Não dá para negar que a gente vive em um mundo rodeado de tecnologia, não é mesmo? Um bom exemplo desse universo cheio de modernidades acontece quando você faz uma compra. 

Há alguns anos, só existia um jeito de comprar: indo até a loja. E pior ainda, as opções de pagamento eram muito limitadas. Quem é do tempo do “dinheiro ou cheque?” se lembra muito bem disso.

Os tempos mudaram e hoje temos diversas opções para efetuarmos pagamentos. Dentre essas ferramentas, uma das mais interessantes é o QR Code. Aqueles pequenos quadradinhos com pontos pretos e brancos que conseguem ser lidos pelas câmeras de celulares e tablets são uma tendência tecnológica em alta.

O PagSeguro PagBank colocou o QR Code dentro do super app PagBank e das maquininhas do PagSeguro. Eles se conectam de um jeito simples, e com isso ficou muito mais prático fazer pagamentos e vendas. Bom para o cliente e bom para o vendedor. 

Para você conseguir explorar bem o uso do QR Code (seja você um vendedor ou um cliente da conta digital PagBank), é preciso conhecer algumas informações importantes e umas pequenas dicas que vão evitar suas dúvidas e deixar você 100% preparado para usar a tecnologia. Preparado? 

pessoa pagando o café via qr code no app pagbank, em frente a uma maquininha de cartão

 

Mas, afinal, o que é QR Code?

Está meio perdido ainda? Calma que a gente vai explicar tudo agora. De forma simples, podemos chamar o QR Code de primo moderno do código de barras — aquelas linhas pretas que conseguem ser lidas por um scanner de caixa de supermercado. A forma de funcionamento é parecida, mas o QR Code traz essa tecnologia direto para a câmera do seu celular. 

Quando você aponta a câmera de um celular para um QR Code, a  informação é escaneada e direcionada para uma ação. E aqui é que entra a diferença para o código de barras. Enquanto as barras servem apenas para mostrar o preço das coisas, o QR Code pode te levar para:

  1. Uma página na internet, como as que você encontra nas lives do PagSeguro PagBank;
  2. Um vídeo;
  3. Uma página promocional de uma marca;
  4. Para um sistema de pagamento.

É aqui no número 4 que o QR Code do PagSeguro PagBank entra em ação. Para fazer um pagamento usando o QR Code, é preciso que o código gerado pelo vendedor seja através das maquininhas ou dos aplicativos PagBank. 

O QR Code emitido pelo vendedor, por sua vez, deve ser escaneado pelo super app PagBank do cliente, e o app identifica algo como “Opa, eu conheço esse código. Ele permite que a transferência seja feita para a conta de um vendedor”. Pronto, a transferência é autorizada e o pagamento é feito. 

E pensar que tudo isso acontece somente apontando a câmera do seu celular para um quadradinho branco e preto?

Os erros mais comuns usando o QR Code do PagSeguro PagBank

1- Será que o QR Code é do PagSeguro PagBank?

Essa dúvida é bem comum dentre os clientes que tentam fazer compras usando o saldo da conta digital do PagBank e pagam via QR Code. Para que o valor da compra seja debitado automaticamente, é preciso que o código seja emitido pelo PagBank.

Isso significa que o vendedor precisa emitir o QR Code utilizando as seguintes opções:

  1. Direto pelas maquininhas (Moderninhas X, Smart, Pro, Pro2, Plus, Wifi, GPRS e Wifi Plus);
  2. Utilizando o super app do PagBank;
  3. Imprimindo o QR Code do PagSeguro (que tem o símbolo PagBank embaixo do código);
  4. Usando o app PagVendas.

A conexão entre a sua conta PagBank e o QR Code só vai existir se o QR Code do vendedor for emitido usando as tecnologias acima. 

2 – Como fazer o pagamento usando um QR Code do PagSeguro PagBank?

Para fazer o pagamento é bem simples:

  1. O cliente só precisa abrir o aplicativo da conta digital PagBank;
  2. Escolher a opção “Pagar com o QR Code”;
  3. Apontar a câmera para o código criado pelo lojista;
  4. Digitar o valor da compra, caso necessário;
  5. Escolher a forma de pagamento — saldo da conta ou cartão de crédito cadastrado;
  6. Clique em “continuar” e pronto! Transação concluída!

Para conseguir escanear um QR Code PagBank, o consumidor deve ter o app PagBank instalado e ter a conta verificada, ou seja, ter completado todos os passos do cadastro. O leitor de QR Code usa a sua câmera, você não tem que abrir o app de fotografia, mas sim o seu super app. Lá dentro é que a mágica acontece, você só precisa escolher a opção Pagar com QR Code. 

Ainda está com dúvidas? Não se preocupe! Preparamos um passo a passo pra você abaixo:

 

3 – Você verificou se possui saldo suficiente para realizar a compra?

O QR Code do PagSeguro PagBank é bem prático e faz com que uma venda possa ser feita em segundos, sem complicações e com muita agilidade. Um dos principais erros cometidos pelos clientes no momento de usar o QR Code como opção de pagamento é não verificar se o saldo em conta é suficiente para fazer aquela compra.

