O que é IPO e qual a sua relação com a Bolsa de Valores?

Resumo do texto

  • O que é IPO?
  • Conheça as etapas de um IPO;
  • Entenda se vale a pena investir na Oferta Inicial de Ações.

 

Você ouviu falar em ações e Bolsa de Valores, mas não sabe o que é IPO? Então está na hora de entender como funciona esse processo.

Quando uma empresa decide abrir capital na Bolsa de Valores, ela passa por uma Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês), disponibilizando suas ações para o público em geral comprar.  

Muitos investidores aproveitam esse momento para investir em empresas com bom potencial de valorização.

Você sabe como funciona o processo na prática? Ou se compensa investir em ações no IPO? É sobre isso e outros detalhes que falaremos a seguir.

Outros artigos que podem ser do seu interesse: 

Afinal, o que é IPO?

IPO é a sigla para “Initial Public Offering” ou Oferta Inicial de Ações, traduzido para o português. É um processo necessário para toda empresa que pretende abrir capital na Bolsa de Valores.

É por meio do IPO que a empresa disponibiliza suas ações para compra pelo público em geral. 

Como funciona a estreia da Oferta Pública Inicial na prática?

Para uma empresa fazer o IPO, é necessário seguir algumas etapas importantes. Veja abaixo:

Planejamento

Antes de tudo, a empresa precisa definir estratégias, metas e objetivos a serem alcançados com a oferta. Pois é por meio do planejamento que a empresa determina:

  • A quantidade de recursos captados;
  • Se serão emitidas novas ações ou a negociação dos papéis já existentes;
  • Destinação dos recursos financeiros, entre outros detalhes.

Auditoria

Em seguida, a empresa precisa passar por uma auditoria. Essa etapa garante a transparência e a confiabilidade das informações apresentadas aos investidores. 

Por exemplo: segundo a legislação brasileira, um negócio deve apresentar três anos de balanços auditados para abrir capital.

O objetivo principal de uma auditoria, é fazer uma análise detalhada das finanças. Para isso, é necessário contratar uma empresa de auditoria externa e independente.

Roadshow

Com a auditoria em mãos, a empresa inicia o roadshow, que nada mais é do que um conjunto de apresentações sobre o negócio. Para isso, a empresa também precisa contratar o coordenador da oferta, geralmente um banco de investimento ou corretora.

Esse tipo de evento é destinado aos investidores em potencial, analistas de mercado e administradores de fundos.

O roadshow pode ser feito pessoalmente ou virtualmente. 

Registro na CVM

Por fim, é feito um registro de oferta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que é o órgão regulador do mercado de capitais no Brasil.

Segundo informações divulgadas pela CVM, o registro de oferta é dividido em duas etapas:

  • Envio da solicitação: via web ou pelos correios presencialmente, caso o sistema informatizado se encontre indisponível;
  • Análise e resposta: a Superintendência de Registro da CVM faz a análise dos documentos e envia a resposta com o deferimento ou indeferimento do pedido.

O tempo de duração do processo pode ser de até 20 dias úteis. Além disso, antes de protocolar o registro, a empresa precisa mudar o caráter social para uma “S/A” (Sociedade Anônima).

Por exemplo: Suzano S.A; Gerdau S.A.

Como investir no IPO da Bolsa de Valores?

Com alguns passos simples, você pode investir em ações de IPO na Bolsa de Valores: 

Conheça as empresas participantes do IPO

As empresas do IPO pertencem a quais setores? Estão no mercado a quanto tempo? Esses são alguns questionamentos que você pode fazer para entender mais sobre as empresas.

Muitas informações podem ser encontradas nos sites das companhias participantes ou na página da própria B3

Mas atenção: antes de escolher uma empresa para investir, é importante ler o prospecto da oferta, ou apresentação da proposta, um documento que mostra a situação do mercado, planos, riscos do negócio, etc.

Solicite uma reserva de ações

Depois de escolher uma empresa, você deve fazer um pedido de reserva de ações na corretora/banco que escolheu. Para isso, basta preencher um documento com a quantidade de papéis e outras informações necessárias.

Efetue o pagamento

Após a definição de um preço justo e a quantidade de ações ofertadas, você será informado sobre o custo final do investimento e o número exato de papéis que poderá adquirir. É aqui que você deve fazer o pagamento para garantir a participação no IPO. 

Acompanhe o desempenho das aplicações

Por fim, as ações começarão a ser negociadas na B3. Esse é o momento de acompanhar o desempenho dos seus investimentos e avaliar se você está disposto a manter as aplicações no longo prazo.

Quer aprender a calcular o rendimento das ações? Aprenda a calcular o rendimento das ações e valorize sua carteira!

O que é IPO?

Vale a pena investir em IPO? A gente responde!

Investir no IPO pode ser uma ótima estratégia de investimento, já que você tem a oportunidade de comprar ações com grande potencial de valorização ao longo do tempo.

Por exemplo: se o mercado está com expectativas positivas em um IPO, provavelmente haverá valorização das ações no dia da abertura de capital e nos próximos meses.

Por outro lado, as empresas que estão iniciando neste mercado costumam apresentar riscos mais elevados do que empresas mais consolidadas. Por isso, é importante avaliar todos os riscos e o potencial de retorno antes de decidir investir em um IPO.

Ainda tem outro detalhe: é possível ter bons retornos no IPO com foco no curto prazo.

Isso acontece nas operações de day trade. Nesse caso, a compra e venda das ações acontece no dia da estreia na Bolsa.

Com essa estratégia, os investidores aproveitam as variações de preço para vender as ações por um preço maior do que foi pago na hora da compra. 

No entanto, alguns IPOs são fechados com “lockup”. Isso significa que você tem uma vantagem no preço, mas não pode vender as ações no mesmo dia.

Qual a diferença entre IPO e OPA?

Enquanto o IPO é a entrada de uma empresa na Bolsa de Valores, a OPA (Public Acquisition Offer) ocorre quando uma companhia deseja sair da Bolsa, que é o mesmo que “fechar capital”. 

No processo de Oferta Pública de Aquisição, o sócio que possui o maior número de ações faz uma proposta de compra para os demais acionistas.

A conclusão do OPA depende da aprovação da CVM e de pelo menos 90% dos acionistas.

Quais são as empresas que fizeram IPO no Brasil?

Diversas empresas já fizeram IPO no Brasil nos últimos anos. Atualmente, a B3 conta com mais de 400 negócios listados em sua plataforma, incluindo nomes como PagBank, Petrobras, Suzano, Magazine Luiza, entre outras.

Escolha a empresa ideal para investir com o Guia de Ações!

Agora que você já sabe o que é IPO e como funciona o processo de abertura de capital na Bolsa, já pensou em investir em ações sem precisar analisar empresa por empresa? 

No PagBank isso é possível! Aqui você pode contar com o Guia de Ações, um resumo com as ações com bom potencial de crescimento, dividida por setores e informações relevantes, como:

  • Valor de mercado;
  • Potencial de valorização;
  • Preço alvo;
  • Índice preço lucro (P/L);
  • Lucro líquido;
  • Dividend Yield, etc.

E não precisa se preocupar se você não entende esses termos técnicos. O Guia de Ações vem acompanhado de um glossário com as palavras mais usadas no mercado de ações.

Investir é fácil com PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”