Como cobrar um cliente sem prejudicar o relacionamento? Veja algumas dicas!

Resumo do texto

  • Fique mais seguro ao cobrar dívidas dos clientes;
  • Confira estratégias para lembrar sobre o pagamento de forma amigável;
  • Veja 4 dicas para cobrar sem prejudicar o relacionamento.

 

Se relacionar com os clientes é uma das principais habilidades que o empreendedor precisa desenvolver, afinal de contas, sem eles, não há negócio! Não importa se a empresa trabalha com produtos ou serviços, o atendimento tem um papel fundamental!

E se já é importante manter um bom relacionamento no dia a dia, na hora de cobrar um consumidor devedor, é ainda mais essencial que você esteja preparado. Cobrar o cliente sem perder a preferência exige calma, empatia, além de oferecer facilidade na hora do pagamento. Aprenda um pouco mais!

Como cobrar um cliente

Saiba como cobrar um cliente de forma amigável!

É claro que a cobrança é uma situação chata e desagradável para os dois lados, mas existem técnicas que podem suavizar esse processo. O primeiro passo é tirar um momento do dia para criar essas mensagens de cobrança. É importante ler e reler antes de enviar para saber se o tom está agradável.

Se achar mais seguro, tenha textos semi-prontos, assim, na hora de cobrar, você já tem uma ideia do que falar e só precisa personalizar alguns detalhes.

Procure ser educado e gentil durante a conversa

Sabe aquela história de que nunca sabemos o que a outra pessoa está passando? Tenha isso em mente na hora de fazer a cobrança. Afinal de contas, é bem provável que o cliente inadimplente também não esteja satisfeito com a situação. 

Na hora de criar a mensagem a ser enviada, não deixe de estudar o Código de Defesa do Consumidor! Saiba o que pode ou não ser falado, horários permitidos, repetição de mensagens, etc.

Entenda o motivo do atraso

Antes de falar sobre juros ou possíveis multas na cobrança, procure entender o motivo do atraso. Ofereça mais alguns dias de prazo e um link de pagamento para facilitar a transação. Talvez, o débito seja consequência de um simples esquecimento ou um celular perdido.

Entre em contato apenas no horário comercial

Imagina que chato receber uma mensagem às 21h ou 5h30? E se esse contato for de cobrança é pior ainda! Por isso, não faça o mesmo com o seu consumidor. Ter que lembrar um pagamento pendente já torna a situação desagradável, mas se for em horários pouco usuais, torna a situação ainda mais negativa.

4 dicas para cobrar seu cliente e manter um bom relacionamento

Agora que você está pronto para começar a cobrar os compradores, veja 4 dicas para fazer isso da melhor forma, sem prejudicar o relacionamento e possíveis negociações futuras.

1. Não tenha medo de cobrar

Não precisa deixar a dívida para lá por medo de perder a parceria. Com educação, gentileza e seguindo as estratégias que já foram citadas, é possível receber o que ficou pendente.

2. Escolha o canal de comunicação adequado

Escolha por onde você vai fazer a cobrança. O ideal é não ficar mandando várias mensagens, e-mails e fazendo ligações ao mesmo tempo. Se quer usar todos os canais possíveis, monte um planejamento. Por exemplo, a primeira mensagem é por telefone, depois WhatsApp, por fim, e-mail.

2.1 Como cobrar por WhatsApp?

Se escolheu o aplicativo de mensagens, deixe o tom do texto mais leve. Mas lembre-se: não esqueça de passar todas as informações necessárias ao longo do contato e evite usar áudios. Para se sentir mais seguro, esse é um bom momento para criar um roteiro para a cobrança.

2.2 Como cobrar por SMS ou ligação?

Se você preferir usar as mensagens de texto ou as ligações, pode usá-las em diferentes etapas. O SMS pode funcionar como um lembrete para uma conta que está próxima de vencer. Já a ligação é um método mais tradicional, mas também precisa ser gentil e educada.

3. Envie mensagens de lembrete antes do vencimento

Seguindo a máxima de que nunca se sabe o motivo do atraso no pagamento, pode ser que a dívida aconteça devido ao esquecimento ou em caso de perda de boleto. Nestes casos, você pode reduzir o número de inadimplentes enviando lembretes sobre a proximidade do vencimento.

4. Ofereça facilidade para o pagamento

Facilite a vida do consumidor oferecendo diferentes métodos de pagamento e opções de parcelamento. Um exemplo é lembrar o cliente da fatura em aberto e, pelo próprio aplicativo de mensagens, enviar o Link de Pagamento, que pode ser criado diretamente no PagVendas. Além disso, também é possível compartilhar uma chave Pix, QR-Code e, em caso de cobrança presencial, optar por uma maquininha de cartão PagSeguro.

Se você já está se sentindo pronto para cobrar os consumidores e quer usar o WhatsApp para isso, confira o artigo com modelos de mensagem de cobrança para clientes via WhatsApp!