Especial Dia da Mulher: histórias de mulheres empreendedoras para se inspirar!

Resumo do texto

  • Entenda qual o cenário atual para mulheres empreendedoras;
  • Conheça histórias inspiradoras de empreendedoras de sucesso;
  • Quais são os motivos que levam mulheres a empreender?

Quer empreender? Comece com o nosso Ebook exclusivo!

 

A ideia de mulheres que ficam em casa, apenas cuidando de tarefas domésticas, já está no passado. Atualmente, elas já estão à frente de quase metade dos pequenos negócios do Brasil. 

São mulheres empreendedoras que movimentam o mercado e se firmam como referência e inspiração. Elas se tornaram empresárias de sucesso em diferentes segmentos, marcando seu nome na história do empreendedorismo feminino e abrindo espaço para outras mulheres.

Se você quer se tornar uma empreendedora de sucesso, conheça e inspire-se nessas histórias.

Como é o cenário brasileiro para Mulheres Empreendedoras?

Segundo o Instituto Rede Mulher Empreendedora, quase metade dos pequenos negócios no país são liderados por mulheres. Dados do Sebrae, apoiados em pesquisa do IBGE, mostram que são 30 milhões de empreendedoras em um total de 52 milhões.

Com esses dados, fica claro afirmar que mulheres estão em posição de destaque no empreendedorismo brasileiro.

Seja por terem menos chance no mercado de trabalho ou por buscarem novas oportunidades, o resultado é que elas são inspiração para quem quer empreender.

Entenda a importância do Empreendedorismo Feminino!

O empreendedorismo feminino inclui negócios criados ou comandos por uma, ou mais, mulheres. A transformação no cenário brasileiro não só traz um quadro mais igualitário, mas abre ainda mais espaço para as mulheres.

Historicamente invisibilizadas, elas enxergam essas posições de destaque, como CEO e donas de empresa, como uma inspiração. O que leva à busca de um objetivo certeiro: realização profissional.

Quais são os principais desafios das mulheres Empresárias?

Mesmo com tantos números positivos, ainda é preciso olhar para as dificuldades no caminho. As mulheres que querem seguir no caminho do empreendedorismo, precisam lidar com alguns obstáculos, como:

  • Preconceito da sociedade;
  • Falta de confiança em si mesmas;
  • Dupla, ou até tripla, jornada;
  • Dificuldade de acesso a programas de crédito;
  • Falência da empresa devido às dificuldades na abertura e manutenção do negócio.

Veja histórias de Empreendedoras de Sucesso para se inspirar!

Nós acreditamos que você, mulher empreendedora, tem a força necessária para seguir seu sonho. Mas, conhecer a história de outras, que já passaram por esse processo, inspira e dá ânimo para não desistir.

Maria José de Lima Freitas

Ao perder o emprego de faxineira em um banco, Maria passou mais de um ano buscando trabalho. Sem perspectiva, começou a vender doces. Apesar da ideia ser boa, o negócio demorou para engatar.

Foram 4 anos endividada em que a empreendedora precisou colocar as contas em dia. Ela participou de programas de aceleração e teve muita força de vontade para não desistir do projeto.

Foi só em 2006 que ela conseguiu construir sua primeira fábrica de doces. No ano seguinte, em 2007, abriu sua primeira loja física, a Mazé Doces. Atualmente, a marca tem importante relevância em Minas Gerais e os doces podem ser encontrados em toda região sudeste.

Zica Assis

Heloisa Assis começou seu caminho muito cedo. Trabalhando desde os 9 anos de idade, a empreendedora veio de uma família humilde.

Atuando como babá e empregada doméstica, percebeu que seu cabelo cacheado e volumoso a fazia sofrer preconceito. Aos 21 anos, cansada de fazer alisamento para conseguir empregos, fez um curso de cabeleireira e começou a testar a produção de itens para seu próprio cabelo.

Em 1993, ela abriu seu primeiro salão, o Beleza Natural, que se transformou na maior rede de produtos para cabelos crespos e cacheados do Brasil.

Sônia Heiss

Sônia herdou a empresa dos pais em 2003 e transformou o negócio na maior exportadora de camisas do Brasil. Responsável pela marca Dudalina, ela tem o foco no trabalho de sua mãe e a sensibilidade de seu pai.

Além do setor corporativo, com o Grupo Mulheres do Brasil ela conseguiu abrir portas e dar oportunidades para mulheres, além de lutar por melhorias salariais, educação e causas feministas.

Maitê Lourenço

Maitê é a líder de uma das principais startups focadas em acelerar o protagonismo e empreendedorismo negro. A BlackRocks Startup tem como objetivo levar inovação e tecnologia para todas as empreendedoras.

Com isso, ela não só ganha destaque no mercado, mas impulsiona outras mulheres negras a chegarem ainda mais longe.

Ana Fontes

Ana é mais uma das mulheres que também usa sua posição de destaque para ajudar outras empreendedoras. Com a Rede Mulher Empreendedora, ela capacita outras mulheres para terem seu próprio negócio.

Como e por que começar a empreender?

Os motivos que levam mulheres a empreender são vários. Os mais encontrados entre eles, são:

Falta de oportunidade no mercado de trabalho

A dificuldade de permanecer e crescer no mercado de trabalho, leva mulheres a investirem em uma ideia própria e começar a empreender.

Necessidade de ficar em casa

Sem condições financeiras para ter babá ou sem ajuda da família, algumas mães acabam abrindo mão de suas carreiras profissionais para cuidar dos filhos. 

Com o empreendedorismo, elas conseguem iniciar um projeto sem precisar sair de casa.

Flexibilidade de horários

Assim como as mães que precisam cuidar de seus filhos, muitas mulheres não conseguem sair em horário comercial, pois não têm ninguém para cuidar da casa. 

Com isso, investem em um negócio próprio, que pode ocupar horários alternativos.

Aumento da renda

As mulheres ganham menos que os homens. Por isso, o empreendedorismo feminino se torna um caminho para aquelas que precisam aumentar a renda. 

Saiba como dar os primeiros passos para se tornar uma Mulher Empreendedora!

Começar um novo negócio não é fácil, mas é possível! 

As mulheres empreendedoras que querem tirar a ideia do papel, têm por onde começar. Com as inspirações de outras mulheres que já percorreram esse caminho, é hora de colocar a mão na massa!

Para isso, confira o nosso ebook sobre como empreender do zero! Com ele, você terá, em detalhes, os primeiros passos para se tornar uma mulher empreendedora de sucesso!

Quer empreender? Comece com o nosso Ebook exclusivo!