O que é o modelo de negócio C2C? Entenda como ele funciona na prática!

Resumo do texto

  • O que é o modelo de negócio C2C?
  • Quais as vantagens de trabalhar com esse modelo?
  • Por que o C2C está crescendo tanto? 

Organize suas vendas com o PagVendas!

 

Por mais que  atualmente o mundo dos negócios conte com diversas ferramentas para ajudar a aumentar as vendas do empreendedor, o bom e velho “boca a boca” ainda é a melhor propaganda para a sua empresa.

O termo técnico para essa forma de recomendação é modelo de negócio C2C (consumer to consumer – de consumidor para consumidor).

Continue lendo e entenda o que é o C2C, como são feitas as vendas nesse modelo e aprenda a desenvolver um marketing de referência para a sua empresa!

O que é C2C (Consumer to Consumer)?

C2C é um modelo de comércio onde os consumidores compram e vendem diretamente entre si, sem a intervenção de empresas. 

Em suma, nesse sistema, pessoas oferecem produtos e serviços para outras utilizando plataformas online, como lojas, e-commerces e locais físicos.

É um formato popular em mercados de segunda mão, como venda de artesanato e itens pessoais (carros, imóveis, móveis, etc).

Como são feitas as vendas C2C?

O processo da venda geralmente é intermediado por plataformas online ou aplicativos que conectam as pessoas que querem vender aos compradores, como o marketplace do Facebook e OLX.

Funciona assim: quem vai vender, lista seus itens, faz uma descrição detalhada e define os preços. Quem quer comprar confere o que foi publicado, escolhe o que deseja e, então, negocia ou compra.

Modelo de Negócio C2C

Entenda as vantagens do Consumer to Consumer

O modelo de negócio C2C traz diversas vantagens e facilidades, tanto para quem vende quanto para quem compra. Confira 6 benefícios do Consumer to Consumer:

  • Economia: os preços tendem a ser mais baixos, já que não há intermediários ou custos de marketing envolvidos, permitindo economia para ambos os lados;
  • Variedade de produtos: a diversidade de produtos disponíveis costuma ser grande, proporcionando aos compradores inúmeras possibilidades de escolhas;
  • Sustentabilidade: comprar itens usados contribui para a redução do desperdício e do consumo excessivo, alinhando-se a preocupações ambientais;
  • Negociação direta: compradores e vendedores podem negociar preços e condições diretamente (entrega em mãos ou frete mais barato), aumentando a possibilidade de alcançar acordos vantajosos para ambas as partes;
  • Confiança: vendas C2C costumam ocorrer dentro de comunidades online, que cultivam um ambiente de credibilidade entre os participantes;
  • Oportunidade de renda: qualquer um pode fazer uma renda extra com a venda de roupas usadas, itens de decoração que enjoou ou até mesmo artesanato.

Exemplos de modelos de negócio C2C

Agora que você já sabe o que é o modelo de negócio C2C, como ele funciona e quais suas vantagens, separamos alguns exemplos de grandes empresas que utilizam esse sistema. Veja abaixo.

OLX

Na OLX, os vendedores criam anúncios detalhados, descrevendo o item, determinando o preço e adicionando imagens. Os interessados olham essas postagens, interagem com os vendedores através de mensagens e negociam os detalhes da compra.

Enjoei

O modelo de venda da Enjoei é semelhante ao da OLX. Quem quer vender cria um perfil, lista os produtos usados  com detalhes e fotos. A plataforma é um C2C com foco principal em venda de moda e design, como roupas usadas e sapatos.

Magazine Luiza

No Magazine Luiza, os vendedores seguem os mesmos passos das outras plataformas C2C. A plataforma garante transações seguras, além de permitir a venda de itens não usados e a compra de produtos de segunda mão de forma direta e segura.

Como desenvolver um marketing C2C?

Desenvolver um bom marketing C2C é possível por meio de 4 técnicas. Veja quais são e de que maneira ajudam o seu negócio a atrair mais clientes.

SEO

O search engine optimization é um conjunto de estratégias de otimização de conteúdo que também é voltada para o comércio C2C, como todas citadas anteriormente. Isso envolve a criação de descrições precisas, uso adequado de palavras-chave e tags relevantes, além de aprimoramento de imagens.

