Descubra como guardar dinheiro para pagar sua faculdade

Resumo do texto

  • Veja como iniciar um planejamento financeiro para a faculdade;
  • Aprenda dicas importantes para guardar dinheiro para os estudos;
  • Conheça os principais programas de bolsas e financiamento estudantil.

 

Sonha em entrar na Universidade, mas não sabe se vai conseguir pagar? Começar uma graduação mexe no bolso, já que essa etapa da vida exige organização por um longo período.

E não estamos falando apenas da mensalidade. Os gastos incluem transporte, impressões, materiais, livros e alimentação. Para realizar esse sonho com tranquilidade e sem dívidas, o segredo está em criar um bom planejamento financeiro.

Confira algumas dicas importantes para juntar dinheiro e conseguir pagar a faculdade. 

Boa leitura!

como guardar dinheiro pra faculdade

Como posso iniciar um planejamento financeiro pessoal?

Para iniciar o planejamento é preciso entender o seu momento, ou seja, se o dinheiro é contadinho, se está enrolado com dívidas ou se já poupa um pouco por mês.

Veja como anda o seu bolso e defina onde quer chegar, o objetivo precisa ser claro, como por exemplo: “preciso ter as quatro primeiras mensalidades antes de começar o curso, por garantia”, o que é uma meta ideal. Com essas informações já é possível começar o plano para economizar.

Se está endividado ou nem sabe para onde vai o dinheiro todo mês, comece se organizando. Com a nossa planilha para controle de gastos você vai começar a entender a situação, nela deve escrever tudo o que ganhou e gastou ao longo do mês. Depois disso estará pronto para começar o planejamento financeiro. Clique na imagem abaixo e baixe nossa planilha de gastos pessoais.

planilha de gastos

4 dicas importantes de como conseguir pagar a faculdade

Corte os gastos desnecessários

Em uma planilha, aplicativo ou mesmo no papel, anote todos os gastos e não deixe nada de fora, nem mesmo a garrafinha de água comprada na rua. Com todas as despesas listadas fica mais fácil ver o que pode ser cortado ou diminuído.

A principal dica aqui é pensar no futuro, ainda que isso signifique deixar de gastar com alguns itens hoje, mesmo que sejam coisas pequenas.

Tente encontrar uma renda extra

Quem não tem um amigo ou conhecido que vende docinhos ou cosméticos para conseguir dinheiro extra? Você também pode fazer isso. Existem muitas opções para ter uma grana a mais, como por exemplo: 

  • vender roupas e utensílios que tem em casa e não usa mais;
  • dar aulas de idiomas ou qualquer assunto que tem domínio;
  • passear com cachorros dos vizinhos e conhecidos;
  • usar o carro ou moto para trabalhar com transporte de passageiros ou entregas;
  • fazer doces e salgados para vender no trabalho ou na vizinhança.

Defina metas e invista uma parte do seu dinheiro

Pague todas as suas contas do mês e reserve um pouco para investir, mesmo que o valor seja pequeno, o importante é começar. Nunca invista somente “se sobrar”, o ideal é separar uma parte logo que recebe. Lembre que todo esse planejamento é com foco no seu futuro e no seu estudo. 

Inscreva-se em programas de bolsas e financiamentos

Pesquise sobre as instituições e as possibilidades. Existem muitos programas de bolsas disponíveis, que usam a nota do Enem ou a nota do vestibular para distribuir bolsas.

Não esqueça de consultar os financiamentos estudantis, que são empréstimos para pagar as mensalidades do curso. Geralmente nesse tipo de financiamento o estudante só começa o pagamento depois da graduação, o que permite que se organize durante o curso para economizar e quitar as parcelas.

Quais as principais opções de bolsas e financiamentos de estudos?

Existem várias opções públicas e privadas de financiamento e bolsas para universidades, que podem ajudar na missão de pagar a faculdade. Conheça algumas:

Fies

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é o programa do governo focado em pessoas de baixa renda que desejam entrar em universidades particulares. Ele funciona como um tipo de empréstimo.

Para fazer parte do programa é preciso que a renda familiar seja menor do que três salários mínimos. Também é necessário atingir a nota mínima de 450 pontos no Enem e não zerar a redação. Veja mais informações no site do Fies.

Prouni

A mais conhecida é o Prouni (Programa Universidade para Todos), programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares. Elas podem ser de 100% ou 50%.

Para conseguir bolsa do ProUni é preciso ter nota mínima de 450 pontos no Enem e não zerar a redação.

A renda familiar mensal para ter direito a 100% de bolsa é de um salário mínimo e meio por pessoa. Para bolsas de 50%, a renda familiar mensal deve ser de até 3 salários mínimos.

Além desses critérios, quem quiser participar do Prouni deve ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista em colégios particulares. Acesse o site para saber mais.

Crédito universitário

Este programa é parecido com o Fies, porém, é oferecido por empresas privadas, principalmente bancos e faculdades. 

Os prazos para pagamento e as condições para conseguir o empréstimo variam em cada instituição, por isso, vale analisar e decidir qual a melhor opção.

Dê rendimento ao seu dinheiro para a faculdade com o super app PagBank

O PagBank é um banco completo e grátis na palma da sua mão, um aliado importante de quem tem o sonho de fazer uma faculdade. Aqui você guarda suas economias em uma conta que rende mais que a poupança e pode investir para ter ainda mais retorno.

Dentro do super app PagBank, você encontra os diversas oportunidades de investimento, ideais para quem nunca investiu e procura um jeito fácil de começar. Clique aqui e conheça!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”