Resumo do texto

  • Cartão de crédito pode ser muito útil e ajudar você com suas finanças, mas, se não for controlado, as dívidas podem surgir;
  • Ninguém gosta de dívidas, portanto, para não se enrolar com o cartão, basta usá-lo com cautela;
  • Veja algumas dicas para usar seu cartão com consciência e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o Cartão de Crédito PagBank!

 

Todo mundo conhece alguém (ou é esse alguém) que já se enrolou com o cartão. É aquela velha história de ir comprando sem ver o dinheiro sair da conta na hora, acumulando parcelas e, quando chega a fatura, vem o susto.

Nosso papel junto aos clientes e interessados em nossas ferramentas não é apenas apresentá-los. Por isso, somos uma fonte confiável de informações sobre educação financeira e empreendedorismo, e aqui no Blog você encontra dicas quentes e práticas para você se organizar.

É por isso que separamos esse conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre cartão de crédito e como você pode fazer um uso consciente e seguro dele.

Prepare-se para tirar as suas dúvidas e aprender um pouco mais sobre como fazer o seu cartão ser um grande parceiro e não um desafio para suas contas.

O que você precisa saber para usar seu cartão de crédito com cautela

Vamos listar algumas as atitudes que você pode adotar para manter seu cartão sempre bem controlado.

1. Fique de olho no vencimento da fatura

Ficar de olho na fatura e pagar antes do vencimento é a primeira etapa para evitar dívidas no cartão. Os juros cobrados nesse tipo de cartão são mais altos, portanto, se você esquecer de pagar a fatura, isso será o início do acúmulo de juros.

Por isso, faça o pagamento sempre antes da data ou, no máximo, no dia do vencimento, assim você nunca precisa se preocupar com multas e juros.

2. Anote e controle todos os seus gastos

É importante anotar e ter controle sobre todos os gastos que você tem no cartão de crédito. Você não deve esperar a fatura chegar para saber quanto gastou com o cartão, o ideal é já ter uma ideia antes de receber o boleto.

Aqui vai uma super dica para você: clientes PagBank podem acompanhar todas as compras feitas com o Cartão de Crédito PagBank direto no super app, o que deixa esse controle bem mais prático.

Se você deseja contar com a melhor forma de gerenciar seu dinheiro, basta baixar o super app e abrir a sua conta em poucos minutos.

3. Estabeleça um teto máximo para compras

Para não perder o controle e gastar demais com compras, é importante colocar um limite para elas. A dica aqui é analisar quanto você ganha e definir um valor máximo para consumir por mês.

Em seguida, é só ficar de olho nos gastos e anotar as despesas para não ultrapassar o limite que você criou.  Uma boa forma de não ultrapassar o seu teto é usar a função de ajustes do limite do cartão!

4. Pense antes de parcelar

Parcelas pegam o valor total de uma compra e diluem ao longo dos meses. Se você faz isso com frequência, sua fatura é cheia de pequenas prestações, que ficam se arrastando sem necessidade. Antes de parcelar, faça as contas, veja se você vai pagar juros e avalie se não é melhor se apertar um pouco em um mês do que pagar um pouco durante muito tempo.

5. Não peça diversos cartões

Cartões de crédito antes eram considerados produtos de banco, mas hoje, até lojas de departamento conseguem emitir um cartão de crédito para você (inclusive que serve para usar fora da própria loja). E se tem muito cartão disponível por aí, isso não significa que você precisa ter todos eles.

Algumas pessoas gostam de ter mais de um cartão por conta do limite, porém, ter mais de um cartão significa mais desafios para controlar suas finanças. Para usar o cartão de crédito com cautela, o ideal é ter um só, concentrando tudo dentro de uma mesma fatura.

6. Não empreste seu cartão

Você é do tipo amigão, que ajuda seus colegas e parentes a fazer compras parceladas usando seu cartão? Bom, é importante que você saiba que isso é um grande risco. Emprestar o cartão faz com que você não tenha total domínio sobre o que está sendo comprado em seu nome, e isso pode ser uma cilada.

Se você não consegue evitar de emprestar seu cartão para sua família, tente, pelo menos, não deixar que isso se torne um hábito, e faça um bom controle dessas dívidas de terceiros para não ter que arcar com contas que não são suas!

7. Não realize saques com seu cartão de crédito

Saques feitos com cartão de crédito entram para a sua fatura mensal, com isso, mais dinheiro vai se acumulando nessa conta. Fique muito atento quando precisar fazer esse tipo de saque para que você não estoure o limite do seu cartão ou faça saques demais e fique sem poder pagar outras coisas importantes usando seu cartão de crédito.

Não se esqueça que usar o crédito como opção para saques gera uma taxa considerável, que você não deve ficar pagando toda vez que precisar sacar dinheiro. Sendo assim, se precisar fazer um saque, já retire uma quantia maior para não precisar pagar a taxa outra vez.

8. Compre online apenas de sites seguros

Essa dica vale ouro! Sites não confiáveis conseguem enganar o consumidor e captar todos os dados do cartão (inclusive o código de segurança). Com todos esses dados, os golpistas conseguem comprar muita coisa com seu cartão, e receber esse dinheiro de volta vai dar uma grande dor de cabeça.

