Descubra o que são ETFs e BDRs e como eles podem diversificar a sua carteira

Resumo do texto

  • O que são ETFs e BDRs?
  • Conheça os principais tipos de ETFs e BDRs;
  • Veja como investir nesses ativos com alguns passos simples.

 

Nos últimos anos, os ETFs (Exchange Traded Funds, ou em portugues, Fundos Negociados em Bolsa) estão em alta entre os investidores brasileiros, por ser uma forma prática e diversificada de investir na Bolsa. No entanto, muitas pessoas ficam na dúvida entre esse ativo e os BDRs (Brazilian Depositary Receipts ou Certificado de Depósito Brasileiro, em português).

Enquanto os ETFs são uma opção mais simplificada de aplicar em diversos ativos na Bolsa, os BDRs são mais voltados para quem deseja comprar ativos que representam ações de empresas com capital aberto no exterior.

Para te ajudar a entender melhor o que são ETFs e quais as diferenças para os BDRs, preparamos este conteúdo com alguns conceitos e dicas simples.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que são ETFs e como eles funcionam?

ETFs são fundos de investimento que replicam o comportamento de um índice de mercado, setor ou commodity. Eles são negociados como ações no horário de negociação da Bolsa de Valores.

Sendo assim, os ETFs podem ser aplicados em ativos como ações, títulos ou commodities.

Nessa categoria de investimento, os investidores recebem uma parcela proporcional dos rendimentos e ganhos de capital da carteira do fundo.  

Além disso, os ETFs têm taxas de administração muito menores do que fundos de investimento comuns. Isso porque esses fundos investem de forma passiva, seguindo a composição de um índice de mercado, o que reduz os custos de gestão.

Quais são os tipos de ETFs?

Existem vários tipos de ETFs no mercado, veja os principais: 

  • ETFs de ações: replicam o desempenho de um índice de mercado específico, como o Ibovespa e S&P 500;
  • ETFs de Renda Fixa: investem em títulos de dívida, como títulos do governo ou títulos corporativos;
  • ETFs de criptomoedas: são fundos que seguem o desempenho de uma carteira de criptomoedas, como o Bitcoin ou Ethereum; 
  • ETFs de Commodities: investem em materiais básicos, ou seja, que são usados como matéria-prima para fabricar outros produtos, como ouro, prata ou petróleo.

Diferenças ETFs e BDRs

O que são BDRs e como eles funcionam?

BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são títulos negociados na Bolsa de Valores brasileira, mas que representam ações de empresas listadas no exterior. Eles funcionam como uma espécie de “recibo de depósito” dessas ações.

Então, quando um investidor compra um BDR, ele, na verdade, está comprando uma parcela proporcional das ações de uma empresa que abriu capital fora do Brasil. Dessa forma, os dividendos e ganhos das aplicações são convertidos em reais e repassados ao investidor.

Sendo assim, os BDRs podem ser uma boa opção para quem deseja aplicar seu dinheiro em ativos internacionais. Isso porque não precisam lidar com as burocracias de investir diretamente no exterior.

Quais são os tipos de BDRs?

Existem dois principais tipos de BDRs:

  • Patrocinados: são aqueles onde a empresa estrangeira tem uma parceria formal com a instituição financeira emissora e está envolvida na administração dos BDRs;
  • Não patrocinados: segundo a B3, esses BDRs são emitidos por uma instituição depositária, sem envolvimento da companhia estrangeira emissora dos valores mobiliários.

Além disso, os BDRs são classificados por níveis, sendo divididos em nível 1, 2 e 3: 

BDR nível 1: ativos isentos do processo de registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Eles só podem ser negociados em mercados de balcão não organizados ou em segmentos exclusivos da bolsa destinados a esse tipo de título.

Já o BDR nível 2 e 3 são muito parecidos. Confira suas características: 

  • A empresa responsável pela emissão das ações no exterior precisa estar registrada na CVM;
  • Esses títulos podem ser negociados na bolsa de valores ou em mercados de balcão organizados;
  • As empresas emissoras são obrigadas a seguir as mesmas normas de transparência e governança corporativa das empresas registradas na CVM como “Categoria A”.

A principal diferença entre esses níveis é que para ser nível 3, é necessário fazer uma Oferta Pública Inicial ou Initial Public Offering (IPO) tanto no Brasil quanto no exterior ao mesmo tempo.

ETF ou BDR: qual a melhor opção?

A melhor opção entre ETFs e BDRs depende das suas necessidades, tolerância ao risco, objetivos de investimento, dentre outros fatores.

Os ETFs, por exemplo, oferecem uma forma simplificada de investir em uma variedade de ativos, incluindo ações, títulos, commodities e moedas.

Já os BDRs são ideais para quem deseja investir em empresas de outros países sem ter que lidar com questões regulatórias ou de conversão de câmbio.

E o BDR de ETFs?

Existem também o BDR de ETFs, que nada mais é do que um ativo de renda variável brasileiro, que acompanha os ETFs emitidos no mercado internacional. 

Nesse caso, ao comprar um BDR de ETF, o investidor aplica de forma indireta em cotas de um ETF negociado fora do país.

BDR e ETFs: veja como investir!

Para investir em BDRs e ETFs você precisa seguir os seguintes passos: 

  • Baixe o super app do PagBank e crie sua conta;
  • Selecione a aba Investimentos e clique em Aplicar meu Dinheiro;
  • Selecione a opção Renda Variável e escolha o ativo que mais se encaixa ao seu perfil.

E, se você ainda tem dúvidas ou quer ter mais segurança para investir em ETFs ou BDRs, conte com a ajuda dos especialistas do PagBank acessando as carteiras recomendadas:

Conheça também os ETFs de criptomoedas, que são ideais para quem quer investir no mercado cripto com praticidade e segurança.

Invista com segurança e estratégia com o Pagbank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”