você por dentro dos dados atualizados da situação financeira do negócio.

Assim, poderá identificar problemas rapidamente ou aproveitar oportunidades logo quando surgirem.

5. Separe conta pessoal e conta empresarial

Essa dica não se resume apenas ao fluxo de caixa. Em toda a gestão do negócio, é preciso separar o que é pessoal e o que é da empresa.

Se você precisar colocar dinheiro pessoal na conta empresarial, anote como empréstimo e depois devolva o valor. Esse cuidado é importante para que você tenha noção de como o empreendimento está evoluindo.

6. Compare com períodos anteriores

Uma maneira fácil de verificar se o seu empreendimento está crescendo é comparar resultados. Essa comparação permite entender se houve aumento ou diminuição na receita.

Se o faturamento caiu, você poderá investigar a causa do problema e tomar medidas para corrigi-lo. Se, por outro lado, houve um aumento, vai procurar as ações que levaram a esse bom desempenho.

Além de ajudar a entender o que está acontecendo no negócio, as informações obtidas nessa análise podem ser usadas para entender tendências e planejar estratégias de crescimento.

7. Crie um inventário

Não esqueça que os produtos que estão em estoque fazem parte da gestão financeira. Afinal, eles também contam como dinheiro no seu negócio. É por isso que o inventário é tão importante.

O acompanhamento dessas informações ajuda a administrar com mais assertividade, prevendo com precisão o que precisa ser comprado e quando. Ninguém quer gastar mais do que o necessário, certo?

8. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia não é sua aliada apenas na planilha de fluxo de caixa. Em várias outras áreas da gestão, há formas de otimizar o seu tempo e ganhar produtividade.

Do controle de caixa à gestão de estoque, o PagVendas pode te ajudar.

O PagVendas é uma ferramenta gratuita para gestão do negócio!

Com ele, você tem:

  • Gestão de estoque;
  • Controle de contatos de clientes;
  • Simulador para prever os ganhos e auxiliar no ajuste de preços de forma estratégica;
  • Agendamento nos horários de atendimento ao cliente;
  • Gerenciamento das vendas;
  • Criação de Loja Online;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Extração de relatórios de vendas;
  • ClubePag.

O acesso é fácil e pode ser feito pelo aplicativo ou pelo computador. Viu como o PagVendas pode te ajudar?

Conheça mais detalhes sobre o PagVendas!