Resumo do texto
- Veja por que o empreendedorismo social é importante;
- Saiba como implementar empreendedorismo social em pequenos negócios;
- Conheça algumas empresas brasileiras que atuam neste segmento.
O empreendedorismo social busca usar o espaço empresarial para criar projetos, produtos e soluções que impactem a vida da população.
As empresas que atuam com responsabilidade social voltam seus esforços para setores que são, muitas vezes, esquecidos e não tem muita atenção.
A melhor parte é que você, pequeno e médio empreendedor, também pode fazer sua parte, se destacando dos concorrentes e aproximando a sua empresa do público.
Acompanhe o texto para entender mais sobre o assunto.
Por que o Empreendedorismo Social é importante?
O empreendedorismo social se importa e volta o olhar para setores da sociedade que não tem muita atenção ou oportunidade.
Diferente do trabalho de ONGs, aqui, o projeto é idealizado e realizado pela própria empresa (privada). É como se fosse uma forma de retribuir para a população um pouco daquilo que o empresário conquistou.
E a importância dessas ações vai além da boa vontade. Com mais profissionais capacitados, pessoas com conhecimentos especializados e educação, as companhias criam mais consumidores, que, lá na frente, podem se tornar clientes.
Além disso, essas instituições se destacam das demais. Os clientes criam uma relação mais próxima com essas empresas e dão preferência na hora de consumir. Afinal de contas, é melhor gastar dinheiro em lugares que usam parte do lucro para cuidar da sociedade.
Como atuar com Empreendedorismo Social na sua empresa?
Agora que você entendeu o que é empreendedorismo social, saiba que pequenas e médias empresas podem criar e lançar projetos que vão beneficiar a população. Veja como isso é possível:
Identifique a área de atuação
São muitas as formas de atuar na sociedade. Então, o primeiro passo é focar em um segmento específico. Por exemplo, se você tem um negócio de alimentos, pode atuar no acesso à alimentação saudável ou redução do desperdício de comida.
Aponte quem vai se beneficiar da sua ação
O grupo beneficiado pode variar conforme as ações. Por exemplo, se a ideia é atuar com acesso à alimentação saudável, o público alvo pode ser os moradores da região onde sua empresa está localizada.
Desenvolva e elabore um projeto
Não deixe as ideias perdidas. Coloque no papel e crie um projeto completo. Se o objetivo é melhorar a relação dos moradores do bairro com comidas saudáveis, ofereça conhecimento para eles. Desenvolva um curso de receitas saudáveis, por exemplo.
Comunique e trabalhe em equipe
Com o objetivo definido, comece a conversar com pessoas que possam se interessar. Comunique aos vizinhos e conhecidos sobre as aulas de culinária, vá às escolas e convide os responsáveis pela cozinha e acione a associação de moradores, por exemplo.
Busque parcerias
Com o projeto claro e já comunicado, procure formas de fazer ele crescer. Faça parcerias com outros negócios e empresas locais. No caso de um curso de culinária saudável, procure restaurantes que possam contratar essas pessoas ou replicar o funcionamento em outra região, por exemplo.
Conheça algumas empresas brasileiras que praticam Empreendedorismo Social
Conheça algumas empresas brasileiras que atuam com Empreendedorismo Social.
Instituto Legado
O Instituto Legado atua no suporte, educação e auxílio de empreendedores. Funcionando como uma incubadora de ideias, ele acredita que o empreendedorismo social é o caminho para mudar o mundo.
Projetos com foco em impacto socioambiental e iniciativas sociais podem ser ‘aceleradas’, ou seja, impulsionadas por eles, afinal, dar oportunidade também é responsabilidade social.
Pluvi.on
Para atuar com empreendedorismo social, não é preciso ser uma ONG ou ter apenas esse objetivo. A Pluvi.On, por exemplo, foi desenvolvida dentro da Red Bull Basement, uma iniciativa proposta pela empresa para lançar produtos e serviços que visam melhorar o mundo.
No caso da Pluvi.On, o foco é melhorar as estações meteorológicas, aprimorando os alertas que avisam a população sobre chuvas fortes. Serviço extremamente necessário no nosso país.
Carambola Tech
O objetivo da Carambola Tech é aumentar a diversidade e inclusão na área de tecnologia. Para isso, eles atuam com grandes empresas, como Itaú e Ambev, oferecendo educação e oportunidade para jovens que querem ingressar na área.
Assim, não só eles abrem vagas para uma minoria que, normalmente, é ignorada no mercado de trabalho, mas também, geram uma onda de inovação nas grandes corporações.
São muitas as formas de se fazer o empreendedorismo social, basta informação, boas ideias, muita disposição e gestão do negócio. Com o PagBank PagSeguro, você pode contar com uma série de soluções pensadas para os empreendedores, como conta digital gratuita, meios de pagamento simplificados e o que mais seu negócio precisa para crescer e atuar em prol da sociedade.