Pagar IPVA 2024 parcelado ou à vista? Confira as condições e veja como decidir!

Resumo do texto

  • Quais são as vantagens de pagar o IPVA parcelado?
  • Veja os descontos oferecidos para pagamento à vista;
  • Entenda o que considerar antes de decidir o formato de pagamento.

Pague o IPVA no app PagBank!

 

Início de ano é o momento de se planejar financeiramente para pagar impostos  característicos desse período, como é o caso do IPVA. Para quem quer organizar as contas, saiba que é possível pagar o IPVA parcelado.

Se você já se organizou e tem o dinheiro em mãos, o IPVA à vista tem descontos especiais. Mas, se esse não é o seu caso, não se preocupe, é possível pagar o imposto em parcelas.

Descubra como funciona o parcelamento do IPVA 2024 em cada estado e saiba quais são os descontos oferecidos para quem decidir pagar de uma só vez.

É possível pagar IPVA parcelado?

Sim! O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotivo pode ser pago de forma parcelada. Cada estado possui uma regra específica para isso e, normalmente, as datas são definidas conforme o dígito final da placa.

Desde já, adiantamos que as informações exatas devem ser consultadas junto à prefeitura de seu município.

Em São Paulo, por exemplo, o governo permite a divisão em até 5 vezes, de janeiro até maio. Mas, caso opte pelo pagamento antecipado do tributo em janeiro, há um desconto de 3% no valor do IPVA. Lembrando que o primeiro vencimento será dia 11/01 para os veículos com final 1. 

Como funciona o parcelamento do IPVA em cada estado?

Como adiantamos, as regras não são fixas. Veja como funciona o parcelamento do IPVA 2024 no seu estado aqui!

IPVA à vista tem desconto?

Sim! Para quem possui o dinheiro em mãos, os estados oferecem benefícios para que o imposto seja pago de uma só vez – também chamado de cota única. Em alguns casos, ainda há um desconto maior para que ele seja pago o mais cedo possível.

Ainda usando São Paulo como exemplo, para quem pagar em uma cota única em janeiro, o desconto é de 3%. Já quem paga à vista, mas em fevereiro, não tem desconto. Se você está em dúvida sobre a melhor opção para seu caso, continue lendo o artigo que falaremos sobre isso!

IPVA à vista ou parcelado: qual a melhor opção?

A resposta é bem simples: depende! A verdade é que, muitas vezes, o desconto para pagamentos de uma só vez são baixos, como no Rio de Janeiro e em São Paulo, por exemplo.

Portanto, se esse dinheiro for fazer falta no seu mês, talvez não seja a melhor opção pagar à vista. 

Por outro lado, o parcelamento gera uma dívida mensal. Nesse segundo caso, será preciso planejamento para não se desorganizar com as contas conforme o tempo for passando.

Separamos alguns pontos para te ajudar a decidir. Confira:

Vantagens de pagar o IPVA 2024 à vista:

  • Quitar a dívida o quanto antes;
  • Aproveitar os descontos oferecidos pelos estados;
  • Manter o veículo regularizado.

Mas atenção: só opte por esse formato de pagamento se tiver o dinheiro em caixa!

Vantagens de pagar o IPVA 2024 parcelado:

  • Não tem uma grande despesa no início do ano;
  • Pode fracionar a despesa para melhor organização financeira;
  • Não começa o ano adquirindo novas dívidas.

Mas atenção: lembre-se de incluir essas parcelas no planejamento financeiro dos próximos meses para não ser pego de surpresa!

O que acontece se eu não pagar o IPVA?

Ficou claro que você tem muitas opções para quitar o imposto, certo? Mas, se mesmo assim você não pagar o IPVA, poderá ter que arcar com mais despesas depois!

Isso porque o imposto atrasado gera multa e pode levar o seu nome para o cadastro da dívida ativa.

Além disso, se o IPVA não estiver pago, o motorista não consegue realizar o licenciamento anual do veículo – documento obrigatório para andar pelas ruas. Ou seja, atrasar o pagamento do imposto irá gerar um acúmulo de problemas. Não deixe de pagar o IPVA do seu veículo e comece o ano com tranquilidade!

Faça o pagamento do IPVA 2024 pelo app PagBank

Para quem tem veículo registrado no estado de São Paulo, é possível pagar o IPVA 2024 no app PagBank! Para isso, é preciso que o proprietário do carro seja o mesmo dono da conta.

Além de aproveitar todas as vantagens da Conta Digital PagBank, você deixa os pagamentos em dia e resolve sua vida diretamente pelo celular.

Veja como é fácil pagar o IPVA 2024:

  1. Abra o app PagBank e na página inicial, procure por “Pagar contas”;
  2. Em seguida, escolha a opção “Pagar débitos do meu veículo”;
  3. Vá em “Adicionar veículo” e cadastre os dados do carro ou moto (lembre-se que o CPF do proprietário deve ser o mesmo do dono da conta);
  4. Agora, escolha a forma de pagamento;
  5. Confira as informações e, se estiver tudo certo, vá em “Confirmar pagamento”.

Pronto! Nada de IPVA atrasado gerando multas e problemas para você.

Pague o IPVA no app PagBank