Resumo do texto
- Entenda o que é frente de caixa e sua a diferença para PDV;
- Descubra quais são os processos de frente de caixa;
- Saiba como usar o Pagvendas no seu controle do caixa.
O controle de frente de caixa é essencial para a saúde financeira de um negócio.
Só quem já fez essa tarefa sabe como ela é importante para manter as contas em ordem. E só quem já viu a conta do caixa não bater no fim do dia sabe o nervoso que dá!
Porém, você não precisa passar mais por esse tipo de problema. Com a ajuda da tecnologia, aquilo que demorava horas pode ficar pronto em segundos. Basta ter a ferramenta certa em suas mãos.
O PagVendas é um sistema de automação comercial desenvolvido pelo PagBank para ser uma espécie de gerente digital da sua empresa. Ele automatiza tarefas – como dar baixa no estoque – e faz todos os cálculos necessários para gerenciar a frente de caixa.
Com ele, você pode deixar de lado aquela dor de cabeça com as contas e focar em outras atividades mais importantes, como atender seus clientes, se reunir com fornecedores e com a equipe.
Continue a leitura e aprenda como usar o PagVendas na gestão do seu negócio.
O que é frente de caixa?
A frente de caixa é o local onde os clientes fazem o pagamento das mercadorias ou serviços adquiridos e concluem as transações feitas no seu negócio. É ali que ficam as caixas registradoras, os leitores de código de barras e as maquininhas de cartão.
Para a grande maioria das empresas, a eficiência da frente de caixa é fundamental para garantir uma experiência de compra rápida e agradável aos clientes.
Qual a diferença entre frente de caixa e PDV?
Por mais que os dois termos sejam associados com frequência, frente de caixa e ponto de venda (PDV) não são a mesma coisa.
A frente de caixa é onde os clientes apresentam os itens que vão comprar, o atendente calcula o valor e o pagamento é feito.
Já o PDV é um sistema que inclui não apenas o caixa, mas também o software ou ferramenta usada para administrar as vendas, estoque e outras informações comerciais. Ele é o cérebro por trás do caixa.
Também é comum relacionar PDV como sigla para “Ponto de Venda”, termo adotado para se referir à estrutura da loja. Neste caso, podemos dizer que todo PDV tem uma frente de caixa.
Entenda os processos envolvidos na frente de caixa
A frente de caixa envolve quatro processos principais, que são: terminal de pagamentos, sistema de gestão, integração com o banco e centralização da gestão financeira.
Veja como cada um deles funciona:
1. Terminal de pagamentos
O terminal de pagamentos é o local onde o cliente vai passar as compras e pagar. O atendente escaneia os produtos ou confere os serviços prestados, e confere o valor a ser pago.
2. Sistema de gestão
O sistema de gestão, por outro lado, é integrado com os terminais de pagamento. Ele controla o estoque, registra as vendas, gerencia os preços e até mesmo pode lidar com programas de fidelidade. Isso permite que a loja mantenha um registro detalhado de suas operações.
3. Integração com o banco
Quando um cliente paga com cartão de crédito, débito ou alimentação, o terminal de pagamento envia os detalhes da transação para o banco do cliente. A instituição financeira verifica se há saldo em conta e autoriza ou nega a transação.
Para a etapa de integração, você precisará ter ao menos uma maquininha de cartão. Sem ela, a alternativa é receber apenas dinheiro físico ou via Pix, o que acabaria limitando as opções de pagamento.
4. Centralização da gestão financeira
A centralização envolve o monitoramento das transações em um único ponto. Isso inclui o controle do fluxo de caixa, a reconciliação de pagamentos e a geração de relatórios de vendas.
Isso simplifica o gerenciamento das despesas e lucros, permitindo que você tenha uma visão abrangente das finanças.
Como o PagVendas pode auxiliar na sua gestão de Frente de Caixa?
