Entrevista de Emprego: veja como se preparar para conquistar a vaga dos seus sonhos

Resumo do texto

  • Veja dicas essenciais para fazer uma entrevista de emprego;
  • Saiba como se comportar na hora de conversar com o entrevistador;
  • Conseguiu a vaga? Veja como aproveitar melhor seu salário!

Traga seu salário para o PagBank!

 

A carreira profissional de uma pessoa pode mudar de uma hora para outra. Se preparar para uma entrevista de emprego, por exemplo, pode transformar totalmente sua vida.  

Por isso, esse momento gera muitas inseguranças e nervosismo. Além dessas incertezas, também surgem diversas dúvidas sobre o que fazer e como se preparar para começar uma nova etapa da vida.

Se você está passando por esse momento de fazer entrevistas de emprego, confira nosso artigo e descubra como aproveitar as oportunidades para mostrar suas habilidades e conquistar o emprego dos sonhos. 

Como se Preparar para Entrevista de Emprego

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

O momento da entrevista costuma trazer nervosismo e ansiedade ao profissional, afinal de contas, aquele é um momento decisivo em sua carreira. E a melhor forma de tentar combater essa ansiedade é se preparar para o que está por vir. Veja algumas dicas para chegar pronto para a entrevista: 

Faça a lição de casa (conheça melhor a empresa e a vaga)

Conheça a fundo como a empresa trabalha, quais produtos possui, quais serviços oferece e qual a posição no mercado (se é líder, se tem muitos concorrentes ou se está começando agora). Para isso, visite o site, leia a página do “Quem somos” e pesquise nas redes sociais algumas informações complementares.

Além de conhecer a empresa, é importante se informar sobre a vaga. Vá além do que foi anunciado e aprenda sobre a área que você está pretendendo trabalhar. Para isso, você pode usar o Linkedin e avaliar, inclusive, o perfil da pessoa que divulgou a vaga.

Essas pesquisas ajudam a entender o que a companhia procura e se você tem as habilidades necessárias para a vaga.

Prepare-se para as perguntas “padrão”

Independente do cargo e da empresa, há algumas perguntas que sempre aparecem. Treine as respostas para ganhar segurança na hora da entrevista.

Se o profissional está empregado, é esperado que perguntem por qual motivo ele está querendo sair do local de trabalho atual e o que espera encontrar de diferente. Já se está procurando uma recolocação depois de um tempo fora, a pergunta será sobre o que foi feito nesse tempo e qual o motivo para o afastamento.

Perguntas sobre maternidade, família e planos para o futuro também estão sempre presentes nas conversas com os entrevistadores.

Essas respostas vão mostrar para a empresa o que o profissional espera para o futuro, suas experiências anteriores e conhecimento técnico. E, até mesmo, se ele pretende fazer plano de carreira ou apenas estar por alguns meses antes de encontrar algo melhor.

Treine o que irá falar (foco nas experiências e pontos fortes)

Ensaie na frente do espelho algumas respostas. Falar em voz alta ajuda a melhorar a dicção, controlar o nervosismo e treinar o discurso, além de poder escolher as palavras certas.

Por exemplo, quando perguntarem sobre o motivo da troca de emprego, é mais importante focar nas ambições profissionais do que em eventuais problemas que possa ter na empresa anterior.

Para não titubear na “hora h”, treine o que vai falar, anote, mesmo que mentalmente, os pontos fortes da carreira e chegue pronto para a entrevista de emprego.

Como se portar durante a entrevista?

Já ouviu aquela expressão “o corpo fala”? Isso é verdade! Por isso, ao se preparar é importante entender como se comportar em uma entrevista de emprego. Todas as ações, gestos e expressões podem passar algum sentimento para o entrevistador.

Seja pontual e gentil

O horário deve ser respeitado. Para isso, pesquise com antecedência o trajeto até o local da entrevista e se antecipe a possíveis problemas. Chegar atrasado pode transparecer falta de profissionalismo e descaso. E você não quer que o entrevistador pense isso, certo?

Se, ainda assim, algum problema ocorrer no caminho, procure avisar sobre o atraso, explicando o motivo e dando uma estimativa de tempo de chegada.

