Como comprar ações: aprenda investir em renda variável!

Resumo do texto

  • Aprenda o que são ações da Bolsa de Valores;
  • Descubra as principais formas de investir nelas;
  • Conte com um banco completo para aplicar em fundos de ações.

 

As pessoas estão, cada vez mais, buscando entender como comprar ações e aproveitar as oportunidades da renda variável. A prova disso é o aumento de investidores na Bolsa de Valores brasileira. 

Em 2019, o número de brasileiros que aplicam na Bolsa atingiu a marca de 1 milhão. Em agosto de 2021, a B3 mostrou um crescimento de mais de 43% no número de investidores de janeiro até agosto.

Para ajudar, preparamos esse conteúdo com informações importantes sobre o mercado.

Artigos que podem ser do seu interesse: 

Aprenda a Investir em Fundos de Ações

Como comprar ações? Confira dicas sobre o assunto

Uma ação representa uma pequena fração de uma empresa, comprando-a o investidor se torna “sócio” do negócio e passa a correr riscos, seja do aumento da lucratividade do investimento ou na queda do valor.

Não são todas as empresas que possuem ações disponíveis no mercado. Somente companhias que são “Sociedade Anônima de Capital Aberto”(S.A) e que estão registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão responsável por regular e fiscalizar o mercado de valores mobiliários, podem fazer parte da Bolsa de Valores.

Existem algumas formas de comprar ações, e é importante entender um pouco sobre cada uma delas antes de entrar nesse mercado. Conheça as principais:

Compra Direta

Aqui é a própria pessoa quem faz a compra. Para isso, basta entrar na área de home broker pelo app do banco ou corretora, selecionar as ações que deseja adquirir e fazer a ordem de compra.

BDR

Sigla para “Brazilian Depositary Receipts”, os BDRs são ações emitidas por empresas no exterior e negociadas na bolsa de valores do Brasil como certificados de ações. A movimentação também é feita através do home broker.

ETF

Os Exchanges Traded Funds são uma espécie de fundo de investimento que tem como objetivo replicar a performance de um índice, que pode ser o Ibovespa ou CDI, por exemplo. 

Dessa forma, a rentabilidade segue à do índice de referência. Se ele está em alta, as cotas do ETF se valorizam, e se está em baixa, acontece o oposto.

Os ETFs são negociados na bolsa de valores através do home broker.

Fundo de Ações

Fundos são, talvez, a forma mais prática de investir em renda variável, porque o investidor não precisa escolher em quais papéis aplicar seu dinheiro, já que essa tarefa fica a cargo do gestor do fundo.

O que são fundos de ações?

Fundos de investimento funcionam como um condomínio de investidores. Cada um dos participantes, chamados cotistas, oferecem um valor mínimo, a soma dos investimentos é utilizada para aplicações financeiras em diferentes produtos.

Os fundos de ações são investimentos que têm como principal objetivo a Bolsa de Valores. Por regra, eles devem investir no mínimo 67% do valor das cotas em ações, bônus ou recibos de subscrição, certificados de depósito de ações, cotas de fundos de ações e cotas dos fundos de índice de ações ou BDRs.

Essa definição segue as diretrizes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Por que investir em fundos de ações?

Assim como em todos os fundos, quem escolhe quais papéis vão compor o fundo de ações é um gestor especializado, ou seja, é ele quem toma a decisão de quais ações comprar ou vender. Cabe ao investidor apenas escolher um fundo e aplicar o dinheiro.

Investir em fundos de ações é uma excelente forma de diversificar sua carteira e ampliar o potencial de retorno das suas aplicações.

Além disso, dão a possibilidade de comprar ações de várias empresas a partir de uma única aplicação!

Veja como é fácil comprar fundos de ações no PagBank

É muito simples investir nesses fundos através do super app. Com pouquíssimos passos você já faz a sua primeira aplicação. Veja a seguir:

  1. Acesse o super app PagBank;
  2. Acesse a aba “Produtos e Investimentos” e então “Investimentos”;
  3. Selecione “Fundos de Investimento”;
  4. Acesse as configurações;
  5. Filtre categoria “Fundos de Ações”;
  6. Selecione a faixa de valor que você quer investir;
  7. Confira as opções disponíveis!

Qualquer pessoa pode investir em ações?

De maneira geral, qualquer pessoa consegue comprar ações, basta ter uma conta em um banco ou corretora. Porém, começar a operar na Bolsa de Valores exige conhecimento e dedicação na hora de investir. 

No entanto, comprar fundo de ações pode ser a alternativa para aqueles que querem investir na bolsa de valores, mas não têm tempo de estudar ou grande experiência.

Saiba que para começar a aplicar não existe segredo. Você pode fazer tudo pelo super app PagBank! 

Invista na Bolsa de Valores com o Home Broker PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”