Resumo do texto

  • Formas de pagamento não servem só para o dinheiro entrar no seu negócio, elas podem atrair clientes;
  • Se o seu negócio oferece diversidade, as chances de perder vendas diminuem bastante;
  • Veja quais são os principais métodos de pagamento que os clientes vão usar nas vendas de final de ano.

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Com certeza você já foi a uma loja, bar ou restaurante e encontrou aquele famoso aviso: pagamentos só no dinheiro. A sensação é ruim, não é mesmo? As chances de você desistir da compra e procurar uma outra opção são muito grandes, e essa situação também pode acontecer no seu negócio, seja ele uma loja física ou virtual.

Tão importante quanto saber quais são os produtos que seu cliente deseja comprar neste final de ano é entender como ele quer pagar suas compras. Facilitar a compra e oferecer as formas de pagamento certas, diminui as chances de perder vendas e ajuda na conquista do cliente, que encontra no seu negócio uma loja onde ele consegue comprar como quer.

Entender isso é muito importante para conquistar vendas e pessoas. Neste post, vamos apresentar alguns dados que servirão para você se situar e entender melhor quais são as preferências dos consumidores quando eles estão ali, na frente do caixa e prontos para fechar negócio.

Por que esse assunto é tão importante?

De modo geral, sem as opções certas de pagamento seu cliente desiste da compra. Mas vamos focar um pouco mais neste final de ano e em todo o ano de 2020 para fazer uma reflexão.

Os lojistas enfrentaram novos desafios e tiveram que inovar para seguir trabalhando em plena pandemia. Tudo isso impactou o comércio, sendo que muitas lojas estão contando com as datas fortes para recuperar a parte financeira e dar um gás no faturamento.

A próxima data forte é o Natal, e se você quer terminar 2020 com bons resultados, é preciso fazer de tudo para não perder vendas. E quando falamos em fazer de tudo, isso inclui preparar o seu negócio para:

  1. Saber quais são os produtos desejados;
  2. Fazer um bom atendimento de clientes;
  3. Criar promoções para atrair mais vendas.

Mas esses não são os únicos pontos. Sugerimos que você dê uma olhada neste conteúdo aqui para entender toda a preparação para as vendas de final de ano.

Voltando aos pagamentos, eles entram como um complemento importante dessa lista de coisas que seu negócio precisa fazer para vender bem, e ele é um dos pontos principais. Sabe por quê?

Porque todo o esforço que você faz para divulgar, criar promoções e deixar sua loja impecável podem ir por água abaixo se você não oferece formas acessíveis de pagamento ao seu cliente.

Como os clientes pretendem pagar?

Veja abaixo algumas estatísticas para te ajudar a entender mais sobre as preferências dos clientes. Os dados são de uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), uma das entidades mais importantes do comércio em todo Brasil.

À vista ou parcelado?

Oito em cada dez clientes que irão fazer compras neste final de ano querem pagar à vista. Para muitas pessoas, o parcelamento não é uma vantagem, e muitos vão aproveitar a entrada do décimo terceiro para virar 2020 sem dívidas no cartão.

Dentre esse pessoal que vai comprar à vista, existe um dado interessante: cerca de 56% vão comprar usando dinheiro. A gente sabe que existem métodos de pagamento muito mais modernos, práticos e seguros, porém, o dinheiro ainda fala alto na mão do consumidor.

Como agradar esses clientes: a melhor solução para agradar quem compra à vista com dinheiro é oferecer descontos. Vendas à vista são ótimas para qualquer loja, e você pode aproveitar essa preferência do cliente para criar algumas ofertas boas.

Pense também em diversificar o pagamento à vista. Isso pode ser feito com as nossas maquininhas. Além de aceitarem as principais bandeiras de cartão de débito, você pode vender com os QR Code PagBank (para vender à vista para clientes PagBank), o QR Code Elo (para vender à vista para quem recebe o Auxílio Emergencial) e o QR Code Pix (para fazer vendas com o novo método de pagamento e transferências).

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Compras no crédito

Dentre os clientes que preferem pagar suas compras com cartão de crédito, também existe uma divisão. 37,3% pretendem comprar parcelado e 25% em parcela única. O cartão de crédito é muito bom para quem prefere pagar aos poucos ou para quem vai fazer compras mais caras, não deixe de oferecer essa opção para captar vendas com esses dois grupos.

Como agradar esses clientes: primeiro, ofereça as principais bandeiras de cartão para não perder vendas. Outra solução é oferecer um parcelamento longo e que ajuda o cliente a equilibrar suas contas.

Você sabia que o parcelamento pode ser feito só para o cliente? Com o Link de Pagamento PagSeguro, o consumidor pode dividir o valor em até 12x e você recebe de uma vez só! Vale pensar no Link de Pagamento como uma estratégia para conseguir mais dinheiro no caixa de uma só vez sem forçar a compra à vista.

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Ranking de preferências

Uma pesquisa focada na Black Friday 2020 apontou que crédito e dinheiro são os campeões na hora do pagamento quando não há divisão entre pagamentos à vista e parcelado (ou seja, é um ranking que mostra a preferência geral de pagamentos). Veja quais foram as principais escolhas dos clientes:

1º Lugar: cartão de crédito

Motivo: oferece parcelamento, é rápido e seguro.

2º Lugar: dinheiro

Motivo: possibilidade de desconto, é um jeito rápido e infalível de pagar.

3º Lugar: cartão de débito

Motivo: fácil de usar, faz parte do hábito de compras, também pode gerar desconto (já que é compra à vista).

4º Lugar: boleto

Motivo: é seguro, pode gerar desconto no valor da compra.

Esse ranking de preferências da Black Friday pode se repetir no Natal. As duas datas são bem próximas uma da outra e os clientes não mudam de costume assim tão rápido. Fique atento ao ranking e tenha certeza que seu negócio está pronto para oferecer o método de pagamento que o cliente deseja!

Diversifique nos pagamentos e não perca vendas no final de ano!

Oferecer várias opções de pagamento pode ser o seu diferencial competitivo, aquilo que faz o cliente desistir de comprar na concorrência para comprar no seu negócio.

É importante dizer que oferecer muitas formas de pagamento pode deixar seu controle de frente de caixa mais complicado. Será preciso pegar as vendas em cada meio de entrada e juntá-las para fazer um balanço bem feito dos pagamentos.

Mas calma que a gente tem uma solução bem prática: com as nossas maquininhas e usando o Link de Pagamento, você consegue controlar todas as suas vendas em um único lugar, o PagVendas.

O PagVendas é uma ferramenta tudo em um. Dentro dela você encontra funções para:

  1. Controlar a frente de caixa;
  2. Monitorar as vendas em tempo real;
  3. Cuidar do seu estoque;
  4. Receber todas as informações de vendas feitas nos métodos de pagamento do PagSeguro (maquininhas, Link de Pagamento, QR Code PagBank e até vendas com Pix).

Além de tudo isso, o PagVendas ainda tem uma ferramenta para montar uma Loja Online, tudo bem rápido e prático, sem precisar de um profissional para fazer um site para o seu negócio.

E saiba que, se você trabalha com uma Moderninha X ou Moderninha Smart, o PagVendas já está à sua disposição dentro do sistema da maquininha!

O PagVendas coloca seu negócio no mapa das vendas na internet e ainda deixa seu controle muito mais simples, por isso, fica a nossa dica: use as nossas ferramentas para vender com a tranquilidade de poder controlar tudo pelo PagVendas!

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