Descubra como enviar encomendas internacionais com segurança e tranquilidade!

Resumo do texto

  • Entenda o que considerar na hora de fazer encomendas internacionais;
  • Saiba quais são as opções dos Correios;
  • Veja como é feito o cálculo no método courier

Conheça mais sobre o Envio Fácil!

 

Vender para o exterior é o próximo passo para expandir o seu negócio? Ótimo! Mas, antes de começar a fazer entregas para fora do país, é preciso entender como enviar encomendas internacionais!

A etapa de frete é uma das principais quando o assunto é venda online, seja dentro ou fora do país. Conhecer os diferentes tipos de frete internacional e as possibilidades que seu empreendimento pode explorar, vai te ajudar a dar esse salto com mais segurança!

Encomendas Internacionais: tudo que você precisa saber para o seu negócio decolar!

Antes de sair vendendo para fora do país, é necessário planejar a expansão. Você precisa conhecer e avaliar as opções disponíveis para decidir como aplicar no seu modelo de negócio.

Defina os itens que serão vendidos

Não precisa começar com a loja toda! Especialmente se está no início da expansão para outros territórios, disponibilize apenas parte dos produtos e, aos poucos, inclua outros itens. Dê preferência para aqueles que são mais fáceis de embalar e são menos frágeis, assim evitará possíveis prejuízos no caminho.

Liste os países que vai exportar

Priorize locais mais próximos, que tenham um processo mais simples. Assim, você vai aprendendo as particularidades da encomenda internacional e pode ir adicionando outros destinos na lista.

Estude as leis e regulamentações do Brasil e do país de destino

Dependendo do tipo de produto, país e forma de envio, há regras que devem ser seguidas. Por exemplo, o envio de alimentos deve seguir uma série de procedimentos para sair do Brasil e entrar em outro país. Antes de iniciar o projeto, estude a legislação.

Analise as formas de frete internacional disponíveis

Você pode optar por fazer o frete de diferentes maneiras. Então, antes de colocar a venda internacional no ar, pesquise e faça um levantamento dos prós e contras de cada um dos modelos. Não se preocupe, nós falaremos disso em seguida!

Existem opções de Envio Internacional via Correios?

Sim! Os Correios possuem serviço de encomenda internacional. Assim como tem PAC, Sedex, etc, os envios para fora do país também têm categorias especiais. São elas:

Premium: entrega muito rápida e preço alto

Essa modalidade de entrega dos Correios faz com que o produto chegue bem rápido no destino, mas em compensação, o custo também é alto. Opte por esse modelo se os prazos forem bem apertados.

Mas, atenção: o peso máximo para usar a entrega premium é de 30Kg.

Expresso: entrega rápida e preço alto

Em relação ao serviço anterior, o valor cai, mas o prazo de entrega aumenta. Porém, ele continua sendo ágil e é uma boa opção para quem quer um “meio-termo”. Se você quer usar o prazo como diferencial do negócio, ele pode te ajudar!

O peso máximo para envio também é de 30kg

Standard: entrega normal e preço intermediário

Para quem está mais preocupado com o custo e não se importa com um prazo um pouco maior, esse formato já é mais acessível. O tempo pode mudar muito, especialmente porque varia conforme o destino.

Lembrando que aqui, também, o peso máximo é de 30kg

Econômico: entrega normal e preço baixo

Esse é onde você encontra o valor mais barato. Porém, tem um prazo de entrega um pouco maior. Se não há urgência no recebimento do produto, esse método é o mais vantajoso. O único “porém”, é que o peso máximo é de 2 kg.

Como calcular Frete Internacional? É mais caro que o Frete Nacional?

Sim. O Frete Internacional é mais caro que o Nacional. Mas, isso não precisa ser um impedimento para a expansão do seu negócio. 

A primeira sugestão é apresentar algumas opções diferentes para o cliente. Isso porque, o custo do frete pode ser decisivo para a compra!

É possível oferecer, por exemplo, o serviço Expresso, o Standard e o Econômico. Assim, o cliente terá a liberdade de escolher o que prefere.

