O que fazer para vender no Natal? 7 dicas para lucrar mais nessa data!

Resumo do texto

  • Entenda a importância do Natal para as suas vendas; 
  • Saiba como aumentar sua renda com 7 dicas;
  • Aprenda a organizar seus lucros e fidelizar clientes.

Crie ofertas exclusivas para fidelizar os clientes!

 

Saber o que vender no Natal é importante para aproveitar as oportunidades e maximizar os lucros. Afinal, essa é, talvez, a data comemorativa mais importante para o comércio brasileiro.

Em 2022, como de costume, o mercado ficou bastante aquecido nessa época, e registrou alta de 18,4% no faturamento em e-commerces e 10% no comércio presencial. Em 2023, as lojas físicas e online devem continuar com uma grande procura.

Mas para atrair esse público para sua loja, é preciso se preparar! Se você quer aumentar o faturamento no Natal, é hora de começar o planejamento. Descubra 7 dicas para chamar atenção e engajar consumidores no seu negócio.

Qual a importância de preparar sua loja para o Natal?

O Natal é um pico comercial. Mas para fazer dinheiro não basta apenas decorar sua loja ou atualizar o site. É crucial ajustar o estoque, otimizar a logística e treinar sua equipe.

Nessa época, as pessoas gastam mais com presentes e festividades, elevando o ticket médio das compras. Em 2022, os consumidores desembolsaram 8,5% a mais do que no ano anterior, chegando a média de R$ 205.

E não são apenas os setores diretamente relacionados ao Natal que se beneficiam. Em dezembro do ano passado, áreas como turismo, transporte, cosméticos, higiene pessoal, livrarias, óticas e joalherias viram seus lucros crescerem com a alta nas vendas.

Veja Dicas para Vender no Natal

7 dicas para vender mais no Natal

Olhando para os números acima, dá para perceber que o Natal é uma excelente oportunidade para aumentar a receita do seu negócio. Agora, confira 7 dicas e veja como vender mais!

1. Faça promoções de fim de ano

Desenvolver campanhas promocionais é crucial para chamar a atenção do público e impulsionar as vendas. Considere promover oportunidades exclusivas ou ofertas-relâmpago dos produtos mais procurados para estimular a compra.

Uma boa ideia é ficar de olho nas tendências para saber quais são os itens mais populares e se adiantar às necessidades dos clientes.  

2. Planeje seu estoque

Prepare seu estoque para atender às demandas de fim de ano. Se estiver em dúvida sobre quais itens adquirir, analise os relatórios do ano anterior e priorize mercadorias de alta saída.

Utilize o aumento nas vendas como uma alavanca para negociar melhores preços com os fornecedores. Isso otimiza sua margem de lucro e permite criar ofertas mais sedutoras.

3. Ofereça frete grátis

Um dos principais motivos para o abandono de carrinho é o custo da entrega. Ao oferecer frete grátis, você diminui as desistências e garante mais vendas.

Esse diferencial é uma vantagem competitiva, pois os clientes valorizam a possibilidade de comprar em sua loja sem custos adicionais de envio.

4. Crie uma campanha nas redes sociais

As redes sociais são um caminho para conquistar novos clientes e vender mais. Por isso, mantenha seus perfis atualizados, exibindo promoções e fotos dos produtos disponíveis.

E não esqueça de criar conteúdos especiais adaptados para cada rede social!

5. Ofereça formas de pagamento variadas

Ter diversos meios de pagamento na sua loja ou site aumenta as chances do cliente realizar a compra. Isso porque ele terá a liberdade de escolher a opção que for mais conveniente.

Além disso, você poderá vender também para aquelas pessoas que não andam com dinheiro físico e só pagam via cartão ou Pix.

6. Dê descontos em pagamentos à vista

Quem não gosta de desconto, não é mesmo? A estratégia de oferecer esse benefício no pagamento à vista atrai a atenção do público e estimula os clientes a comprar mais. 

Para obter uma boa margem de lucro, selecione produtos e estabeleça descontos que não comprometam o fluxo de caixa.

7. Desenvolva programas de fidelidade

Um clube de fidelidade ajuda a atrair e manter clientes, oferecendo incentivos como cashback e ofertas exclusivas para membros. No ClubePag, você consegue fazer tudo isso de maneira rápida, segura e conectada à sua Moderninha PagBank.

Como criar uma campanha de Natal de sucesso?

Separamos também algumas recomendações de como elaborar uma campanha de Natal de sucesso.

Escolha as redes sociais da campanha

Esteja onde seu público está. Dê uma olhada em quais redes sociais seus clientes mais curtem e crie conteúdos relevantes nelas.

A maioria das pessoas tem um perfil no Instagram, mas o TikTok, Facebook e Twitter também são populares. O importante é marcar presença e ter uma comunicação adaptada à plataforma.

Crie uma estratégia omnichannel

A estratégia omnichannel permite que você ofereça uma experiência de compra consistente para o cliente, que pode, por exemplo, começar o atendimento no Instagram e, depois, migrar para o WhatsApp.

Dessa forma fica mais fácil para os usuários decidirem como querem interagir com a loja. 

Entenda bem seu cliente

Não adianta vender algo que ninguém quer. Para acertar em cheio, é vital conhecer o que seus clientes buscam.

Criando uma persona, ou seja, um perfil do cliente perfeito, você consegue focar em quem realmente vai valorizar sua loja e marca.

Deixe claro quais são seus canais de compra

Informe para os consumidores como eles podem comprar seus produtos ou contratar seus serviços. 

Facilitar o caminho até você diminui as chances de desistência e eleva a satisfação do comprador, pois ele não precisa perder tempo procurando essas informações.

Ofereça um atendimento personalizado

Um atendimento customizado cria uma experiência diferenciada, aumentando a satisfação e conquistando a confiança do consumidor.

Não precisa ser nada de outro mundo! Fazer recomendações relevantes, dar dicas de produtos complementares ou descontos personalizados mostram que seu negócio é especial.

Organize suas vendas e fidelize clientes com o PagVendas!

Aplicar essas dicas vai garantir o movimento da sua loja ou site no Natal, ajudando a criar uma reputação que irá durar o ano inteiro. 

Mas lembre-se! Em um período de vendas tão movimentado, é essencial dar bastante atenção à gestão do negócio. Para isso, conte com o PagVendas, a ferramenta de automação comercial do PagBank. Ela proporciona inúmeras vantagens, como:

  • Controle de frente de caixa em tempo real;
  • Gerenciamento de produtos e estoque de forma eficiente;
  • Agendamento de horários para atendimento ao consumidor;
  • Simulador para prever ganhos e ajustar estrategicamente os preços;
  • Gerenciar suas vendas e contratos com os clientes;
  • Criar sua loja online;
  • Emitir notas fiscais facilmente;
  • Evitar filas e emitir cupons no modo evento;
  • Atrair e fidelizar clientes com o ClubePag;
  • Extrair relatórios detalhados de vendas e muito mais!

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