Empreendedoras no Brasil: 4 histórias de mulheres de sucesso

Resumo do texto

  • Entenda o empreendedorismo feminino no Brasil;
  • Saiba mais sobre mulheres empresárias e donas de negócio;
  • Conheça 4 histórias de empreendedoras de sucesso.

Baixe grátis o super app PagBank

 

Atualmente, existem mais de 24 milhões de mulheres empreendendo e fazendo a diferença no Brasil. Só de 2018 para cá, ano em que trouxemos o assunto pela primeira vez para o nosso blog, este número triplicou (na época, falávamos sobre aproximadamente 8 milhões) e a tendência é que ele cresça cada vez mais.

O empreendedorismo feminino está presente em vários setores e são diversos os motivos que fazem as mulheres tomarem a frente dos negócios, o que torna cada trajetória uma história única.

Que tal entender um pouco mais sobre os desafios e as conquistas da mulher empreendedora brasileira e conhecer 4 histórias de sucesso que inspiram outras mulheres e muitos homens também? Acompanhe e dê aquela motivada que faltava para você tirar a sua ideia de empreender do papel!

O empreendedorismo feminino no Brasil

O Brasil ocupa o 7º lugar no ranking mundial de mulheres empreendedoras de acordo com o levantamento de 2018 da Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Mas, mesmo que os dados dessa pesquisa realizada em 49 países diferentes seja motivo de orgulho, não podemos esquecer que, infelizmente, as mulheres ainda recebem 22% a menos que os homens.

Empreender traz novas oportunidades para as mulheres que hoje se dividem em jornadas duplas e batalham por reconhecimentos iguais!

Por isso, continuar incentivando o empreendedorismo feminino é extremamente importante, tanto para nossa economia quanto para nossa sociedade. Ter o próprio negócio faz com que as mulheres conquistem independência financeira e impactem o desenvolvimento econômico do país.

Mulheres empresárias e donas de negócio

Qual a diferença? As mulheres empresárias trabalham como Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Já as donas de negócio são mulheres que estão à frente do ramo formal ou informal, como empregadora ou por conta própria.

Toda mulher pode e deve empreender! Mas empreender vai além de possuir um negócio, veja abaixo algumas das características comuns entre as mulheres empreendedoras de sucesso:

  • Criatividade;
  • Planejamento;
  • Autoconfiança;
  • Coragem;
  • Persistência;
  • Resiliência.

Agora que você já sabe quais pontos importantes a desenvolver, vamos conhecer 4 trajetórias de mulheres que já desenvolveram essas potencialidades e hoje, além de serem bem sucedidas, seguem inspirando muita gente por aí!

Histórias de sucesso no empreendedorismo feminino

Histórias de inspiração e sucesso não faltam no empreendedorismo feminino brasileiro. Há 24 milhões de mulheres fazendo a diferença no Brasil, mas hoje vamos conhecer melhor 4 delas: Adriana, Paola, Duília e Marcia!

Adriana Barbosa

Nascida em uma família humilde, Adriana Barbosa tinha o sonho de criar condições para fortalecer o empreendedorismo da periferia desde muito jovem. No caminho, ela se deparou com diversos obstáculos, além da falta de oportunidades, preconceito racial e falta de conhecimento sobre negócios.

Em 2002 ela criou a Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro na América Latina. A feira acontece anualmente e reúne empreendedores negros para mostrarem e falarem sobre seus negócios e talentos em áreas variadas, como artes, gastronomia e tecnologia.

Conheça mais da história brilhante da fundadora da Feira Preta!

Paola Carosella

A cozinheira argentina escolheu o Brasil para ser o seu lar e aqui investiu, abrindo o seu primeiro restaurante em solo brasileiro, que após um tempo teve que fechar as portas.

Em seguida, Paola abriu um novo restaurante com mais sócios, porém, mais uma vez ela viveu alguns dilemas na sociedade, o que mostra que o caminho do empreendedorismo tem desafios, mas com persistência o sucesso chega!

Entre acertos e erros, ela não desistiu e apostou todas as fichas em um empréstimo para seguir o seu sonho. Paola comprou a parte dos seus sócios, trabalhou sozinha em todos os setores do restaurante e seguiu com os seus princípios. Como resultado, ela viu o seu negócio se tornar um sucesso dentre os amantes da gastronomia.

Hoje além de chef e empresária do ramo alimentício, Paola também trabalha como apresentadora de televisão e tem um canal de receitas bastante popular no YouTube.

Veja a fala humana, sensível e inspiradora de Paola!

Duília de Mello

Nascida em São Paulo, Duília é uma astrônoma e astrofísica brasileira reconhecida internacionalmente. Após ouvir que “astronomia não dava dinheiro” , que ela “não acharia emprego na área dela” e ainda que “morreria de fome”, Duília seguiu o seu sonho e foi estudar Astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ela concluiu mestrado, doutorado e pós-doutorado na área, e ainda foi responsável por descobertas astronômicas, como a Supernova 1997D (uma espécie explosão estrelar).

Além da carreira acadêmica, ela também é professora, pesquisadora para a NASA, escritora e criou uma ONG chamada Mulher das Estrelas, que incentiva o interesse pela ciência nas escolas, além de estimular crianças e jovens a descobrirem os seus talentos e utilizá-los na escolha da sua carreira.

Assista ao TED “Somos todas estrelas”:

Marcia Tozo

Ao se tornar mãe com 16 anos, Marcia Tozo teve que abandonar os estudos para cuidar do seu filho. Mais tarde ela concluiu os estudos e se formou em publicidade. Em um momento financeiro instável, onde foi desligada de seu emprego, Marcia encontrou no empreendedorismo uma alternativa para manter a sua família.

Utilizando a Internet, ela criou uma página na internet e um ebook com dicas de preparos de cupcakes e também ensinou a fazer brigadeiros gourmet.

Sua ideia virou um grande sucesso e se transformou em um negócio lucrativo. Atualmente ela emprega toda a família e conseguiu se especializar em gastronomia estudando na França. Hoje ela se divide entre tocar seus negócios, criar receitas e fazer cursos online para ensinar outras pessoas a produzir sobremesas deliciosas.

Tudo de Cake! Conheça as dicas da Marcia para empreender com doçura:

O PagSeguro oferece soluções para facilitar a rotina de  mulheres empreendedoras!

Se você quer fazer seu negócio decolar, chegou o momento de conhecer melhor as ferramentas que colocamos à disposição de nossos clientes:

  1. O PagVendas, um sistema tudo em um para gerenciar melhor seu negócio e até montar uma Loja Online;
  2. O Pede Fácil, uma ferramenta para montar um Menu Digital e gerenciar delivery;
  3. As maquininhas PagSeguro, que aceitam as principais bandeiras de cartão de crédito e débito e todas as bandeiras de VA e VR;
  4. O PagBank Saúde, para você cuidar do seu bem-estar e de toda a sua família;
  5. O Link de Pagamento, para seu negócio vender online com ou sem loja virtual;

Para ter acesso a todas essas ferramentas, baixe o super app PagBank e abra uma conta grátis!

Baixe grátis o super app PagBank e abra uma conta!