Cuide da sua aparência

Por mais que as habilidades profissionais sejam mais importantes, é preciso lembrar que a empresa terá apenas alguns minutos para fazer uma avaliação completa.

Por isso, é importante usar tudo a seu favor, inclusive a primeira impressão. Escolha uma roupa adequada ao estilo da empresa. Se está em dúvida sobre o código de vestimenta, aposte no meio-termo. Use uma blusa social com calças jeans e sapatos, por exemplo.

Durma bem no dia anterior para evitar uma expressão cansada e olheiras e, caso o trajeto seja longo, considere levar uma blusa extra caso sue ou suje no caminho.

Coloque o celular no silencioso

Seu foco deve estar totalmente voltado para aquela avaliação momentânea. Para evitar passar por uma situação desconfortável, que vai acabar tirando a concentração, deixe o celular no silencioso e, de preferência, guardado na bolsa.

Assim, mesmo que alguém ligue ou mande mensagem, o aparelho não toca nem vibra. É importante demonstrar, em atitudes, que aquela entrevista de emprego é importante e você valoriza a oportunidade de trabalhar na empresa.

Como se comportar em entrevistas remotas

Com a popularização do home office, onde as pessoas podem trabalhar de suas casas ou de onde estiverem, as entrevistas também passaram a ser remotas. 

Embora esse modelo de trabalho ofereça muita liberdade e diversos benefícios aos contratados, é preciso tomar cuidados que antes não eram pensados. Além das questões de pontualidade, aparência e telefone no silencioso, é necessário se atentar a fatores como:

Escolha de um ambiente com boa iluminação

É importante que o local onde será feita a entrevista seja iluminado e que o entrevistador possa ver seu rosto. Isso mostra respeito e torna tudo mais natural e empático. Cuidado também com a cor da camisa escolhida, evite estampas pequenas que podem se embaralhar quando houver movimentos corporais. 

Faça um teste de velocidade

Assim como atrasos não são bem vistos nas entrevistas remotas, um sinal de internet ruim também não é. Por isso, teste a velocidade da sua internet e o link enviado. Veja se será necessário baixar algum programa, não deixe isso para a última hora.

Opte por um local silencioso

Imagine estar em meio a uma entrevista e dar respostas erradas porque não escuta o entrevistador? Isso seria péssimo, não é mesmo?

Por isso, escolha um local o mais silencioso possível e evite ser interrompido por qualquer barulho. E, se acaso acontecer dúvidas sobre o que foi dito, não tenha vergonha de pedir para a pessoa repetir, mas seja gentil e explique o motivo.

Mantenha o profissionalismo

Por ser uma entrevista feita em casa, às vezes as pessoas acabam se deixando levar e pensando que é um ambiente totalmente informal. Por isso, em hipótese alguma, converse com o entrevistador sem camisa, deitado na cama ou até comendo e bebendo. 

Fuja dessa ideia. Ao escolher o ambiente e a roupa, pense em como o entrevistador vai ver você e qual impressão ele terá. Tenha um comportamento o mais profissional possível, embora esteja em casa, as responsabilidades serão as mesmas do presencial.

Conseguiu a vaga? Receba seu salário em um banco digital e completo!

Depois de se preparar para uma entrevista de emprego, a boa notícia pode chegar! E então, é hora de organizar a vida financeira e pensar nos próximos objetivos!

Com um banco digital gratuito, seu salário rende muito mais. Faça a portabilidade de salário para o PagBank e aproveite todos os benefícios!

Como fazer a portabilidade de salário para o PagBank?

O passo a passo é super simples e a portabilidade é feita diretamente no aplicativo. Confira:

  1. No super app PagBank, clique em “Produtos e Investimentos”;
  2. Então, vá em “Portabilidade de Salário”;
  3. Coloque o CPF ou CNPJ do empregador;
  4. Digite o nome da empresa que trabalha;
  5. Selecione o banco onde a empresa paga o salário;
  6. Confira todos os dados preenchidos;
  7. Pronto! A solicitação foi feita!

Agora, o banco onde o salário é pago, tem até 10 dias úteis para liberar o PagBank.

Baixe já o super app PagBank!