Resumo do texto
- Entenda a importância de economizar na volta às aulas;
- Veja 10 dicas para reduzir os custos;
- Saiba como controlar seus gastos com mais eficiência.
Se tem uma coisa que faz os pais suarem frio quando as aulas começam é a lista de material escolar. Livros, cadernos, mochila, estojo… sem falar no uniforme dos filhos, que crescem a cada ano, deixando as roupas antigas para trás.
Além da grande variedade de itens, você ainda precisa arcar com as despesas mensais da casa. Nos últimos anos, com listas cada vez maiores e mais caras, é bem possível que você se veja pagando uma, senão duas mensalidades extras só de material. Mas calma, não precisa ser assim!
Pensando neste período de retorno à escola, separamos algumas dicas para ajudar a organizar o orçamento e de quebra ir passando para as crianças uma boa noção da importância do dinheiro. Confira as dicas para economizar na volta às aulas aqui!
Por que economizar na volta às aulas?
Com a chegada do período de volta às aulas, faltam cadernos, papéis, canetas e o que mais tenha se esgotado no período anterior. E todo mundo sabe o quanto isso pesa no orçamento. Alguns motivos para economizar nessa época incluem:
- A inflação dos preços de materiais;
- Lista de itens pedidos pelas escolas cresce a cada ano;
- Ensinar às crianças sobre a importância do gerenciamento financeiro.
Investir tempo em planejamento e busca por alternativas mais baratas não faz bem só para o seu bolso, mas para a formação dos filhos.
10 dicas de como economizar nas compras de material escolar
Para que o retorno às aulas não pese no orçamento, adotar algumas estratégias pode fazer toda a diferença. Aqui estão algumas dicas valiosas para economizar:
1. Avalie a relação custo x benefício
Antes de adquirir novos materiais escolares, analise a relação custo x benefício de cada item. Verifique a qualidade e a durabilidade dos produtos para garantir que o investimento vale a pena a longo prazo.
Produtos de qualidade podem ter um custo inicial mais alto, mas se tiverem uma vida útil maior, reduzem a necessidade de substituições frequentes, economizando dinheiro ao longo do ano.
2. Dê preferência a livros usados
Para economizar nos custos com livros, considere comprar exemplares usados. Livrarias, sebos e até plataformas online oferecem livros didáticos e de literatura em ótimo estado por preços reduzidos. Além disso, muitas escolas promovem feiras de troca de livros, onde é possível adquirir o material necessário sem gastar tanto.
3. Compre no atacado
Comprar materiais em grande quantidade pode levar a descontos consideráveis. Lojas de atacado oferecem preços reduzidos para compras em grande volume, o que pode ser muito vantajoso quando vários alunos necessitam dos mesmos materiais.
4. Pesquise preços em diferentes lojas
Realizar uma pesquisa de preços antes de comprar o material escolar é fundamental porque as lojas oferecem o mesmo produto com variações significativas de preço.
Verifique tanto as lojas físicas quanto online para encontrar as melhores ofertas. Comparar preços ajuda a encontrar o melhor custo-benefício e a economizar dinheiro.
Só não se esqueça de, ao pesquisar preços online, considerar também o valor do frete. Muitas vezes o item está mais barato no site, mas ao finalizar a compra o preço da entrega não compensa.
5. Faça uma lista simples de material escolar
Crie uma lista de materiais escolares antes de ir às compras. Focar nos itens essenciais e evitar extras desnecessários minimiza gastos. Leve apenas o que a escola realmente pede e resista à tentação de comprar itens adicionais que parecem úteis, mas que não são obrigatórios.
6. Atente-se ao que está sendo pedido
Certifique-se de comprar exatamente o que a escola solicita. Analise a lista de materiais e verifique especificações como quantidade e tipo. Adquirir mais do que o necessário ou produtos diferentes do solicitado pode levar a gastos desnecessários e até desperdício.
Além disso, fique de olho nos itens cuja solicitação é proibida de acordo com a Lei Federal nº 12.886/2013, que veta a cobrança de itens de uso coletivo. Caso a escola do seu filho coloque na lista algum desses materiais, você não é obrigado a comprar e pode até denunciar ao Procon, no caso das escolas particulares.
7. Faça compras em grupo com outros pais
Comprar em grupo pode garantir descontos consideráveis. Organize um grupo de pais e combine compras em maior volume. Essa estratégia permite acesso a descontos de atacado e promoções especiais destinadas a compras coletivas.
8. Negocie o valor das compras
Quando for pagar à vista, não se esqueça de pedir desconto. Muitas lojas oferecem reduções de preço para pagamentos em dinheiro, PIX ou débito imediato. Não hesite em pedir um descontinho ou negociar melhores condições de pagamento, especialmente quando comprar grandes quantidades ou quando for gastar valores elevados.
9. Divida as compras ao longo do ano
Espalhar as compras de material escolar ao longo do ano pode aliviar o impacto financeiro no orçamento familiar. Compre itens de uso menos imediato em épocas de promoções ou saldões. Isso permite aproveitar melhores preços e distribuir o gasto de maneira mais equilibrada.
Só tome cuidado para não estourar o limite do seu cartão ou cair nos juros rotativos com compras parceladas que não são tão necessárias assim.
10. Faça o planejamento das suas finanças
Organize as finanças para a volta às aulas com antecedência. Defina um orçamento específico para material escolar e adicione uma margem para gastos inesperados. Monitorar as finanças e planejar as despesas ajuda a manter o controle e evitar surpresas desagradáveis.
Faça o controle dos seus gastos com o PagBank!
O material sempre ajuda em boas aulas, e o melhor material para a sua gestão financeira você encontra no app PagBank. Lá você tem acesso a ferramentas eficientes para o controle financeiro, monitorando suas receitas e despesas diretamente pelo celular. Você tem acesso a:
- Visualização intuitiva das finanças: acompanhe todas as entradas e saídas com gráficos claros e detalhados;
- Poupança automática: guarde dinheiro automaticamente nos CDBs PagBank;
- Alertas de gastos: configure alertas para manter seus gastos dentro do orçamento estipulado;
- Segurança: todas as suas informações e transações são protegidas com tecnologia de ponta;
- Facilidade de uso: interface amigável que facilita o gerenciamento de suas finanças sem complicações.
Para completar o controle dos seus gastos, utilize a planilha de gastos do PagBank. Com ela você consegue manter o registro de todas as despesas e a planejar o orçamento de forma ainda mais eficaz.
Com a planilha, você tem uma visão ampla das suas finanças e pode tomar decisões mais informadas sobre como e onde economizar.