Você sabe o que é DNI? Saiba tudo sobre o novo documento

Resumo do texto

  • Saiba o que é o DNI;
  • Entenda quando a identidade digital será emitida;
  • Descubra se o DNI vai substituir os documentos físicos.

 

O mundo está cada vez mais digital e as informações estão, em sua maioria, na palma da sua mão. Pensando nisso, o Governo Federal criou a identidade digital para facilitar a vida dos brasileiros e evitar que seja preciso ter vários documentos em seu bolso a todo momento.

O DNI promete facilitar a vida das pessoas reunindo todos os documentos em seu smartphone. Neste artigo, você vai entender o que é DNI, como emitir as principais vantagens da identidade digital.

Outros artigos que podem ser do seu interesse: 

Entenda o que é DNI, a nova Identidade Digital

Afinal, o que é DNI – Identidade Digital?

O Documento Nacional de Identificação é o documento que vai reunir todas as informações de registro da pessoa. Ele será válido em todo o país e será usado para apresentar qualquer dado. Nele, vai ser possível encontrar:

  1. Identidade (RG);
  2. CPF;
  3. Carteira de Motorista (CNH);
  4. Título de eleitor;
  5. Número do NIS/PIS/Pasep;
  6. Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  7. Certificado Militar;
  8. Documento de identidade profissional;
  9. Carteira Nacional de Saúde.

A previsão é que o documento comece a ser emitido a partir de março para os servidores da Justiça Eleitoral e outros órgãos públicos. A partir de agosto, cidadãos de Minas Gerais terão acesso ao DNI.

A previsão é de que, em fevereiro de 2023, ele já estará disponível para toda a população.

Entenda como o DNI funciona!

O DNI vai funcionar a partir de um aplicativo específico lançado pelo Governo Federal. Portanto, ele só vai poder ser usado em celulares ou tablets. Além disso, ele só pode ser instalado em um único aparelho. E, se por acaso, o aparelho for roubado ou perdido, é preciso acionar o TSE por e-mail ou telefone para tirar o DNI daquele smartphone.

Ao criar a identidade digital, o cidadão vai receber um novo número, de nove dígitos. Esse novo número não altera os antigos, como RG e CPF. A ideia é que, a partir de agora, você só precisa saber esse, porque “dentro dele”, estarão todos os outros.

Confira as principais vantagens da Identidade Digital!

Sabe quando você vai resolver algum problema e precisa carregar uma série de papéis e documentos? Isso vai acabar! Com a identidade digital todas as informações vão ficar reunidas em um único lugar. Veja algumas das vantagens, como:

Facilidade de acesso

Com alguns toques no celular, todos os documentos estarão na mão, seja CNH ou o Título de Eleitor! É só abrir o aplicativo que tudo vai estar ali.

O Documento é Nacional

O DNI será o mesmo em todo o país, por isso, não vai ser preciso transferir documentos ou tirar um novo no Estado em que for residir.

Mais segurança para seus dados

A nova identidade digital será protegida com senha, criada pelo usuário, além da digital, registrada no TRE. Toda vez que usar o aplicativo, o DNI vai gerar um QR-Code diferente. Assim, não vai ser possível apresentar um print da tela ao invés do original.

Como emitir o DNI?

Para fazer o Documento Nacional de Identificação, é preciso ter o cadastro biométrico atualizado, ou seja, o registro por digital. O passo a passo é o seguinte:

  1. Vá ao Tribunal Regional Eleitoral ou Instituto Geral de Perícias e faça o cadastramento biométrico;
  2. Em seguida, faça o download do aplicativo do DNI no celular, quando disponível;
  3. Vá, novamente, ao TRE para validar os dados;
  4. Pronto! A partir disso, já é possível usar o DNI.

O DNI vai substituir os documentos físicos? Entenda aqui!

Não! O objetivo do DNI é reunir todos os documentos em um único lugar. Sendo possível ser usada para substituir apenas na hora de apresentar.

Por exemplo, a CNH ainda é obrigatória para os motoristas. A única diferença é que, caso seja parado em uma blitz, o cidadão não precisa mostrar a carteira de motorista, basta apresentar o DNI que, dentro dele, já vai ter o registro.

De forma resumida, a identidade digital funciona como uma grande carteira de documentos.

Entenda o que é o DNI!

Neste artigo, apresentamos a Identidade Digital brasileira. Sobre o Documento Nacional de Identificação, o DNI, é preciso saber:

  • O DNI será totalmente digital e pretende reunir todos os outros documentos dos brasileiros;
  • Ele é nacional e poderá ser usado em qualquer Estado, sem necessidade de transferências;
  • Para usar, é preciso ter o cadastro biométrico em dia no TRE. Procure o mais próximo de você e atualize as informações;
  • A Identidade Digital não substitui os documentos físicos, apenas reúne todos eles em um único lugar.