Dicas para manter sua loja organizada para as vendas de fim de ano!

Resumo do texto

  • Descubra dicas importantes para organizar a sua loja;
  • Deixe sua loja organizada para as vendas de final de ano;
  • Se prepare e saiba o tempo que deverá se dedicar em cada etapa.

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O Natal e o Ano-Novo já estão batendo na porta e você ainda não teve tempo de deixar a loja organizada para o final do ano? Calma, não precisa ficar preocupado.

Tudo o que você precisa agora é de um pouco de dedicação, começando com a leitura deste post! Nossas dicas vão te ajudar a ter uma boa preparação da loja, atrair clientes e lucrar com as vendas!

Por que manter a loja organizada é tão importante?

Essa tarefa é importante em qualquer época do ano. Mas, em momentos de maior movimento, como as datas comemorativas, a organização da loja é fundamental.

Além da qualidade dos produtos, a experiência do cliente é um fator que vai fazer sua loja bombar. Portanto, ambiente, atendimento, infraestrutura e disposição de produtos fazem a diferença.

Todos esses fatores são decisivos para os resultados e faturamento com as vendas de natal e final de ano.

Veja como manter a loja organizada no fim de ano!

Entenda pontos-chave na sua estratégia para deixar a loja organizada e fazer boas vendas no final de ano.

Estoque estratégico

A primeira dica é controlar o estoque e manter a organização dos produtos (seja em uma planilha ou sistema).

Crie uma lista com os produtos que merecem destaque nas vendas e com os que estão guardados a mais tempo. Assim, você poderá criar uma estratégia de vendas inteligente para o fim do ano.

Tempo estimado para essa etapa: uma semana + acompanhamento constante.

Metas de vendas

Comece avaliando qual é a meta ideal para o negócio: número de produtos vendidos, aumento da receita ou aquisição de novos clientes são alguns exemplos.

Com o objetivo traçado, as estratégias vão buscar atingir essa meta. Considerando sempre os fatores que influenciam na organização da loja. Alguns dos fatores a serem estudados são:

  • aumento da procura pode variar a cada ano;
  • capacidade de entrega da equipe e fornecedores.

A análise dos resultados obtidos ajuda a compreender melhor o comportamento do público, o rendimento da equipe e quais estratégias tiveram melhor desempenho. Para a próxima campanha, esses dados vão ajudar a planejar descontos e novidades.

Tempo estimado para essa etapa: 3 horas + acompanhamento constante.

Vitrine e ambiente agradável

Aposte na organização da vitrine e em um ambiente agradável. Mas lembre-se: é preciso ser organizado, atraente e chamar a atenção dos clientes.

Peça ajuda à equipe para criarem uma vitrine convidativa e um ambiente receptivo. Utilize uma playlist com músicas de final de ano, organize o espaço para circulação e garanta uma boa iluminação.

Veja três ações para começar essa tarefa:

  • definição de cores (escolha as cores do Natal, como verde, vermelho e dourado);
  • posição dos produtos (deixe os produtos um pouco abaixo da linha da visão do cliente, algo como 1,60 m do chão);
  • iluminação (destaque para mercadorias expostas).

Tendo isso tudo em mente, abra espaço para sua criatividade, mas tome cuidado para não se empolgar e exagerar na decoração e poluir o espaço.

Na loja virtual, é importante que a página inicial do site seja convidativa, com informações claras que levam o usuário a clicar e conhecer os produtos. Os banners e as fotos dos produtos precisam ser criativas, mas objetivas. Eles são a sua vitrine virtual.

Tempo estimado para essa etapa: um dia.

Equipe alinhada

Você já tem controle estratégico do estoque e uma vitrine atraente, agora precisa deixar a equipe pronta para receber os clientes.

Como é uma época de bastante movimento no comércio, é bem normal que os vendedores queiram atender mais de uma pessoa ao mesmo tempo. 

Mas não esqueçam das medidas de segurança e saúde. O ideal é que sua equipe seja orientada a atender um cliente por vez.

Peça que cada vendedor esteja atento ao responder e tirar todas as dúvidas. Esse atendimento personalizado é um grande diferencial da loja física  e, portanto, uma boa estratégia para garantir a venda, agradar o público e fidelizar o cliente.

Fique de olho nessas dicas:

  1. crie uma boa relação para fidelizar a clientela e ter um público fiel;
  2. considere a contratação de funcionários temporários para reforçar a equipe.

