Resumo do texto

  • Aprenda a utilizar nossas planilhas de gastos para controlar seus ganhos e despesas;
  • Descubra os benefícios de usar uma planilha de controle de gastos;
  • Confira algumas dicas para não perder o foco no controle financeiro.

Baixe grátis o super app PagBank!

 

Todo mundo precisa ter uma planilha de gastos pessoais, não importa quanto dinheiro ganha ou o tamanho dos seus gastos.

Se você quer ter as contas em dia e até mesmo conseguir poupar para investir, precisa trazer o controle financeiro para o seu dia a dia.

Pensando em te ajudar, disponibilizamos, gratuitamente, planilhas para controle de gastos, basta clicar no botão abaixo para realizar o download!

Baixe gratuitamente a sua planilha anual de controle de gastos

Baixe gratuitamente a sua planilha mensal de controle de gastos

O que é uma planilha de gastos?

É uma planilha para fazer o seu planejamento financeiro pessoal, onde você pode anotar tudo que ganha, gasta e as emergências financeiras de um determinado período. 

Com ela fica muito mais fácil se organizar, seja para quitar dívidas ou criar a sua reserva financeira.

Para a planilha de gastos ser eficiente é muito importante anotar tudo, desde as contas básicas, como energia e água, até aquela ida rápida ao mercado para comprar poucos produtos.

Desta forma, ela soma ou diminui os valores e você terá a visão correta da sua relação com o dinheiro.

Como funciona a planilha de gastos do PagBank PagSeguro?

Agora que você já sabe o que é uma planilha de gastos e os benefícios de usá-la, vamos te explicar como preencher.

  • receitas: todo dinheiro que você recebe, como o salário, alguma renda extra ou até valores que receba de presente;
  • investimentos: coloque tudo o que você tem investido ou guardado;
  • despesas fixas: todos os gastos mensais que não mudam de valor com frequência, como aluguel, mensalidade escolar e plano de internet e TV;
  • despesas variáveis: gastos que sempre estão presentes, mas não possuem um valor fixo, como energia, água, mercado, transporte.

Como a planilha de controle de gastos pode me ajudar?

Para não terminar o mês no vermelho é preciso gastar apenas o que se ganha e, para isso, o planejamento financeiro é muito importante, ainda mais se você quer ter reservas para o futuro.

Administrar o seu dinheiro precisa fazer parte da rotina e nada melhor do que uma planilha de gastos para te ajudar nessa tarefa.

Conheça os principais benefícios de usar essa planilha: 

Saber para onde vai o seu dinheiro

Entender onde e como você gasta te ajuda a melhorar o seu controle financeiro. Então, o ideal é separar suas despesas entre: básicas, emergenciais e variáveis.

Assim você pode deixar de gastar com coisas que te atrapalham a investir e fazer seu dinheiro render mais.

Facilidade para entender e identificar seus gastos mais pesados

Identificando despesas é possível descobrir quais são seus maiores desafios para guardar dinheiro. A planilha de gastos ajuda a controlar desde as despesas mais  caras até as despesas mais baratas, como aquela comprinhas pequenas do dia a dia.

Por mais que esses gastos estejam sempre presentes, é quando você faz a soma deles que tem noção de quanto é preciso economizar para dar conta de tudo (ou quanto você precisa faturar no seu negócio para cumprir todas essas obrigações).

Oportunidade de controlar o que você ganha

Com a planilha de gastos, você também consegue organizar melhor o seu salário, registrando tudo o que você recebeu no mês.

Controle simples e rápido

Com uma planilha de gastos pronta (como a nossa), você não precisa criar do zero e já parte direto para ação. 

E quando você insere o controle financeiro na sua rotina, fica ainda mais fácil perceber como ela agiliza essa tarefa e reduz o tempo gasto todos os dias com o controle das finanças.