O QR Code foi previsto para compras com saldo em conta, contudo, caso você deseje fazer o pagamento utilizando cartão de crédito, é só escolher o cartão cadastrado no app do PagBank. O único detalhe que o cliente precisa saber é que, ao fazer a compra no crédito, não há a opção de receber o cashback de 10%.

4 – A conexão com a internet está funcionando?

A tecnologia do QR Code é toda digital e conectada. Isso significa que, tanto para fazer o pagamento quanto para o lojista gerar o QR Code, é preciso ter uma conexão de internet. Não importa se você está usando Wi-Fi ou o plano de dados do seu telefone, o que é indispensável é estar conectado.

Muitos clientes ficam confusos ao não conseguir pagar usando o QR Code por acreditarem que basta usar a câmera do celular para que tudo funcione direitinho. Porém, não será possível fazer a conexão entre o código e a sua conta sem que haja uma conexão com a internet funcionando.

Por essa razão, no momento de efetuar a compra usando o QR Code, tenha certeza que a sua internet está funcionando. E aqui vão algumas dicas para os lojistas que querem vender usando o QR Code: 

  1. Mantenha uma conexão wi-fi para que os clientes possam acessar na hora do pagamento;
  2. Os celulares de hoje em dia permitem transformar o aparelho em um roteador, sendo assim, você pode compartilhar sua internet móvel com o cliente para que ele tenha conexão e faça o pagamento

Dica para os vendedores que usam o QR Code 

Até agora, apresentamos os principais erros no uso do QR Code pelos clientes. Porém, é importante que os lojistas tenham um ponto de atenção com o QR Code também. 

1 – Como gerar o QR Code nas Maquininhas PagSeguro PagBank?

O passo a passo para gerar um QR Code depende da maquininha que você possui. Existem dois caminhos distintos, confira os vídeos abaixo:

Se você possui a Moderninha Pro ou Pro 2:

Ou, caso tenha a Moderninha X ou Smart:

Se você ainda está com dúvidas, confira nosso FAQ!

2 – Como gerar o QR Code no super app PagBank e app PagVendas?

Pelo super app do PagBank o procedimento também é bem rápido. Acesse a opção “Pagar com QR Code” no menu da tela de início, em seguida selecione “Meu QR Code” e apresente o código para o cliente escanear.

E se você quiser criar o código pelo PagVendas, basta digitar o valor da venda e escolher a opção “cobrar”. Feito isso, selecione a opção do QR Code como forma de pagamento e apresente o código ao cliente.

3 – Como gerar o QR Code impresso?

Caso você deseje imprimir códigos QR para seus clientes, acesse o super app PagBank, faça o procedimento para gerar o código, porém, escolha a opção “compartilhar”, salve o QR Code como PDF e faça a impressão. 

No super app PagBank também é possível gerar o QR Code. Basta ir até a aba “Venda Presencial” no menu à esquerda, selecionar a opção “Aponte e Pag (QR Code)” e escolher “Gerar meu QR Code”. Ao fazer esse procedimento, será gerado um arquivo em PDF, a partir desse momento, basta utilizar a sua impressora e pronto, QR Code em mãos e pronto para a venda!

Atenção: Imprima o QR Code em um tamanho adequado! Por mais que a tecnologia seja capaz de ler códigos de tamanhos diferentes, quando eles são muito pequenos há chances da câmera do smartphone não conseguir fazer o foco da imagem

O QR Code é um grande parceiro do seu negócio!

Todo mundo sai ganhando com o uso do QR Code. Para os vendedores, as vantagens mais importantes são:

  1. Oferecer um jeito muito prático para os clientes PagBank realizarem suas compras no seu estabelecimento;
  2. Introduzir no seu negócio um jeito de pagar que é totalmente sem toque físico, o que é moderno e seguro para o cliente — e para você também;
  3. Oferecer para o seu cliente uma forma de pagamento que oferece cashback;
  4. Possibilitar um pagamento sem necessidade de cartão de crédito ou dinheiro.

Ou seja, 4 vantagens ao oferecer essa modalidade de pagamento!

Sobre o cashback, o cliente da conta digital que pagar suas compras usando o código QR recebe parte do valor da transação de volta. Com o QR Code do PagSeguro PagBank, ele recebe 10% do seu dinheiro de volta para usar em diversos serviços disponíveis no super app PagBank. 

Venha vender e comprar usando o QR Code!

Os códigos QR já são usados no mundo todo há algum tempo, e o motivo para que eles continuem por aí é a sua simplicidade de uso. Eles colocam informações de um jeito muito fácil e rápido nas mãos das pessoas, ou melhor, nas telinhas. E por ser tão prático, o QR Code vai seguir sendo utilizado e explorado cada vez mais. 

Quer começar a comprar usando QR Code agora mesmo? Então, é só baixar o super app do PagBank e abrir sua conta digital grátis agora mesmo

E que tal vender com essa tecnologia? Se você é vendedor e quer começar a oferecer um modo de pagamento bem bacana para seus clientes, comece escolhendo a melhor maquininha do PagSeguro. Você pode conferir todos os modelos e preços, ou então fazer o nosso quiz e descobrir qual é a Moderninha perfeita para o seu negócio!