Resumo do texto
- Saiba o que é preciso para fazer o cancelamento do CNPJ;
- Entenda as diferenças no caso do MEI;
- Tire suas principais dúvidas na hora de encerrar a empresa.
Se o seu caminho como empreendedor chegou ao fim, é preciso estar atento para encerrar a empresa de forma correta. Cancelar o CNPJ é uma das etapas mais importantes e impede que você tenha problemas com a Receita Federal no futuro.
Quando você quer trocar a operadora de telefone, não basta simplesmente parar de fazer ligações, certo? É preciso fazer o cancelamento do plano. O mesmo acontece com sua empresa.
Por mais que seja uma situação difícil, encerrar corretamente uma empresa é necessário e precisa da sua atenção. Não deixe de dar baixa no CNPJ para fechar o ciclo e focar no futuro com tranquilidade para que você não tenha problemas jurídicos ou fiscais!
Outros artigos que podem ser do seu interesse:
- Como fechar uma empresa? Saiba quais os principais pontos de atenção para diferentes regimes tributários;
- Faça a regularização do CNPJ MEI e deixe seu negócio em dia;
- Direitos MEI: saiba tudo sobre os direitos trabalhistas de um Microempreendedor Individual.
Como cancelar o CNPJ?
Para cancelar o CNPJ após o encerramento das atividades dependerá do porte do seu negócio. Quanto maior for o porte da empresa, mais documentos e etapas serão necessárias.
Para as de médio e grande porte, é preciso de distrato social, regularização de FGTS, impostos e arquivamento de protocolo na Junta Comercial para cancelar o CNPJ. Abaixo, uma breve explicação do que se trata cada um, como solicitar e quais são os documentos necessários para cada caso.
- Distrato social: destinado para empresas em formato de sociedade. Ele é o responsável por dividir os bens da empresa entre os sócios;
- Regularização do FGTS: documento que garante que sua empresa já quitou todas as dívidas do FGTS. Para obtê-lo, é só procurar a Caixa Econômica Federal;
- Impostos municipais, estaduais e federais: antes de finalizar a empresa, será necessário confirmar a quitação dos impostos nas três esferas (município, estado e país). Isso pode ser feito nas Secretarias de Fazenda (municipal e estadual) e Receita Federal;
- Arquivamento de protocolo na Junta Comercial: uma das últimas etapas é ir até à Junta Comercial do seu município e pedir o arquivamento de protocolo, que funciona como um “aviso” do encerramento da empresa.
Parece muito? Acredite, uma “economia de tempo” na hora de encerrar o CNPJ pode gerar um grande prejuízo lá na frente! Não desanime com o procedimento exigido, siga todas as instruções legais e encerre a empresa de forma correta.
Qual a diferença do cancelamento de CNPJ do microempreendedor?
Para quem é MEI, o processo é mais rápido. Todo o processo é feito pela internet, por meio do Portal do Empreendedor. Além disso, o CNPJ pode ser cancelado mesmo com débitos ou declarações pendentes. Neste caso, as dívidas passam para o titular da empresa.
Siga o passo a passo abaixo, caso queira dar baixa em seu CNPJ MEI:
- Acesse o Portal do Empreendedor;
- Vá em “Já sou MEI” e clique em “Baixa da Empresa”;
- Em seguida, selecione “Solicitar baixa” e acesse com a conta gov.br;
- Confira os dados da empresa, marque a declaração de baixa e vá em “Continuar”;
- Pronto! Agora, é só aguardar o comprovante de baixa.
Para entender melhor como funciona o cancelamento de CNPJ e esclarecer dúvidas, confira o artigo completo sobre encerramento de empresa para microempreendedor.
Por que cancelar o CNPJ?
Porque quando a empresa não é encerrada corretamente, o empreendedor continua com as obrigações de pessoa jurídica. Ou seja, os impostos, taxas e contribuições continuam sendo cobrados, mesmo que a empresa não esteja funcionando. Com o tempo, o somatório de tantos débitos se transforma em uma bola de neve de dívidas!
Ao fazer o cancelamento do CNPJ corretamente, os órgãos responsáveis, especialmente a Receita Federal, são comunicados oficialmente que aquela empresa parou de funcionar.
Quanto custa fechar uma empresa?
O fechamento de uma empresa envolve o custo de pagamento de taxas e tributos. Portanto, não há um valor fixo para dar baixa no CNPJ. A despesa dependerá do quanto você precisa pagar e quais impostos precisam ser quitados.
Os impostos que podem gerar algum custo para o empreendedor são:
- FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço): se existirem valores devidos para recolher, não será possível emitir o Certificado de Regularidades do FGTS. Sem o documento, o processo de cancelamento não pode ser concluído.
- ISS e ICMS: o Imposto Sobre Serviços (ISS) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devem ser regularizados na Secretaria da Fazenda do município e do estado, respectivamente.
- Tributos federais: por fim, a empresa precisa regularizar sua situação junto ao governo federal, pois será necessário emitir a Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União. O nome é grande, mas basicamente, atesta que a empresa está em dia com os tributos federais.
É importante ressaltar que os impostos são os mesmos que emitem um certificado de regularidade. Ou seja, não quitar os tributos não é uma opção para quem quer encerrar as atividades de forma correta!
Como consultar o status de um CNPJ?
Gostaria de saber se o CNPJ da empresa está cancelado ou suspenso? A informação direciona quais são as próximas atitudes que deve tomar para regularizar o negócio.
Além de suspenso e cancelado, temos ainda o CNPJ ativo. Confira a seguir o que cada status significa para seu negócio.
- Ativo: em funcionamento normal;
- Suspenso: alguma obrigação legal não foi cumprida pela empresa;
- Baixado ou Cancelado: o registro não existe mais, seja porque o empreendedor solicitou ou por decisão da Receita Federal.
Agora que já conhece a diferença entre os status do CNPJ, saiba que a consulta pode ser realizada em diferentes canais:
- No site da Receita Federal;
- No aplicativo da RF (Android e iOS);
- No Portal do Empreendedor, em caso de MEI.
Tudo para você cancelar o CNPJ corretamente!
Nós sabemos que são muitas informações de uma só vez. Por isso, selecionamos os pontos principais para você encerrar sua empresa da forma ideal.
- O processo de cancelamento do CNPJ pode mudar conforme o porte da empresa;
- Em empresas de médio e grande porte, é necessário distrato social, regularização de FGTS, quitação de impostos e arquivamento de protocolo na Junta Comercial;
- Para encerramento de MEI, o processo todo é feito no Portal do Empreendedor;
- O encerramento correto do CNPJ não só é obrigatório, mas impede que você tenha problemas com a Receita Federal no futuro;
- O custo de fechar uma empresa depende dos impostos e taxas devidos que precisam ser quitados antes do encerramento;
- A consulta do status do CNPJ pode ser feita nos canais da Receita Federal (site e aplicativos) e no Portal do Empreendedor, para quem é MEI.
Agora você está pronto para encerrar o seu CNPJ de forma segura e correta!
Fazer o cancelamento do CNPJ corretamente permite que você não tenha prejuízos no futuro. Se está neste momento da sua trajetória de empreendedor, a conta PJ te ajuda!
Com ela, você pode fazer os pagamentos de impostos e tributos necessários de forma prática, rápida e segura! Usando o super app PagBank, os boletos podem ser pagos com o saldo da conta ou o cartão de crédito!