Empreendedorismo feminino: entenda o que é e como ele acontece no Brasil

Resumo do texto

  • O que é e o que significa o Empreendedorismo Feminino;
  • Entenda o cenário brasileiro para mulheres empreendedoras;
  • Saiba quais são os próximos desafios do segmento.

PagBank PagSeguro: a empresa aliada dos empreendedoras!

 

O Dia da Mulher é celebrado em 8 de março e a sua origem relembra a luta por mais espaço, igualdade e oportunidades. E, mesmo que as batalhas tenham mudado, as mulheres ainda lutam por seus direitos e espaços.

O empreendedorismo feminino é uma amostra disso. O Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras e, ainda assim, seguem lidando com questões importantes como desigualdade salarial e jornada tripla de trabalho.

Sem dúvidas, os números mostram que o cenário vem melhorando para as mulheres. Em 2021, em meio a pandemia, o número de mulheres empreendedoras aumentou 40%. Mas as notícias não são apenas positivas. Há muitos desafios pelo caminho.

Veja um pouco mais sobre como está o mercado brasileiro para mulheres empreendedoras.

Outros artigos que podem ser do seu interesse: 

empreendedorismo feminino no brasil

O que é o Empreendedorismo Feminino e qual sua importância?

O empreendedorismo feminino inclui negócios criados e comandados por uma ou mais mulheres. Além da presença delas em altos cargos de liderança em grandes corporações.

Ter mulheres ocupando esses espaços não só beneficia a sociedade, que caminha para um futuro mais igualitário e com mais oportunidades, mas também traz renovação e quebra de paradigmas, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil.

Empresas criadas e geridas por mulheres beneficiam outras mulheres que, muitas vezes, foram ignoradas e invisibilizadas. 

Assim, aquela história de associar a figura feminina à cozinha e à maternidade vai sendo substituída por ocupação de cargos e funções de destaque no mundo dos negócios.

Conheça melhor o empreendedorismo feminino no Brasil

No Brasil, as mulheres vêm se destacando como empreendedoras. Tendo desde posições de comando em grandes companhias, até pequenos negócios, criados e gerenciados por elas.

As mulheres estão empreendendo mais

Em 2020, o número de mulheres empreendedoras cresceu 40%, segundo a Rede Mulher Empreendedora, chegando a 30 milhões de negócios comandados por elas, o que representa quase 50% dos empreendimentos nacionais.

Elas que estão comandando negócios no Brasil

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE, 9,3 milhões de mulheres comandam algum negócio no país.

O Empreendedorismo Feminino cresceu na pandemia

Durante a pandemia, houve um crescimento de 40% no empreendedorismo feminino. Os segmentos que mais tiveram negócios abertos foram alimentação, beleza, estética e moda.

As Empreendedoras empregam mais mulheres

Em torno de 73% dos negócios femininos são majoritariamente feminino, ou seja, empregam outras mulheres. Quando a liderança está nas mãos dos homens, apenas 21% dos negócios possuem maioria feminina no quadro de funcionários.

Motivações e desafios das mulheres empreendedoras

O que leva as mulheres a empreender? As motivações são diversas. Entre as principais:

  • flexibilidade de horário: sendo donas do negócio, elas conseguem conciliar jornada doméstica, cuidado com os filhos e trabalho;
  • independência financeira: a diferença salarial no mercado é uma realidade. Para driblar esse desafio, elas buscam empreender.

E por mais que o cenário seja positivo e os números mostrem que o empreendedorismo feminino já é uma realidade, ainda tem muito caminho a ser percorrido.

Os principais desafios enfrentados por elas são:

  • conciliar as jornadas: por mais que essa também seja uma motivação, ainda é difícil cuidar da casa e do negócio, ainda mais quando elas dedicam 8 horas a mais no trabalho doméstico em relação a eles;
  • sexismo: a mulher ainda precisa enfrentar uma sociedade que, constantemente, duvida do seu potencial empreendedor;
  • empreendedorismo feminino negro: se o cenário já impõem obstáculos para as mulheres, quando olhamos para as mulheres negras, as oportunidades são ainda menores.

Conte com o PagBank PagSeguro para fazer seu negócio crescer

O empreendedorismo feminino coloca a mulher em uma posição de protagonismo e independência. Porém, com tantos desafios pelo caminho, é importante, cada vez mais, encontrar parceiros.

Com o PagBank PagSeguro, seu empreendimento ganha um aliado. Com ele, você tem uma série de ferramentas nas mãos que podem te ajudar a buscar o sucesso. São soluções que vão desde a forma de pagamento até o gerenciamento da vida financeira.

PagBank PagSeguro: a empresa aliada dos empreendedoras!