Está com o nome sujo? Saiba como fazer a consulta e limpar seu nome!

Resumo do texto

  • Entenda o que significa estar com nome sujo e saiba como consultar;
  • Conheça o Score da Serasa e saiba o que ele pode indicar;
  • Veja 5 dicas para limpar seu nome e organizar suas finanças.

Planilha de Gastos Mensal: sua companheira de organização!

 

As famílias brasileiras estão perdendo o sono por causa das dívidas. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), quase 80% dos brasileiros têm débitos a vencer.

Atrasar contas e boletos pode acontecer com todo mundo, mas se essa dívida se prolongar demais, acabará gerando um problema maior: o nome sujo. 

Ficar com o CPF negativado pode atrapalhar na hora de conseguir crédito, financiamento ou abrir um crediário. Por isso, é importante saber se o nome está sujo e como limpar!

O que significa e como saber se meu nome está sujo?

Ter o nome sujo na praça significa que você não pagou alguma conta e a empresa te incluiu no registro de devedores. Ou seja, é uma forma de “avisar” a outras empresas quem é devedor.

Mas calma! Antes do nome e CPF serem incluídos na lista de devedores, o cidadão receberá um comunicado oficial, com a cobrança da dívida. E só então, depois dessa notificação, se não houver pagamento, o nome ficará sujo.

Pode acontecer da notificação não chegar como deveria e o nome acabar indo parar no SPC ou Serasa, órgãos de análise de crédito. Na dúvida, você pode consultar se seu nome está sujo e saber qual empresa te colocou lá! Essa consulta é feita no site da Serasa!

O que é a Serasa?

Ao contrário do que muita gente pensa, a Serasa não é um órgão governamental. É uma empresa privada que oferece um sistema para análise de crédito. De acordo com dados oficiais, são feitas mais de 6 milhões de consultas todo dia. 

Ela foi fundada para criar um padrão de formulários e agilizar decisões bancárias. Hoje, além de permitir a consulta do nome sujo, tem uma área destinada ao consumidor, em que oferece ajuda para quitar dívidas, com negociação e parcelamento.

Como as consultas são feitas?

A consulta na Serasa é a busca por um CPF no banco de dados da empresa para saber a situação do usuário. Ou seja, conhecer o histórico daquela pessoa e sua reputação como pagador no mercado.

Para isso, é só fazer o seguinte:

  1. Acesse o site da Serasa;
  2. Informe o seu CPF;
  3. Caso seja a primeira vez, é preciso fazer um cadastro simples;
  4. Após o cadastro, insira o CPF e senha criada;
  5. Clique em “Meu CPF” e realize a consulta!

Na análise, você também consegue visualizar o score de crédito, uma pontuação que cada um de nós tem e que mostra se somos confiáveis ou não. Quanto mais alto o número, melhor!

Como funciona o Score da Serasa?

O score funciona com base em um sistema que vai de 0 a 1000. A pontuação cai ou aumenta de acordo com vários critérios que envolvem desde as dívidas até o histórico de pagamento das faturas do cartão de crédito. Ela pode ser dividida em três grupos:

  1. até 300 pontos;
  2. entre 300 e 700 pontos;
  3. acima de 700.

Para que você seja considerado de baixo risco, é importante estar no terceiro grupo.

Mas atenção! Um bom score não é garantia na hora de negociar com uma empresa. Ela pode adotar outros critérios e fazer consulta em outros órgãos, como Boa Vista e SPC.

Como aumentar minha pontuação?

Fez a consulta na Serasa e descobriu que está com nome sujo e pontuação baixa? É possível melhorar sua reputação com algumas atitudes básicas na rotina:

  • Manter os dados de cadastro atualizados;
  • Pagar faturas de cartão de crédito em dia;
  • Ter limite de cheque especial disponível;
  • Participar do Cadastro Positivo.

O que é a análise de crédito e como funciona?

A análise de crédito é quando uma empresa avalia se o cliente consegue pagar por aquilo que está pedindo. Normalmente, ela é feita antes de liberar empréstimos, financiamentos, aumento de limite de crédito e até abertura de conta corrente. O que é levado em consideração na análise de crédito?

  • Dados cadastrais;
  • Restrições;
  • Perfil de crédito;
  • Renda.

Nome sujo? Confira dicas para organizar sua vida financeira e se livrar das dívidas!

Se você deixou de pagar alguma conta ou boleto e a empresa colocou seu nome no Serasa, é hora de respirar fundo e resolver essa pendência.

Afinal, enquanto estiver negativado, o acesso a empréstimos e limite de crédito será dificultado!

Confira 5 dicas para “arrumar a casa” e limpar seu nome!

Entenda a sua dívida

Saiba o tipo de débito que você tem e qual o tamanho dele. Não esqueça de analisar as taxas de juros para saber quanto sua dívida cresce mês a mês e qual o CET (Custo Efetivo Total).

Faça um planejamento financeiro

Tenha maior controle sobre quanto você ganha e gasta por mês. Não deixe de considerar todas as suas contas fixas e variáveis para entender quanto sobra. Assim, será possível encaixar parcelas da dívida que cabem no seu bolso!

Negocie se for preciso

Muitas empresas negociam dívidas. Eles preferem rever o valor de pagamento do que ficar sem receber. Se você não está conseguindo arcar com as despesas mensais, vá à empresa que deve e tente renegociar as parcelas. Jogar limpo nesses casos é a melhor saída!

Fique em dia com instituições financeiras e bancos

Dê prioridade para as contas de instituições financeiras e bancos. Assim, você terá crédito disponível e, até mesmo, empréstimos para quitar outras eventuais dívidas.

Aproveite descontos

A própria Serasa oferece oportunidades de desconto para quitar suas dívidas. Os famosos “feirões” podem ser uma porta aberta para pagar menos e limpar seu nome.

Organize sua vida financeira com a Planilha de Gastos do PagBank!

A gente sabe que organizar o fluxo de dinheiro nem sempre é fácil. As contas vencem em momentos diferentes do mês, existem gastos no crédito e outros no débito e sempre tem aquelas despesas que parecem pequenas, mas fazem diferença no final.

Mas, se você não quer ficar negativado ou está no processo de pagamento das dívidas para limpar o seu nome, precisa se atentar a esse controle. É neste ponto que entra a Planilha de Gastos Mensais do PagBank.

Com ela, é possível adicionar os ganhos e todas as suas despesas e gastos. Tanto aquelas fixas, quanto as que mudam de mês para mês. Assim, você conseguirá encaixar o pagamento de parcelas de dívidas e, talvez, começar uma reserva financeira!

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos do PagBank!