Dicas para colocar em prática o controle financeiro

Confira algumas orientações para fazer o seu controle de gastos da melhor maneira:

Livre-se das dívidas

Antes de tudo pague todas as dívidas, pois elas atrapalham a organização financeira. Veja quais são as contas em aberto, verifique quais possuem juros mais altos e pague-as primeiro. Você também pode renegociar essas dívidas para conseguir descontos.

Depois disso, tome cuidado para não se endividar novamente.

Saiba distribuir os gastos

Divida seu dinheiro para cada tipo de gasto, assim fica mais fácil planejar as despesas de acordo com o que é mais importante.

Para isso, sugerimos usar o método 50-30-20, que consiste em utilizar 50% do seu salário para os gastos da casa, como energia, internet, aluguel, alimentação e plano de saúde, 30% para ser gasto com lazer e supérfluos e 20% é o valor a ser poupado para o seu futuro e você deve guardar todo mês.

Estabeleça metas de economia

Além dos 20% que você deve poupar todo mês, é interessante encontrar outras maneiras de economizar para realizar seus objetivos em um menor tempo.

Divida suas metas entre curto, médio e longo prazo e defina um valor para poupar mensalmente para cada uma delas. As suas metas podem ser qualquer coisa, desde algo simples como trocar de celular, até um grande sonho.

Reserve dinheiro para emergências

Imprevistos financeiros acontecem, e, para passar por essas situações sem dores de cabeça, ter uma reserva de emergência é importante.

O valor ideal dessa economia, segundo os especialistas, é de três a seis vezes a quantia dos gastos mensais.

Estude sobre investimentos

Estudando sobre investimentos e finanças você aprende a criar estratégias para economizar.

Com um bom conhecimento sobre finanças pessoais é possível fazer as melhores escolhas para seu dinheiro, evitar dívidas, montar uma reserva de emergência e colocar o plano de investimentos em prática.

Clique aqui e confira mais temas do nosso blog que podem te ajudar

Invista e faça o seu dinheiro render mais

Uma das melhores maneiras de fazer o seu dinheiro render mais é com os investimentos. Se você nunca investiu, que tal começar pela renda fixa?

São aplicações populares porque seus produtos são mais simples, oferecem baixo risco e não precisam de valores altos para iniciar.

Sabe onde você encontra essas boas opções? No super app PagBank! Basta R$ 1 para investir em um CDB que oferece mais que o dobro do rendimento da poupança, possui garantia do FGC e permite resgate a qualquer momento com rendimento.

Extra: dicas rápidas para manter a planilha sempre em dia

Coloque a planilha de gastos em destaque no seu computador ou celular

Se você usa o computador, a sugestão é colocá-la na área de trabalho. Caso faça o controle usando o celular, a dica é colocá-la na tela principal, em destaque entre os aplicativos que mais usa.

Use um alarme

Se destacar a planilha no seu computador ou celular não é o suficiente, vale colocar um despertador para servir de alerta. 

Faça o preenchimento em um momento adequado e sem pressa

A planilha não deve ser preenchida na correria. É melhor tirar uma hora quando as coisas já estão mais calmas para fazer o controle financeiro. Com pressa você pode errar na digitação, confundir valores e esquecer de registros importantes.

Baixe gratuitamente a sua planilha anual de controle de gastos

Baixe gratuitamente a sua planilha mensal de controle de gastos

Com as finanças organizadas chegou a hora de investir, conte com o PagBank nesta missão!

Tendo a nossa planilha de gastos como parceira você consegue se organizar e separar algum dinheiro para começar seus investimentos.

Para ter facilidade e encontrar as melhores opções, baixe o super app e dê o melhor rendimento à sua reserva financeira com aplicações como CDBs e Fundos de Investimento.

Você pode começar a investir nos CDBs PagBank com apenas R$1 e os Fundos de Investimento são uma forma de diversificar sua carteira, isso com ajuda de uma equipe especializada.

 

Baixe já o super app PagBank!