eSocial: saiba como esse sistema pode tornar a vida do empreendedor mais simples

Resumo do texto

  • Entenda o que é o eSocial;
  • O MEI precisa usar o eSocial? 
  • Veja as funcionalidades e vantagens de usar esse sistema!

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Se você é um “eupreendedor”, aquele que faz tudo sozinho, sabe que dar conta das obrigações é um desafio! E para quem tem funcionário, a tarefa é ainda maior!

É preciso fazer o fechamento da folha de pagamento e comunicar ao governo todo mês. Sem falar em contratações, horas extras, aviso prévio, etc.

Parece muita coisa, né? É aí que entra o eSocial, sistema que facilita a vida do empreendedor na hora de cumprir com as obrigações trabalhistas.

O que é eSocial e por que ele foi criado?

O eSocial é um sistema que permite aos empregadores gerenciar as informações referentes aos trabalhadores e prestar contas com os órgãos correspondentes. 

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas foi lançado em 2014 e, atualmente, é obrigatório.

E o objetivo de reunir todas as obrigatoriedades em um único lugar não é só facilitar a vida do empreendedor, mas também garantir que os direitos trabalhistas sejam respeitados.

Como acessar o eSocial?

O sistema pode ser usado de duas formas: a versão completa e simplificado. Os dois podem ser acessados através do Portal do eSocial.

O segundo modelo, mais simples, é destinado para o Empregador Doméstico, o Segurado Especial e o MEI.

Quem deve ter cadastro no portal eSocial?

O eSocial é obrigatório para todos que possuem obrigações trabalhistas, ou seja, para todos os empregadores. Independentemente do faturamento anual, o envio das informações é obrigatório.

Sou MEI. Preciso usar o eSocial?

Sim! Se você tiver algum empregado, precisa usar o eSocial Simplificado MEI. 

O pagamento de impostos e tributos do MEI segue sendo feito pelo Simples Nacional, através da DAS. Porém, caso o empreendedor tenha um empregado, é preciso usar.

Veja como criar sua conta no portal eSocial!

Se você é empregador ou planeja ser, precisa acessar o portal eSocial. Para isso, é possível usar a conta gov.br ou entrar com o código de acesso.

Neste segundo caso, na primeira vez que acessar, precisa gerar o código de acesso. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site do eSocial;
  2. Clique em “Primeiro Acesso?”;
  3. Informe os dados solicitados para criar o código de acesso:
    1. CPF;
    2. Nascimento;
    3. Recibo de entrega da DIRPF;
    4. Título de eleitor (caso não tenha feito a declaração do IR).
  4. Vá em “Gerar código”;
  5. Pronto! Agora você pode fazer o login.

Quais funcionalidades você vai encontrar no eSocial?

Agora que já fez a sua conta, veja o que você, empreendedor, encontrará ao acessar. As principais funcionalidades são:

Folha de pagamento

Todo mês o empregador precisa prestar contas sobre data de pagamento do salário, valores, adiantamentos, vencimentos e outras remunerações (hora extra, adicional noturno, etc).

Com o eSocial, o fechamento da folha de pagamento, assim como o envio dele para os órgãos competentes, é feito de forma rápida e online.

Informe de rendimentos

Pelo eSocial, é possível informar os rendimentos dos funcionários. E através desta ferramenta, a Receita Federal pode conferir os dados, tornando todo o processo mais transparente.

Alterações de dados cadastrais

A mudança de estado civil, endereço e nome fica muito mais simplificada com o eSocial. Além disso, não é preciso ir a diversos órgãos para atualizar o dado. Em apenas um acesso, tudo ficará correto.

Consulta do cadastro do empregado

Sempre que um novo funcionário for cadastrado, o sistema já verifica se as informações inseridas estão corretas ou apresentam alguma divergência. Assim, acaba tendo uma maior transparência no relacionamento entre as partes.

Saiba quais obrigações o eSocial substitui!

No início do texto, falamos sobre a simplificação que o eSocial proporciona. Mas como ele faz isso, na prática? Antes de sua criação, o empregador tinha uma série de obrigações com diferentes órgãos e processos.

Agora, o eSocial permite que tudo isso seja feito de uma só vez, no sistema. Veja algumas das obrigações que são substituidas:

  • GFIP  –  Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social;
  • CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT;
  • RAIS – Relação Anual de Informações Sociais;
  • CD –  Comunicação de Dispensa;
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • GRF – Guia de Recolhimento do FGTS;
  • GPS – Guia da Previdência Social.

Para ver a lista completa, clique aqui.

Confira as vantagens que o eSocial traz para o seu negócio

Além de ser obrigatório, o eSocial pode ser, realmente, vantajoso para seu negócio. E não estamos falando apenas da unificação de informações.

  • Direitos trabalhistas garantidos: com o envio simplificado das informações, os direitos trabalhistas são melhor controlados e garantidos;
  • Maior integração e recuperação de dados: se por algum motivo você perder os dados dos seus funcionários, pode usar para recuperar, já que todos os cadastros estão salvos!
  • Redução de burocracias: o sistema é usado no lugar de diversas obrigações que geravam horas de trabalho a mais e muito chão para ir em todos os órgãos necessários;
  • Mais transparência nos processos: aumentou o salário do funcionário? Descontou faltas na hora de efetuar o pagamento? Tudo isso fica ainda mais transparente quando o controle é feito no eSocial.

E quando o assunto é relacionamento profissional, transparência é essencial!

Tudo que você, empreendedor, precisa saber sobre o eSocial

Se você tem funcionários, precisa conhecer e adotar o eSocial. Por isso, neste artigo, você aprendeu os principais pontos sobre o sistema:

  • O eSocial deve ser usado pelo empregador para cumprir com as obrigações fiscais trabalhistas;
  • Seu objetivo é unificar e simplificar o processo, substituindo antigas obrigações;
  • Ele pode ser acessado de duas formas: o sistema completo ou o eSocial simplificado, ainda mais fácil de usar;
  • Você pode acessar com a conta gov.br ou através da geração de um código. É só seguir o passo a passo apresentado!

Com o eSocial, suas obrigações fiscais como empregador estão mais simplificadas e transparentes. Mas, não é só ele que veio para ajudar sua vida de empreendedor!

A conta PJ PagBank também entende de simplicidade e eficiência! Com ela, a gestão financeira do negócio e o controle do dinheiro podem ser feitos da palma da sua mão!

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