Resumo do texto
- Entenda o que é o eSocial;
- O MEI precisa usar o eSocial?
- Veja as funcionalidades e vantagens de usar esse sistema!
Conta PJ PagBank: facilidade e transparência com seu dinheiro!
Se você é um “eupreendedor”, aquele que faz tudo sozinho, sabe que dar conta das obrigações é um desafio! E para quem tem funcionário, a tarefa é ainda maior!
É preciso fazer o fechamento da folha de pagamento e comunicar ao governo todo mês. Sem falar em contratações, horas extras, aviso prévio, etc.
Parece muita coisa, né? É aí que entra o eSocial, sistema que facilita a vida do empreendedor na hora de cumprir com as obrigações trabalhistas.
O que é eSocial e por que ele foi criado?
O eSocial é um sistema que permite aos empregadores gerenciar as informações referentes aos trabalhadores e prestar contas com os órgãos correspondentes.
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas foi lançado em 2014 e, atualmente, é obrigatório.
E o objetivo de reunir todas as obrigatoriedades em um único lugar não é só facilitar a vida do empreendedor, mas também garantir que os direitos trabalhistas sejam respeitados.
Como acessar o eSocial?
O sistema pode ser usado de duas formas: a versão completa e simplificado. Os dois podem ser acessados através do Portal do eSocial.
O segundo modelo, mais simples, é destinado para o Empregador Doméstico, o Segurado Especial e o MEI.
Quem deve ter cadastro no portal eSocial?
O eSocial é obrigatório para todos que possuem obrigações trabalhistas, ou seja, para todos os empregadores. Independentemente do faturamento anual, o envio das informações é obrigatório.
Sou MEI. Preciso usar o eSocial?
Sim! Se você tiver algum empregado, precisa usar o eSocial Simplificado MEI.
O pagamento de impostos e tributos do MEI segue sendo feito pelo Simples Nacional, através da DAS. Porém, caso o empreendedor tenha um empregado, é preciso usar.
Veja como criar sua conta no portal eSocial!
Se você é empregador ou planeja ser, precisa acessar o portal eSocial. Para isso, é possível usar a conta gov.br ou entrar com o código de acesso.
Neste segundo caso, na primeira vez que acessar, precisa gerar o código de acesso. Veja o passo a passo:
- Acesse o site do eSocial;
- Clique em “Primeiro Acesso?”;
- Informe os dados solicitados para criar o código de acesso:
- CPF;
- Nascimento;
- Recibo de entrega da DIRPF;
- Título de eleitor (caso não tenha feito a declaração do IR).
- Vá em “Gerar código”;
- Pronto! Agora você pode fazer o login.
Quais funcionalidades você vai encontrar no eSocial?
Agora que já fez a sua conta, veja o que você, empreendedor, encontrará ao acessar. As principais funcionalidades são:
Folha de pagamento
Todo mês o empregador precisa prestar contas sobre data de pagamento do salário, valores, adiantamentos, vencimentos e outras remunerações (hora extra, adicional noturno, etc).
Com o eSocial, o fechamento da folha de pagamento, assim como o envio dele para os órgãos competentes, é feito de forma rápida e online.
Informe de rendimentos
Pelo eSocial, é possível informar os rendimentos dos funcionários. E através desta ferramenta, a Receita Federal pode conferir os dados, tornando todo o processo mais transparente.
Alterações de dados cadastrais
A mudança de estado civil, endereço e nome fica muito mais simplificada com o eSocial. Além disso, não é preciso ir a diversos órgãos para atualizar o dado. Em apenas um acesso, tudo ficará correto.
Consulta do cadastro do empregado
Sempre que um novo funcionário for cadastrado, o sistema já verifica se as informações inseridas estão corretas ou apresentam alguma divergência. Assim, acaba tendo uma maior transparência no relacionamento entre as partes.
Saiba quais obrigações o eSocial substitui!
No início do texto, falamos sobre a simplificação que o eSocial proporciona. Mas como ele faz isso, na prática? Antes de sua criação, o empregador tinha uma série de obrigações com diferentes órgãos e processos.
Agora, o eSocial permite que tudo isso seja feito de uma só vez, no sistema. Veja algumas das obrigações que são substituidas:
- GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social;
- CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT;
- RAIS – Relação Anual de Informações Sociais;
- CD – Comunicação de Dispensa;
- CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- GRF – Guia de Recolhimento do FGTS;
- GPS – Guia da Previdência Social.
Para ver a lista completa, clique aqui.
Confira as vantagens que o eSocial traz para o seu negócio
Além de ser obrigatório, o eSocial pode ser, realmente, vantajoso para seu negócio. E não estamos falando apenas da unificação de informações.
- Direitos trabalhistas garantidos: com o envio simplificado das informações, os direitos trabalhistas são melhor controlados e garantidos;
- Maior integração e recuperação de dados: se por algum motivo você perder os dados dos seus funcionários, pode usar para recuperar, já que todos os cadastros estão salvos!
- Redução de burocracias: o sistema é usado no lugar de diversas obrigações que geravam horas de trabalho a mais e muito chão para ir em todos os órgãos necessários;
- Mais transparência nos processos: aumentou o salário do funcionário? Descontou faltas na hora de efetuar o pagamento? Tudo isso fica ainda mais transparente quando o controle é feito no eSocial.
E quando o assunto é relacionamento profissional, transparência é essencial!
Tudo que você, empreendedor, precisa saber sobre o eSocial
Se você tem funcionários, precisa conhecer e adotar o eSocial. Por isso, neste artigo, você aprendeu os principais pontos sobre o sistema:
- O eSocial deve ser usado pelo empregador para cumprir com as obrigações fiscais trabalhistas;
- Seu objetivo é unificar e simplificar o processo, substituindo antigas obrigações;
- Ele pode ser acessado de duas formas: o sistema completo ou o eSocial simplificado, ainda mais fácil de usar;
- Você pode acessar com a conta gov.br ou através da geração de um código. É só seguir o passo a passo apresentado!
Com o eSocial, suas obrigações fiscais como empregador estão mais simplificadas e transparentes. Mas, não é só ele que veio para ajudar sua vida de empreendedor!
A conta PJ PagBank também entende de simplicidade e eficiência! Com ela, a gestão financeira do negócio e o controle do dinheiro podem ser feitos da palma da sua mão!
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