Se ter dívidas no cartão que pertencem a amigos e familiares já é chato, imagina pagar conta de quem usou seu cartão ilegalmente? Para fugir dessa roubada, fique muito atento aos sites que você faz compras.

Uma sacada interessante para fugir dos golpes é usar o cartão virtual. Ele é como uma cópia digital do seu cartão, porém, aquele código de segurança (chamado de CVV) muda a cada 24 horas, assim, caso os dados do seu cartão caiam em mãos erradas, não será possível finalizar qualquer compra ou transação, já que o código de segurança mudou.

Tire suas dúvidas sobre o Cartão de Crédito PagBank

Cartões de crédito funcionam de forma parecida, mas não são todos iguais. O Cartão de Crédito PagBank surgiu para ser um grande aliado do seu controle financeiro, somando forças com os outros cartões que você pode ter: o Cartão da Conta e o Cartão Pré-Pago.

Abaixo, vamos responder às principais dúvidas sobre o Cartão de Crédito PagBank!

Preciso ter uma conta para usar o cartão?

Sim, mas fique tranquilo que abrir sua conta no PagBank é algo que você pode fazer sentado aí no seu sofá. Basta baixar o super app, fazer o cadastro e a ativação e pronto. E o melhor é que a conta é grátis, não tem nenhum tipo de taxa e rende 10% melhor que uma poupança.

Abra uma conta grátis no PagBank!

 

Como faço para pedir o meu cartão?

O Cartão de Crédito PagBank está sendo liberado para os clientes aos poucos, já que é preciso ser feita uma análise de crédito antes da liberação, portanto, se você quer acelerar o recebimento do seu, vale a pena usar os recursos da conta PagBank, como a portabilidade de salário e as aplicações em CDB.

Tenho que enviar algum documento para receber o cartão?

Não, tudo o que você enviou de documentação quando abriu sua conta PagBank já é o bastante.

Quais fatores determinam o limite de crédito?

O limite do seu cartão é determinado por avaliação interna, porém, para que você não fique sem limite, é possível fazer o pagamento adiantado de fatura fechada ou pagamento avulso. Descubra tudo sobre o pagamento adiantado aqui.

Quando a fatura e anuidade devem ser pagas?

Anuidade aqui no PagBank não existe! Não fazemos esse tipo de cobrança. Em relação ao cartão, você só paga a fatura, e a data de vencimento é escolhida por você.

Que tipo de compra é aconselhado pagar com cartão?

O Cartão de Crédito PagBank é o único dos nossos cartões que permite compras parceladas. Porém, elas devem ser feitas com cautela para você não comprometer sua saúde financeira.

Então se o que você quer é controle total das suas compras, sem fatura nem pagamentos após as compras, então, vale a pena ter um Cartão Pré-Pago PagBank. Com ele você só gasta ou saca o valor que for inserido, ou seja, é para ficar com tudo bem controladinho.

Agora, para as compras do dia a dia, vale a pena usar o Cartão da Conta PagBank, que usa o saldo da sua conta para as compras e pagamentos, igual a um cartão de débito comum (a única diferença do Cartão PagBank é que você “passa” no crédito, mas a compra é paga no débito).

Quais são as taxas cobradas para usar o cartão?

Nenhuma! Não cobramos taxas nem anuidade pelo uso do cartão de crédito.

É possível cancelar a qualquer momento o cartão?

Sim, basta ir até a aba Cartões do seu super app, acessar o cartão e pedir o cancelamento. Você só terá que pagar as faturas em aberto antes do cancelamento.

E no caso de roubo/extravio, o que fazer?

Se isso acontecer, fique tranquilo! Basta acessar o PagBank diretamente pelo super app. Veja aqui como fazer para cancelar ou bloquear seu Cartão de Crédito PagBank.

Qual é a vantagem de um cartão internacional?

O cartão internacional permite compras e até saques no exterior, com isso, caso você precise viajar para fora do Brasil, a administração das suas compras fica mais simples e controlada.

Comece sua jornada no mundo dos cartões com o PagBank

Para ter o Cartão de crédito PagBank,  você precisa movimentar sua conta e usar os nossos serviços até a aprovação. Porém, não é preciso ficar sem cartão até lá. Se você ainda não tem o costume de usar cartões, nossa sugestão é o Cartão Pré-Pago PagBank e o Cartão da Conta.

Conheça todos os Cartões do PagBank clicando aqui.

Eles permitem que você faça compras e saques usando apenas o valor que você creditou (no caso do Pré-Pago) ou então com o saldo da sua conta PagBank. Com isso, as chances de ser pego de surpresa com contas mais altas do que o esperado cai para zero.

Além de serem mais controláveis, o Cartão Pré-Pago e o Cartão da Conta permitem que você consiga fazer algumas compras que só são possíveis com um Cartão de Crédito, como a assinatura de serviços online, como Netflix e Spotify, e usar aplicativos como o Uber.

Para fazer o pedido do seu Cartão Pré-Pago ou do seu Cartão da Conta é bem fácil, basta acessar a aba Cartões do super app PagBank e pedir o seu. Se você ainda não é nosso cliente, tá esperando o quê? Abra agora mesmo a sua conta no PagBank!

Baixe grátis o super app PagBank!