Mas não acaba aí! Você, empreendedor, deve colocar na ponta do lápis qual será o seu gasto! Depois, ele deve ser colocado no custo total. Pode ser no próprio preço do frete ou no valor do item. Neste cálculo, considere:

  • Embalagens especiais com maior proteção;
  • Adequação às exigências de envio;
  • Preparo do produto para viagens longas.

Qual o cálculo do Frete internacional de Transportadoras privadas?

É preciso falar também que não são apenas os Correios que fazem envio de encomendas internacionais. Transportadoras particulares realizam esse serviço. Neste caso, o cálculo do preço é diferente. Eles usam o método courier – modalidade de importação com uma tributação diferenciada das formas usuais e a fórmula para calcular o custo é:

  • (60% custo da mercadoria) + [(custo da mercadoria + (60% custo da mercadoria)] x ICMS) + tarifa.

Seguindo essa fórmula, o preço do envio será maior que o frete nacional e os Correios. Porém, o prazo é mais curto.

Quanto tempo demora uma encomenda internacional?

Em média, uma encomenda internacional demora entre 12 e 40 dias até chegar ao destinatário final!

Como funciona a entrega de encomendas internacionais?

O processo de entregas de encomendas internacionais é parecido com o tradicional, porém contém algumas burocracias a mais. A entrega deve seguir as normas acordadas entre os países, bem como considerar as regras de exportação de cada localidade.

Além disso, é fundamental analisar que as taxas de transporte e frete são diferentes das taxas de importação. 

Qual o envio internacional mais barato?

O envio internacional mais barato que tem é a Mercadoria Econômica. Neste tipo de entrega a prioridade é baixa, então essa modalidade é bem mais demorada que o normal!

O que considerar antes de enviar suas encomendas para o exterior?

Agora que você já tem muito mais informações para começar os envios internacionais no seu negócio. O próximo passo é reunir todos os dados e tomar decisões importantes. E para isso, você precisa pensar nos seguintes detalhes:

  • Qual a origem e o destino da encomenda

Dependendo do local de saída e o de chegada, o melhor serviço pode mudar. Por exemplo, para os Estados Unidos, muitas transportadoras particulares realizam a entrega. Já para alguns países da Europa, tem menos opções.

  • O prazo de entrega

Normalmente, o custo e o prazo de entrega funcionam como uma balança. Quando um aumenta, outro reduz. É possível oferecer várias opções aos clientes ou definir as mais vantajosas para seu negócio.

  • Tamanho, peso e volume da carga

Assim como no frete nacional, o tamanho do pacote é essencial! Você viu que alguns serviços dos Correios tem limite de peso diferente, então é preciso ter em mente esse dado antes de definir a forma de envio.

  • Tipo de transporte

Para cruzar fronteiras, você pode usar aviões, caminhões, navios, etc. Essa escolha deve ser feita com base nos custos de cada um, tempo de chegada e características dos produtos. As opções de transporte, em geral, são: aéreo, marítimo, rodoviário, ferroviário e dutoviário.

Faça a expansão do seu negócio e comece a enviar encomendas internacionais!

Parece muita informação, mas resumimos pra você! Antes de começar a vender para fora do país, não deixe de fazer o planejamento do envio internacional. 

Fique de olho nos seguintes pontos:

  • Defina quais produtos serão vendidos, locais de destino e a legislação específica;
  • Os Correios possuem o serviço de envio para fora do Brasil. Você pode escolher entre Premium, Expresso, Standard e Econômico;
  • É possível, também, utilizar as transportadoras particulares. Neste caso, o cálculo do preço é feito a partir de uma fórmula matemática e costuma ser mais caro. Em compensação, os prazos são mais curtos;
  • Por fim, não deixe de fazer um super levantamento de dados sobre os itens, embalagens, peso, tipos de transporte, etc! Essas informações vão te ajudar a tomar a decisão mais acertada!

E, para você se dedicar à expansão com mais tranquilidade, o frete nacional precisa estar funcionando muito bem. Com o Envio Fácil do PagBank, é possível usar os Correios e transportadoras particulares com um preço que cabe no seu planejamento!

Conheça mais sobre o Envio Fácil!