Resumo do texto

  • Entenda a importância e as vantagens de organizar a frente de caixa;
  • Confira 3 formas diferentes de controlar vendas, estoque e pagamentos;
  • Saiba como escolher o melhor sistema de gestão para o seu negócio.

Conheça o PagVendas!

 

Não importa o tipo e nem o tamanho, realizar o controle de vendas e pagamentos é fundamental para o desenvolvimento e progresso de qualquer negócio. A verdade é que é preciso manter uma organização em todas as áreas se você não quiser ter prejuízos.

Mas, muitas vezes os donos de pequenos negócios estão sobrecarregados com outras tarefas e acabam se enrolando em funções básicas. Se esse é o seu caso, reunimos informações para ajudar no controle do seu estabelecimento. Tenha uma boa leitura!

Controle de vendas: o que é e como fazer?

O controle de vendas é um método usado para supervisionar todas as saídas do seu negócio.

A partir deste controle é possível saber como está o desempenho do seu caixa, quais são os produtos que são mais ou menos vendidos e você também pode ter uma ideia do que melhorar ou quais planos seguir para o futuro.

Existem diversas ferramentas para realizar o controle de vendas do seu negócio e cada empreendedor poderá escolher aquela que melhor se adapta.

Porém, é importante ter praticidade ao realizar os seus controles, pois além de poupar tempo você também terá mais facilidade em manter tudo atualizado e sem margem para erros.

3 formas de fazer o controle de vendas

Manualmente

Esta é aquela velha forma de utilizar o papel e caneta para realizar o controle, muito comum em pequenos ou novos negócios.

Contudo este é o método mais arriscado, podem ocorrer erros ao escrever os dados, o empreendedor pode esquecer de fazer o controle e até mesmo não entender muito bem o que escreveu.

Utilizando planilhas (Semiautomático)

Este controle é feito através de planilhas, apesar de fazer cálculos automaticamente, os dados ainda precisam ser inseridos de forma manual, portanto, este método é semiautomático, apesar de ser mais fácil que o anterior, ainda existe o risco do documento não ser salvo ou se perder.

Utilizando um sistema de gestão (Automático)

Esta é a forma mais segura de realizar os seus controles, ela é feita automaticamente e  também faz a gestão de outras áreas do seu negócio, como controle de estoque, caixa e até mesmo de clientes, gerando relatórios e gráficos de forma instantânea. Desta forma, você não precisa se preocupar com erros.

Por que é importante ter um bom controle de pagamento?

A administração do seu negócio tem que ser feita de maneira precisa e para isso é necessário ter um conhecimento completo da saúde financeira dele. Por isso, todos os registros devem ser feitos detalhadamente, com muita atenção.

Com um bom controle de pagamento você poderá:

  • Ter o conhecimento real da situação financeira do seu negócio;
  • Saber se possui capital suficiente para cobrir todas as despesas e investir no seu negócio;
  • Se preparar para imprevistos financeiros;
  • Saber se há uma irregularidade entre os fornecedores e vendas;
  • Criar novas estratégias realizando promoções e liquidações;
  • Fazer comparações e entender melhor sobre seu estabelecimento, antecipando novas tendências do mercado.

Confira também o Guia descomplicado de controle financeiro para pequenas empresas

Planilha de controle de vendas X sistema de gestão completo

A planilha de controle de vendas é um método muito popular entre os empreendedores e muitos deles têm receio em modernizar este recurso por acharem que irá custar muito dinheiro ou até mesmo por não terem certeza sobre como usar o novo dispositivo.

A acomodação também faz com que se continue utilizando um sistema ultrapassado, afinal, por que mexer em algo que está dando certo?

Mas não é bem assim, todo negócio precisa evoluir junto com o mercado e esta evolução irá impactar positivamente no desempenho.

Entenda as diferenças entre o uso da planilha e do sistema de gestão:

Facilidade de utilização

Utilizar uma planilha em um smartphone ou tablet pode ser muito complicado, este recurso serve mais para computadores, mas na correria do dia, trabalhando em uma loja, muitas vezes não temos tempo para sentar em frente a um notebook

Descomplique a gestão financeira do seu negócio utilizando um sistema que possibilite acesso tanto pelo computador como por smartphone ou tablet, o que dará mais liberdade e mobilidade aos controles.

Segurança

Com as planilhas podem ocorrer muitos erros, principalmente se mais de uma pessoa faz o controle das vendas.

Pode acontecer de preencher um campo errado, esquecer de adicionar algo, problemas no computador e até mesmo perder o documento. Além disso, as planilhas não são completas, o que pode comprometer a administração do seu negócio.

Já o sistema de gestão oferece todos os controles de forma automática, incluindo o backup de todas as informações. Ou seja, todos os dados importantes são criptografados dando muito mais segurança para o histórico de movimentações do seu negócio.

Suporte ao empreendedor

Caso surja alguma dúvida ou ocorra um problema com a sua planilha, a única ajuda que você conseguirá ter será através de pesquisas da internet, isso demanda tempo e muitas vezes não é eficaz, pois cada negócio pode possuir um problema único.

Os programas de gestão geralmente contam com suporte através de telefone, chat e email, o que facilita muito a solução de qualquer eventual problema.

Como escolher um bom sistema de controle vendas

Antes de escolher um bom sistema de controle de vendas, é necessário saber quais são as necessidades do seu negócio, para avaliar se as funcionalidades as contemplam. Mas em geral, opte por softwares que:

  • Ajudem o seu negócio com vendas e metas;
  • Apresentem relatórios e gráficos confiáveis;
  • Atendem o tipo de produto que você vende;
  • Tenham um custo acessível;
  • Sejam fáceis de contratar, intuitivos e práticos de usar.

PagVendas: um sistema tudo em um gratuito para quem usa as maquininhas PagSeguro

Tenha a facilidade de controlar as vendas, estoque e gestão do seu negócio na palma da sua mão. O PagVendas foi desenvolvido para facilitar o dia a dia do pequeno empreendedor e já vem integrado às maquininhas PagSeguro.

Vantagens de uma gestão completa e vendas em tempo real

Com o PagVendas é possível ter uma gestão completa do seu negócio e ainda economizar no bolso, já que com ele você não precisa de nenhum outro equipamento.

Ele possui integração direta com as nossas maquininhas, com isso você poderá contar com este sistema e todos os seus recursos para seu estabelecimento.

Ele já vem instalado dentro das Moderninhas X e Smart. Caso você tenha outra maquininha PagSeguro, não tem problema, você pode utilizar o PagVendas baixando o aplicativo e também pela Internet.

Veja o quanto você pode economizar usando o PagVendas:

Transforme a gestão do seu negócio com o PagVendas

Aprimore a rotina de trabalho sem gastar muito e sem bater a cabeça para fazer um controle de vendas e pagamentos completo, prático e seguro.

Com o PagVendas você pode:

  • Controle de frente de caixa em tempo real;
  • Registro e controle de produtos;
  • Gestão de estoque;
  • Controle de contatos de clientes;
  • Gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
  • Criação de Loja Online;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Extração de relatórios de vendas.

Clique aqui e conheça mais sobre o PagVendas!