Esteja atento às regras de contratação nesse formato e dê oportunidade para pessoas que estejam precisando. Assim, você garante o resultado da primeira dica, e ainda exercita o espírito solidário que a data remete.

Tempo estimado para essa etapa: 2 horas de treinamento + acompanhamento constante.

O lugar certo de cada produto

Na hora de arrumar o interior da loja é preciso estratégia. Existem várias formas de organização, como categorias de cores, ocasião, lançamentos, promoções e por aí vai.

Nossa dica é que você foque em criar as chamadas zonas quentes, que são as áreas mais frequentadas pelos clientes. No caso da loja virtual, é possível analisar quais partes da tela mais atraem o olhar do usuário. Assim, saiba onde colocar o seu produto em destaque.

Para a loja física, os vendedores podem auxiliar e observar o movimento da loja. Tendo a zona quente identificada, coloque ali os produtos da lista que você fez lá no passo 1, de estoque estratégico.

Outra dica é a massificação, que significa repetir o mesmo produto, aquele que você deseja que tenha mais saída, em mais de um ponto da loja.

Tempo estimado para essa etapa: 4 horas.

Promoções especiais

Quem não gosta de comprar com descontos? Então, ofereça aos seus clientes promoções especiais para o fim de ano. Afinal de contas, esse é o principal chamariz durante a Black Friday.

Você já tem o seu objetivo traçado e agora precisa criar formas de atingir essa meta. Para isso, pode criar descontos agressivos em produtos com maior margem de lucro, oferecer vendas casadas em itens que se complementam e avaliar a possibilidade de frete grátis.

É essencial que todas essas estratégias sejam planejadas a partir de uma análise da concorrência, do mercado e do próprio negócio. Assim, o cliente ficará feliz com as vantagens oferecidas e o seu faturamento não será prejudicado.

Para que sua promoção seja um sucesso, fique atento a alguns pontos:

  • defina um prazo e comunique de forma clara;
  • pense em ações para clientes fiéis e também para os novos;
  • considere realizar promoções que envolvem desconto no frete;

Tempo estimado para essa etapa: um dia.

De olho na concorrência

No processo de organização da loja é importante estar atento aos concorrentes. Essa análise vai ajudar a entender ainda mais seu cliente e o mercado do qual faz parte.

Fique de olho nas redes sociais, analise as promoções que estão sendo feitas e como estão sendo divulgadas. Com isso, busque formas de fazer seu negócio chamar a atenção do público.

Tempo estimado para essa etapa: 1 hora por dia

Divulgação

Agora que a loja está organizada para as vendas de final de ano, chegou a hora de comunicar ao público. Avalie utilizar diferentes canais de divulgação para aumentar o alcance da mensagem.

A escolha dos canais deve ser feita de acordo com o público-alvo pretendido, o orçamento disponível para investimento e quais objetivos. Por exemplo, o uso de redes sociais é ótimo para atrair novos clientes e o disparo de e-mail mantém contato com clientes antigos.

Tempo estimado para essa etapa: 3 dias para planejamento + acompanhamento constante.

Pós Black Friday: fase das trocas de produtos

O Código de Defesa do Consumidor diz que o usuário tem direito à devolução e troca da mercadoria. Então, uma loja organizada precisa estar pronta para este momento.

Os prazos e as condições definidas precisam ser comunicados e respeitados por quem compra e quem vende. Por isso:

  • prepare a equipe para atender os pedidos;
  • faça uma avaliação do estoque para garantir as trocas.

Essas ações vão ajudar a criar uma boa experiência do cliente no pós-venda, o que aumenta a possibilidade de retorno.

Tempo estimado para essa etapa: 4 horas

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Organize sua loja e venda mais no Natal e Ano Novo!

Agora que você já conheceu todos os pontos de atenção, não precisa mais achar que está atrasado em relação à concorrência, não é mesmo?

Ainda dá tempo de ter a loja organizada para o final de ano. Lembre de pensar no cliente desde a etapa de atração até o último estágio de compra, o momento de pagar.

E quando o assunto é simplicidade e controle, é hora de falar do PagVendas. Ele é um aplicativo tudo em um capaz de agilizar tarefas como:

  • controle de frente de caixa em tempo real;
  • registro e controle de produtos;
  • gestão de estoque;
  • controle de contatos de clientes;
  • gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
  • criação de Loja Online;
  • emissão de notas fiscais;
  • extração de relatórios de vendas.

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