Golpe do Boleto Falso: saiba como identificar e não caia nessa!

Resumo do texto

  • Como funciona o golpe do Boleto Falso?
  • Saiba como identificar sinais de falsidade em um boleto bancário;
  • Veja as principais características do boleto PagBank.

PagBank: conta digital segura e grátis!

 

Os boletos fazem parte do dia a dia do brasileiro. Segundo o Banco Central, foram mais de 2 milhões de boletos emitidos nos três primeiros meses de 2022.

E justamente por ser um meio tão usado, o golpe do boleto falso acabou se popularizando e dando dor de cabeça para muita gente! Segundo a Serasa, em 2021, foram registradas 4,1 milhões de movimentações suspeitas com boletos bancários.

Para se proteger, é importante aprender a identificar se o boleto é falso e se prevenir dos principais tipos de golpe. Confira no texto as informações que podem te ajudar a não ter prejuízo ao usar boleto bancário!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

golpe do boleto falso - min

Como funciona o golpe do boleto falso?

Um dos golpes do boleto falso utiliza dados pessoais disponíveis na internet para enviar uma cobrança fingindo ser uma empresa que você utiliza.

Por exemplo, se o seu provedor de internet é a empresa X, os criminosos criam um boleto bancário com a marca da empresa e enviam para você pagar. Dessa forma, o dinheiro vai para a conta deles e não para a empresa X.

Esse exemplo acima é bem comum, mas infelizmente, não é o único. O boleto falso pode ser gerado ao comprar em uma loja virtual falsa. Neste caso, é criada uma loja igual a uma que já é conhecida, com produtos que tenham valores atrativos, mas apenas para pagamento em boleto.

Como saber se o boleto é falso?

Você deve estar assustado e com medo de usar boleto bancário novamente. Mas, calma! Apesar do golpe do boleto falso existir, é possível se prevenir seguindo algumas dicas. Veja as principais formas de identificar um boleto falso:

1. Confirme se os dados estão corretos antes de pagar

O primeiro passo é confirmar todos os dados que estão no boleto, mas também na hora do pagamento! Veja se os dados que aparecem antes da confirmação do pagamento batem com aquilo que está no papel (ou no arquivo digital).

Confirme qual empresa vai receber o dinheiro e fique atento para qualquer coisa que esteja fora do normal.

Se for fazer o pagamento em uma lotérica, não deixe de perguntar ao atendente se os dados batem.

Código do banco: o que é e como identificá-lo?

Um dos dados a serem verificados é o código do banco. São os 3 primeiros dígitos do número do código de barras. Essa informação pode ser verificada no site da Febraban. Veja se o dado bate com o banco emissor do boleto.

2. Cheque se o valor cobrado faz sentido

Muitas vezes, na correria do dia a dia, o acúmulo de boletos a serem pagos nos faz cair em golpes. Na hora de fazer a leitura do boleto, veja se o valor cobrado faz sentido. Mesmo que a diferença seja pequena, esse pode ser um sinal de que algo está errado. Na dúvida, entre em contato com a empresa para confirmar a emissão daquela cobrança.

3. Confira o código de barras

Aquelas barras pretas são a codificação do pagamento. Os boletos falsos costumam apresentar problemas no código. Então, se você vai pagar e o aplicativo do celular não consegue fazer a leitura corretamente, fique atento! Isso pode ser um sinal de que o boleto é falso.

4. Certifique de que você recebeu o boleto de uma fonte segura

Alguns dados de contato são facilmente encontrados na internet. Seu e-mail e WhatsApp podem ser usados por criminosos para enviar um boleto falso. Portanto, ao receber um documento de cobrança, tenha atenção para o e-mail remetente e o número usado no WhatsApp.

A maioria das empresas já possuem aplicativos para que você emita a segunda via do boleto ou faça o pagamento direto por lá. Procure usar o canal oficial para baixar o boleto bancário.

5. Procure por possíveis erros de digitação

Não deixe passar nada! Ao verificar as informações do boleto, procure por letras faltando ou espaço demais entre uma palavra e outra. Esses detalhes podem ser o sinal de que aquele boleto é falso.

6. Opte pelo débito automático, quando possível

Para o pagamento recorrente de serviços de internet, telefonia e televisão, por exemplo, opte pelo débito automático. Além de ser mais seguro do que o boleto bancário, você foge daquele esquecimento que acaba gerando pagamento de multas e juros.

Como identificar os boletos do PagBank? Confira as dicas de segurança!

Para você ficar tranquilo toda vez que tiver um boleto do PagBank, veja as principais características dele:

  • Confirme se o beneficiário é o PagBank;
  • Verifique se o seu nome e CPF estão corretos;

Qualquer coisa diferente disso, procure confirmar quem enviou o boleto para saber se as informações estão corretas!

Tenha mais segurança e praticidade com a conta digital PagBank

Os boletos bancários seguem sendo importantes para a vida do brasileiro. Mas, com um banco digital e gratuito como o PagBank, você pode aproveitar outros meios de pagamento e transferência.

Só quem tem conta PagBank, tem acesso a:

  • TED e Pix ilimitados;
  • Cartão internacional grátis e sem anuidade;
  • Saque na rede Banco24Horas;
  • Pagamento de contas e boletos;
  • Depósito por boleto.

Aproveite todas as possibilidades da conta PagBank!