Dicas para comprar com segurança: online e presencialmente

Resumo do texto

  • Confira dicas para fazer compras com segurança nas lojas virtuais;
  • Veja também quais são os cuidados ao comprar em lojas online;
  • E saiba como organizar suas compras para não gastar mais do que deveria.

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Comprar com segurança é muito importante, muitas vezes o comércio realiza diversas promoções com o objetivo de vender mais. Saiba aproveitar preços baratos sem cair em armadilhas ou acabar gastando mais do que deveria.

A seguir, confira nossas dicas para aproveitar bem os períodos promocionais e comprar com segurança, tanto em lojas físicas quanto no comércio online.

como comprar com segurança online e presencial

Comprar com segurança: é possível?

É possível! Mas é preciso entender que tanto lojas físicas quanto lojas online possuem suas peculiaridades. Por isso é necessário ficar atento a alguns detalhes e saber quais cuidados básicos tomar na hora de realizar a sua compra.

Saiba quando é possível e/ou necessário exigir seus direitos de consumidor em ambas as situações. A seguir, confira algumas dicas básicas e simples para comprar com segurança e evitar frustrações no futuro.

Como comprar pela Internet com segurança

Já foi o tempo em que comprar pela Internet era algo muito arriscado. Hoje em dia as lojas mais confiáveis estão presentes no e-commerce, mas é importante ficar atento com qualquer coisa que pareça suspeita, pois realizando uma compra online qualquer um está sujeito a golpes.

Veja abaixo as maiores reclamações dos consumidores quando se trata de reportar um problema com alguma compra feita online:

  • Não recebi o produto;
  • Recebi o produto com atraso;
  • Recebi o produto com defeito;
  • Recebi um modelo diferente;
  • Recebi um produto que não condiz com a foto ou especificações feitas pelo site da loja.

Como se proteger desses e outros problemas:

Desconfie de promoções milagrosas

Suspeite de promessas irreais e valores muito abaixo do preço do mercado, como já diria o famoso ditado, “o barato custa caro”. As chances de cair em golpes ou não receber o produto como descrito pela loja é muito grande, portanto, fique atento e duvide de ofertas absurdas!  

Conheça a loja em que irá comprar

Mesmo que você não seja um cliente, é importante conhecer a loja em que pretende comprar, pesquise sobre ela online, veja se tem relatos de reclamações, procure por avaliações dos produtos e confira os dados da loja na receita federal para conferir se as informações batem.

Guarde informações

Guarde todas as informações das suas compras efetuadas online, salve seus emails de confirmação da compra, dados da loja em que comprou, se possível tire um print screen (captura de tela) do seu carrinho de compras e do momento que realizou a compra, salve também informações sobre o pedido e promoções.

Fique atento aos seus direitos de compra online

Verifique as formas de pagamento aceitas pela loja, políticas de devolução do seu produto e reembolso do seu dinheiro. Se a loja só aceita um tipo de pagamento ou apenas transferência bancária já é um sinal de alerta. Não compre em lojas que não tenham uma política de devolução clara.

E fique de olho também no formato de entrega, opte sempre por entrega via Correios ou uma transportadora de confiança. Caso não conheça a empresa que fará a entrega, pesquise sobre ela.

Entre em contato com um responsável

Se ainda está na dúvida, entre em contato com um responsável. Não deixe de fazer perguntas sobre o produto que deseja comprar ou a própria loja. Toda loja possui um canal de comunicação, seja telefone ou email, entre em contato com eles antes de realizar a sua compra. Caso você não consiga falar com nenhum responsável, o ideal é não comprar nesta loja.

Comprando com segurança em loja física

Na loja física, existe a garantia de que você vai levar o produto que escolheu para casa, mas mesmo assim é possível cair em enganos, acabar gastando muito dinheiro ou até mesmo levar para casa um produto que não está em perfeitas condições.

Um dos grandes problemas com compras em lojas físicas é o atendimento ao cliente depois que a compra foi feita, seja ele por telefone, mensagem ou email, o SAC das lojas muitas vezes fazem você esperar horas para ser atendido ou falham com informações sobre a sua compra, gerando muita dor de cabeça ao consumidor.

E nesse caso, como se proteger?

Opte por lojas que você já conhece

Comprar em um lugar que você já tem confiança é o primeiro passo. Podem ser lojas que você já tenha comprado ou lojas indicadas por algum parente ou amigo, desta forma você já pode comprar com uma maior tranquilidade.

Desconfie de parcelamentos e descontos milagrosos

Muitas lojas físicas prometem descontos caso você compre determinado produto ou uma determinada quantidade de algum produto, mas nossa dica é que você desconfie de descontos que não são bem claros ou que exigem muitas coisas de você.

Não caia em parcelamentos longos ou possibilidade de pagamentos com a primeira parcela para meses depois da compra. Estas formas de pagamento geralmente possuem muitos juros e na ponta do lápis você pode acabar pagando até o dobro do valor da sua compra. Se for necessário fazer o pagamento em parcelas, sempre procure por parcelamentos sem juros.

Confira a qualidade do produto

Muitas vezes quando vemos uma foto ou vídeo de um produto, ou até mesmo vemos este produto na vitrine de uma loja, no momento de realizar a compra pessoalmente ele pode ser muito diferente.

Cheque sempre a qualidade do produto que irá levar, pegue o produto na mão, faça perguntas ao vendedor, leia a embalagem, confira se o produto está funcionando corretamente e confira também se a embalagem do produto está nova e selada.

Nota fiscal e garantia

Sempre exija nota fiscal das suas compras, a nota é uma garantia de que a compra foi realizada e que você vai levar este produto para casa. Em hipótese alguma, compre em lojas que não ofereçam nenhuma nota fiscal.

Informe-se se o produto possui garantia, caso você tenha que pagar a mais para ter uma garantia estendida, avalie se vale a pena e opte por isso.

Lembre-se, você tem o direito garantido por lei, de que a sua compra possui uma garantia e deve ser trocada caso for necessário, você tem 30 dias para reclamar de produtos não duráveis (como alimentos) e 90 dias para reclamar sobre produtos duráveis (como um eletrodoméstico) e realizar a troca.

Trocas e devoluções

Saiba como funciona para trocar ou devolver o produto na loja, confira o tempo máximo que você pode fazer essa devolução ou troca e em qual estado o produto deve estar. Saiba também quais documentos são necessários para fazer isso e em qual loja você poderá fazer.

Caso um produto esteja com defeito, nossas dicas são:

  1. Tire fotos e grave vídeos para mostrar a um atendente (caso ele peça);
  2. Guarde a embalagem do produto e documentos como nota fiscal e comprovante de garantia (caso haja), por algum tempo.

Não fique no vermelho!

Comprar é muito bom, ainda mais quando as lojas estão em ofertas de datas comemorativas. E agora que você já sabe como comprar de forma segura, vai ficar melhor ainda!

Então, é cada vez mais importante segurar a emoção e organizar as suas finanças antes de sair comprando tudo por aí e levar uma surpresa no final do mês.

Confira algumas dicas para comprar com planejamento e não entrar no vermelho:

  • Opte por quitar dívidas atuais antes;
  • Avalie se o que você quer comprar é realmente útil para você;
  • Planeje suas compras com listas e por ordem de prioridade;
  • Pesquise por preços em diferentes lojas;
  • Compare produtos de diferentes marcas entre si;
  • Analise a sua situação financeira.

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