Por exemplo, imagine que você quer vender uma bicicleta. Para otimizar o conteúdo para SEO, precisaria criar um título descritivo, como “Bicicleta Mountain Bike Usada – Ótimo Estado – Melhor Preço”.

Inbound Marketing

O inbound marketing (marketing de atração) envolve a criação de conteúdo valioso e relevante para atrair e envolver os consumidores. 

Para atrair compradores, você cria um conteúdo informativo, como guias de uso de produtos ou dicas de manutenção.

Esse material é divulgado nas plataformas, seja por meio de comentários ou publicações em redes sociais. Ao destacar sua marca, você amplia as possibilidades de concretizar vendas.

Marketing de Influência

O marketing de influência é quando pessoas com muitos seguidores em redes sociais promovem produtos, compartilhando suas experiências autênticas. 

A forte conexão que possuem com a audiência faz com que suas recomendações tenham um grande impacto nas decisões de compra dessas pessoas.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é sobre a criação e compartilhamento de informações relevantes e úteis. Você pode criar guias, tutoriais ou avaliações dos produtos que está vendendo nas suas redes sociais para fortalecer sua relevância e autoridade diante do público.

Outros modelos de negócio

Conheça outros modelos de negócio altamente utilizados e que podem ser úteis para a sua empresa.

B2C

B2C (business to consumer ou negócios para consumidores) é um modelo onde as empresas vendem produtos ou serviços diretamente para os consumidores finais. É o tipo mais comum de transação comercial, presente em lojas físicas e online.

B2B

B2B (business to business ou negócios para negócios) refere-se às transações comerciais realizadas diretamente entre empresas. Nesse modelo, os empreendimentos vendem produtos, serviços ou soluções uns para os outros.

B2G

B2G (business to government ou negócios para o governo) é quando empresas interagem e fornecem produtos ou serviços para o setor público e governamental (prefeitura, governo estadual ou federal). As negociações B2G envolvem conformidade legal, regulamentações e processos específicos de licitação.

G2P

G2P (government to person ou governo para pessoas) ocorre quando há iniciativas do governo que fornecem serviços, benefícios ou informações diretamente aos cidadãos. O modelo representa uma abordagem moderna de administração pública centrada nas necessidades dos indivíduos.

G2G

G2G (government to government ou governo para governo) diz respeito às negociações entre governos de diferentes níveis ou países que trabalham juntos para compartilhar informações, desenvolver políticas, trocar melhores práticas e resolver questões colaborativamente.

Por que o modelo C2C está crescendo tanto?

O modelo C2C está crescendo graças à sua flexibilidade tanto para quem vende quanto para quem compra. Além disso, com a facilidade de acesso à internet e a confiança que as pessoas têm nas recomendações de amigos ou familiares, as vendas diretas entre consumidores ganham ainda mais relevância.

O C2C também está alinhado com a mudança nas preferências de consumo pós-pandemia, com as pessoas preferindo ter mais liberdade para escolher quando, como e onde fazer uma compra.

Como implementar estratégias C2C em seu negócio?

Implementar o C2C no seu negócio é uma tarefa que requer bastante planejamento. Isso pode ser feito de duas maneiras: criando uma plataforma própria (o que é caro e, portanto, não recomendado para quem está começando) ou utilizando redes sociais e plataformas tradicionais (recomendada).

Uma dica de ouro é estudar muito sobre SEO e marketing. Capriche nas descrições e nas fotos dos produtos à venda. Seja detalhista, crie chamadas persuasivas e lembre-se de responder às mensagens dos interessados em comprar o mais rápido possível.

Organize as finanças e o lucro do seu negócio com o PagVendas!

O modelo C2C está ganhando cada vez mais adeptos devido à sua flexibilidade, economia e simplicidade.

Para quem vende, é importante ter muita organização sobre as finanças para não perder nenhum detalhe de cada transação. Para isso, o PagVendas é a solução ideal!

Com ele, você pode:

  • Aceitar pagamentos no cartão, à vista ou parcelado pelo celular;
  • Ter informações seguras e em tempo real sobre seus recebimentos;
  • Melhorar a gestão do estoque;
  • Ter maior controle de caixa;
  • Dominar a estruturação da sua loja online, de maneira prática e rápida;
  • Criar seu próprio serviço de delivery.

Organize suas vendas com o PagVendas!