Saiba como contestar lançamentos do cartão!

Resumo do texto

  • Entenda o que significa contestar um lançamento do cartão;
  • Veja quais situações permitem contestação;
  • Qual o prazo para realizar uma contestação no PagBank?
  • Saiba como fazer uma contestação no PagBank.

 

As compras com cartão são um dos métodos de pagamento mais usados pelos brasileiros. Isso porque, esse modelo oferece várias vantagens, como agilidade na hora de pagar e opções de parcelamento.

Além disso, em caso de desacordos comerciais, erros de processamento e/ou compras não reconhecidas, o usuário pode contestar o lançamento junto ao emissor do cartão.

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O que significa contestar uma compra no cartão?

Uma contestação ocorre quando o portador entra em contato com o emissor do cartão questionando um lançamento em conta ou fatura.

Após analisar a reclamação, sendo procedente, o emissor iniciará o processo de chargeback/disputa para tentar recuperar os valores para o portador do cartão.

Durante este processo, um crédito em confiança pode ser concedido (reembolso provisório), porém, caso a contestação não seja acatada, o valor creditado pode ser revertido.

Contestar Compra no Cartão de Crédito

Em que situações é possível fazer uma contestação?

O portador do cartão pode realizar uma contestação nas seguintes situações:

  • Não reconhece a compra ou o lançamento em sua fatura;
  • Não recebeu o produto/serviço;
  • Recebeu o produto/serviço em desconformidade ao que foi ofertado pelo vendedor;
  • Solicitou o cancelamento ou devolveu o produto, mas não recebeu o estorno;
  • Foi cobrado um valor divergente;
  • O pagamento foi processado mais de uma vez no cartão ou com um dos pagamentos feitos por outros meios (em dinheiro ou PIX, por exemplo);
  • Cédulas não liberadas em caso de saque.

Qual o prazo para fazer uma contestação no PagBank?

As contestações devem ser feitas em até 90 dias a partir da data do lançamento em conta ou fatura.

Em casos de desacordo comercial esse prazo pode variar, já que a data contabilizada poderá ser a de recebimento do produto.

A partir da solicitação é iniciado um processo de análise, cuja resposta pode ocorrer entre 45 e 60 dias.

Como fazer uma contestação no PagBank?

Para iniciar uma contestação, é necessário entrar em contato conosco através da Central de Atendimento PagBank.

Lembrando que em caso de desacordo comercial, você deve tentar solucionar o problema junto ao estabelecimento comercial, antes de entrar em contato com o PagBank.

Reúna as evidências que justifiquem sua contestação (fotos do item quebrado, contrato, nota fiscal, comprovante de cancelamento, troca de mensagens, entre outros) pois serão necessárias para abertura do caso.

Em caso de perda/roubo, não esqueça de solicitar o cancelamento imediato do cartão e abrir Boletim de Ocorrência.