O que é Conta Salário e como funciona?

Resumo do texto

  • Entenda como funciona a Conta Salário;
  • Veja o que fazer com uma Conta Salário;
  • É possível conectar a Conta Salário à Conta-Corrente?

Traga seu salário para o PagBank!

 

Para padronizar e facilitar os pagamentos, as empresas usam a opção de conta salário. Essa conta só pode receber depósitos do empregador e permite poucas movimentações.

Para aproveitar tudo que uma conta pode oferecer, é possível fazer a portabilidade da conta salário para a conta PagBank, a conta que seu dinheiro rende automaticamente! Confira no texto o passo a passo de como levar seu salário para o PagBank!

Saiba o que é a conta salário e qual a diferença entre conta salário e conta-corrente. Boa leitura!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Veja as Funções de uma Conta Salário

O que é Conta Salário?

É uma modalidade de conta usada por empresas para depositar o salário dos funcionários. Ela só pode ser aberta pelo empregador e apenas ele pode fazer depósitos. Como a conta salário é restrita, as funcionalidades também são limitadas.

Qual a diferença entre Conta Salário e Conta-Corrente?

A conta-corrente é o modelo mais tradicional e permite que o usuário tenha mais controle do próprio dinheiro. Nas contas tradicionais, é possível fazer transferências, saques, pagamento de contas e mais!

Quando o assunto é a conta salário, a liberdade é um pouco limitada, já que ela só pode ser movimentada pelo empregador. Para usar o saldo, o usuário só pode sacar o dinheiro. Parece pouca coisa, né?

Quais transações posso fazer com este tipo de conta?

As funcionalidades da conta salário podem mudar conforme o banco ou instituição financeira, mas geralmente, elas possuem os serviços mais básicos, como:

  • direito a 5 saques a cada salário (30 dias);
  • retirada de 2 extratos completos a cada 30 dias;
  • uso de débito automático;
  • pagamentos com cartão de débito.

Conta salário pode fazer Pix?

Não! Essa é mais uma das diferenças da conta salário para a conta-corrente. Segundo o Banco Central, o Pix só pode ser usado nas contas tradicionais, ou seja, nas contas correntes. Dessa forma, a conta salário não pode usar o Pix.

O que é Conta Salário vinculada à Conta-Corrente?

O banco é escolhido pela empresa, e, caso o funcionário já tenha uma conta-corrente nesta mesma instituição ou queira abrir uma, ele pode conectar às duas contas e então, a conta salário será vinculada à conta-corrente.

Neste caso, a solicitação para abertura continuará sendo feita pela empresa, como citado, mas para unir as duas contas, o pedido deve ser feito pelo funcionário.

Caso isso seja feito, a pessoa vai lidar com apenas uma conta, mas que possui duas modalidades: corrente e salário. É igual quando uma mesma conta tem as modalidades corrente e poupança.

Quais os documentos necessários para abrir uma Conta Salário?

Para abrir uma conta salário é preciso que o próprio funcionário vá à agência bancária indicada pela empresa. É obrigatório levar os documentos básicos e uma solicitação de abertura de conta, que é um documento entregue pela empresa.

Portanto, na hora de ir até o banco, o funcionário precisa ter em mãos:

  • RG e CPF;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda;
  • documento fornecido pela empresa com pedido de abertura.

Caso tenha algum outro documento necessário, ele será indicado pela empresa.

O banco pode bloquear minha Conta Salário por conta de dívidas?

Não. Na legislação existe uma coisa chamada “verbas alimentares”, ou seja, é um dinheiro usado para sobrevivência da pessoa. Em caso de dívidas, esse valor não pode ser usado, já que, sem ele, o trabalhador não teria como se alimentar, por exemplo.

E por vias judiciais? A conta pode ser bloqueada?

A princípio, mesmo que por vias judiciais, se mantém a proibição de bloqueio da conta. 

Porém, em caso de pensão alimentícia é possível bloquear a conta salário. E se isso for determinado pela justiça, apenas uma parte do valor pode ser usado. Esse montante, normalmente, é de 30%, deixando os outros 70% para os gastos básicos da pessoa.

Faça a Portabilidade da Conta Salário e traga seu dinheiro para o PagBank

Já que a conta salário não dá muita liberdade ao usuário, o Banco Central permite que o salário seja transferido para uma conta-corrente de forma gratuita. É a Portabilidade da Conta Salário.

Neste caso, a conta salário vai continuar existindo, mas assim que o salário cair nela, ele vai ser transferido para sua conta automaticamente. Veja como é simples trazer seu salário para o PagBank, que faz seu dinheiro render!

  • Acesse o super app PagBank e escolha “Portabilidade de Salário” no menu;
  • Coloque o CNPJ ou CPF do empregador;
  • Digite o nome da empresa;
  • Coloque o banco onde recebe o salário;
  • Confira os dados;
  • Pronto!

Agora você já pode aproveitar todas as vantagens de ter uma conta PagBank:

  1. TEDs grátis e ilimitados;
  2. PagBank Saúde para cuidar de você e da família pagando menos nas consultas, medicamentos e exames;
  3. Cartões internacionais gratuitos para usar suas compras e pagamentos;
  4. Oportunidade de aplicar nos CDBs PagBank, Tesouro Direto, Renda Variável e Fundos de Investimento disponíveis no super app;
  5. Cashback em compras no Shopping PagBank;
  6. Recarga de celular pelo super app.

Baixe grátis o super app e abra uma conta PagBank!