Resumo do texto
- Entenda o que são indicadores financeiros;
- Confira os principais indicadores para analisar na sua empresa;
- Veja 5 dados importantes para ficar de olho no e-commerce!
Na hora de avaliar o desempenho do negócio e descobrir se as ações tomadas estão trazendo lucro, o empreendedor precisa contar com informações que possam ser comparadas a períodos anteriores.
Os indicadores financeiros são dados que servem para avaliar o crescimento e a lucratividade do negócio. Porém, para fazer o diagnóstico, é preciso entender esses fatores e saber o que eles podem mostrar.
Está pronto para aprender o que são indicadores financeiros e como eles podem ajudar sua empresa a seguir no caminho certo? Então confira o artigo!
O que são indicadores financeiros e qual a importância para uma empresa?
Os indicadores financeiros são métricas usadas para acompanhar o desempenho do negócio.
Eles podem ser usados para medir ações que já ocorreram, como a entrada de um novo produto ou a contratação de mais vendedores. E também para prever estratégias, analisando vendas do último trimestre para fazer um novo pedido ao fornecedor.
Com esses indicadores é que serão baseadas as tomadas de decisões. Quando o assunto é dinheiro e crescimento do negócio, é preciso ter dados claros para determinar o melhor caminho a seguir e onde colocar o investimento.
Veja a lista com os principais indicadores de desempenho financeiro
Para você que ainda não acompanha os indicadores financeiros da sua empresa ou quer melhorar a análise de informações sobre o negócio, confira as principais métricas para ficar de olho!
1. Quantidade de vendas
A quantidade absoluta de vendas é uma das informações a serem analisadas. Mas para esse número contribuir para o desenho geral, é preciso cruzar os números com outros dados. Afinal de contas, se uma loja de construção tem grande quantidade de compras, mas todas elas são de pequenos parafusos, talvez a lucratividade esteja abaixo do esperado.
2. Faturamento e Receita
O faturamento é a soma dos valores originados na venda de produtos antes do desconto de impostos e tributos. Esse número, também chamado receita bruta, é bem fácil de ser calculado:
Faturamento = quantidade de venda x preço de venda
Através desse indicador, por exemplo, é possível cruzar a quantidade de vendas com o montante de dinheiro que está entrando no caixa e avaliar se a loja está ganhando o suficiente para cobrir os custos operacionais.
3. Margem de lucro
A margem de lucro é o valor que a empresa ganha na venda de cada produto. Por exemplo, se uma camiseta custa R$8 para ser produzida e é vendida por R$20, a margem de lucro é de R$12. Lembrando que ainda precisa descontar impostos e tributos.
Ao cruzar essa informação com o faturamento, por exemplo, é possível pensar em estratégias para aumentar os ganhos por uma promoção, contanto que o desconto oferecido fique dentro da margem de lucro.
4. Lucro bruto e lucro líquido
Toda empresa busca lucro, certo? O lucro bruto é toda a receita da empresa menos os custos de produção dos produtos. A fórmula para calcular é:
Lucro bruto = receita total – custos de produção
Usando o exemplo da camiseta que custa R$8 para ser feita e é vendida por R$20, os R$12 são o lucro bruto. Neste momento, é descontado apenas aquilo que é usado para produzir o item, como algodão, linha e agulhas, por exemplo.
Já para descobrir o lucro líquido é preciso tirar desse valor as despesas totais com estrutura.
Lucro líquido = receita total – todos os custos e despesas
Para entender melhor, pense que o lucro líquido é aquilo que sobra quando tira despesas como aluguel da loja, produtos de limpeza, caneta para o caixa, etc.
5. Ticket médio
Neste indicador, você vai descobrir quanto cada cliente está gastando, em média, na loja. Para descobrir isso, é simples:
Ticket médio = faturamento total / número de vendas
Perceba que para chegar ao ticket médio, é preciso usar outros dados já citados anteriormente. Por isso, analisar apenas um único número pode dar um cenário que não está próximo à realidade.
5 indicadores financeiros para quem tem e-commerce!
Quando o assunto é empreendedorismo digital, os indicadores financeiros são tão importantes quanto no cenário offline. Porém, existem outras informações que podem ajudar a desvendar o cenário da empresa.
1. Tráfego no site
Esse número mostra quantas pessoas acessaram seu site. Eles podem finalizar uma compra e se transformar em clientes ou não.
Mas como analisar esse dado? Por exemplo, se em um mês seu site recebeu 1.000 pessoas, mas apenas 15 compraram, é preciso investir em estratégias de conversão no site.
2. Conversão
E por falar em conversão, esse dado mostra quantos usuários realizaram a ação que você gostaria. A tomada de decisão pode ser a venda de um produto, a inscrição em newsletter ou um cadastro para esperar por um produto em falta. Para chegar a esse número, é simples:
Conversão = número de visitantes / compras x 100
Dessa forma, você vai descobrir a conversão de compras.
3. Custo por cliente
Esse dado mostra quanto a empresa investiu para conquistar cada cliente. Com essa métrica, fica possível definir quais estratégias mais renderam compradores para a loja.
Por exemplo, a campanha de um influenciador digital trouxe 20 clientes para a loja. Se a campanha custou R$2.000, o custo por consumidor é de R$100.
4. Abandono de carrinho
Sabe quando a pessoa coloca os itens que quer no carrinho, mas depois fecha a página e não compra? Avaliar esse número pode dar informações importantes ao empreendedor. Entre elas, se o preço do frete está caro ou se o usuário está procurando outra forma de pagamento que não seja aceita no seu e-commerce.
5. Taxa de rejeição
Neste caso, o consumidor entra no site e o abandona imediatamente, sem navegar por outras páginas. Esse dado pode mostrar alguns problemas de usabilidade, como a dificuldade de encontrar o menu ou outras categorias de produto.
Passo a passo simplificado para analisar indicadores financeiros
Agora que você já conhece as principais métricas a serem avaliadas, veja como usá-las para criar um diagnóstico completo da saúde financeira da empresa.
- Coleta e armazenamento de todas as informações relacionadas ao indicador;
- Comparar essas informações com outros períodos analisados. Essa comparação pode ser mensal, semestral ou um “antes e depois” de uma determinada ação;
- Procure entender o que motivou algumas mudanças e anote os resultados alcançados;
- Use os dados para tomar as próximas decisões estratégicas para a empresa!
E se você é empreendedor e busca entender melhor como cuidar da empresa, confira o Guia Descomplicado de Controle Financeiro para pequenas empresas.