O PagVendas é a ferramenta que automatiza a gestão da frente de caixa e pode ser usada em negócios de todos os tamanhos e nichos de mercado.
Ele vai agregar funções para simplificar sua rotina ao lidar com tarefas essenciais, como cobrar e receber pagamentos.
Além disso, veja no que mais o PagVendas te ajuda:
- Controle de frente de caixa em tempo real;
- Registro e controle de produtos;
- Agendamento nos horários de atendimento ao cliente;
- Simulador para prever os ganhos e auxiliar no ajuste de preços de forma estratégica;
- Gestão de estoque;
- Controle de contatos de clientes;
- Gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
- Abertura de Loja Online;
- Emissão de notas fiscais;
- Extração de relatórios de vendas.
O PagVendas ainda conta com acesso remoto por servidor em nuvem, ou seja, você pode acessá-lo de qualquer lugar, e mais de uma pessoa pode usar a ferramenta ao mesmo tempo.
Qual é a função do controle de caixa?
A função do controle de caixa é garantir transparência aos gestores. Com ele, fica claro as origens das receitas, quanto dinheiro se tem à disposição e qual o melhor caminho a tomar. Não à toa, o controle de caixa é essencial para empresas de sucesso.
É aqui que o PagVendas entra como uma solução. Você pode acompanhar as vendas por período, monitorar a quantidade de saídas, os valores recebidos e até conferir quais são as formas de pagamento utilizadas.
Após o expediente você pode fechar o seu caixa pelo aplicativo e ter um resumo das movimentações diárias. No app PagBank, na área de controle de caixa, você também pode imprimir um resumo do fluxo de caixa do dia, semana ou mês.
Saiba como integrar a função Controle de Caixa nas vendas
A função de Controle de Caixa mostra uma visão detalhada sobre o seu negócio. Para integrá-lo ao caixa, basta fazer o seguinte:
- Faça login no app e clique na opção Perfil, no rodapé da tela;
- Vá até Configurações e habilite a opção de Controle de Caixa;
- Volte para a página anterior clicando na seta no alto da tela e selecione a opção Gerenciar, no rodapé;
- Clique em Financeiro e depois em Controle de Caixa;
- Preencha as informações solicitadas: apelido do caixa, modelo do dispositivo, valor de entrada e depois clique em Abrir Caixa.
Depois de habilitar essa função, você poderá acessar:
- Quantidade de vendas;
- Valor total;
- Valor médio;
- Resumo do caixa;
- Movimentação do caixa.
Você também pode clicar no botão “+” para conferir outros dados estratégicos, imprimir o resumo das vendas ou enviar por e-mail.
Dicas para fazer uma boa gestão de caixa
Além de contar com o PagVendas, existem outros pontos de atenção que vão te ajudar a fazer uma boa gestão do caixa e melhorar o relacionamento com o cliente.
Separamos os principais para você aprender:
- Preze pela qualidade do atendimento: cliente bem atendido tem mais chances de ficar feliz e voltar ao seu estabelecimento. Isso gera mais lucro a longo prazo e você ainda fideliza o consumidor;
- Facilite o máximo de processos: processos simples geram menos erros, exigem menos treinamento da equipe e ainda facilitam a rotina do cliente;
- Ofereça diversidade de meios de pagamento: quanto mais opções você oferece, menores são as chances de desagradar a clientela e perder vendas;
- Crie programas de fidelização: programas de fidelidade servem para atrair e reter clientes, aumentando o seu faturamento a curto, médio e longo prazo. Para isso, use ferramentas como o ClubePag, que permite dar cashback aos consumidores.
Aprimore a gestão do seu negócio com o PagVendas!
Como você viu, controlar a sua frente de caixa fica muito mais simples com o PagVendas trabalhando a seu favor.
Além de se integrar com outras soluções do PagBank, como as maquininhas e a conta PJ, você tem todo o apoio para fazer o controle da sua frente de caixa!