Logística reversa: entenda como ela funciona e como aplicar em pequenas empresas

Resumo do texto

  • Aprenda o que é a Logística Reversa e quem é obrigado a ter;
  • Saiba como criar um plano de Logística Reversa em pequenas empresas;
  • Conheça projetos de Logística Reversa para se inspirar!

Maquininhas PagSeguro: tecnologia para o seu negócio!

 

A logística reversa é a área responsável por pensar nos produtos ou resíduos após a venda e consumo. Ela se preocupa com a relação da empresa com o meio ambiente e o consumo sustentável.

Para alguns setores, implementar a logística reversa é lei. Porém, mesmo que o seu negócio não esteja entre as categorias obrigatórias, é necessário entender a importância dessa ação para o meio ambiente e para a própria empresa.

Confira mais detalhes sobre como incluir essa política na sua empresa, mesmo que ela seja um pequeno negócio!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Veja Como Usar a Logística Reversa a seu Favor

Afinal, o que é Logística Reversa?

É a área que se preocupa e cuida do destino dos resíduos e produtos após a venda ou consumo. Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a responsabilidade sobre esses itens passa a ser, também, das empresas produtoras e comerciantes.

O objetivo é reduzir a quantidade de lixo no meio ambiente, buscando um ciclo de vida mais sustentável para o item. Pode parecer um pouco difícil entender o que é a logística reversa, mas veja dois exemplos práticos do dia a dia.

Em mercados ou lojas de eletrônicos, há algumas lixeiras especiais para coleta de pilhas e baterias usadas. Assim como algumas redes de supermercados que se juntam com empresas de bebidas para recolher embalagens vazias em troca de descontos.

Como a Logística Reversa agrega valor a uma empresa?

Entender o ciclo de vida do produto, ou seja, saber o que acontece com ele após o consumo, ajuda na proteção do meio ambiente. Mas, essa não é a única importância da logística reversa para as empresas.

Para alguns setores, essa preocupação é obrigatória por lei. As categorias que precisam implementar são:

  • agrotóxico, seus resíduos e embalagens;
  • óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • pilhas e baterias;
  • lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • produtos eletroeletrônicos e seus componentes;
  • pneus;
  • produtos e embalagens, considerando o grau e a extensão do impacto à saúde pública e ao meio ambiente dos resíduos gerados.

Se a sua empresa não se enquadra em algum desses pontos, isso não quer dizer que não seja necessário implementar uma política de preocupação com os resíduos. A importância da logística reversa para o meio ambiente é grande e pode ser também um diferencial do negócio no mercado.

Como a Logística Reversa funciona em pequenas empresas?

Todo o cuidado com o pós-consumo pode parecer complicado e caro, entretanto é possível criar um plano de logística reversa no seu negócio.

Um ponto inicial, que pode ser aplicado, é rever a embalagem usada nos produtos. Escolha materiais que levam menos tempo para sair do meio ambiente ou que possam ser reutilizados pelo cliente.

Por exemplo, se você vende brigadeiros, coloque eles em uma caixinha de acrílico e incentive a pessoa a reutilizar a embalagem para guardar cabos de carregamento.

Outra coisa possível de ser feita é o uso de refil. Por exemplo, se o seu negócio comercializa velas, você pode pedir aos clientes que retornem o pote na hora de comprar outra.

E não é só no pós consumo que as pequenas empresas podem agir. O cuidado com os resíduos também são importantes. Para quem trabalha com restaurantes ou lanchonetes, por exemplo, pode usar os alimentos que sobram na produção como adubo.

Por fim, uma forma de entrar no ciclo é comprar créditos de logística reversa. Fazendo parceria com outras companhias que trabalham exclusivamente nesse setor, é possível pagar para que elas cuidem da reutilização das embalagens.

Exemplos de marcas que são um exemplo nesse assunto

Algumas grandes empresas já entenderam como implementar uma logística reversa e vêm criando projetos e ações de recolhimento, redução de desperdício e reciclagem. Veja alguns exemplos:

HP e o descarte do cartucho

A empresa fabricante de impressoras possui um programa de coleta de cartuchos vazios. Além de disponibilizar pontos de entrega em lojas parceiras, ela disponibiliza um serviço de retirada no local. Basta fazer a solicitação e agendar a data.

Natura e o Ecodesign

A Natura já possui uma imagem associada à preservação do meio ambiente e com o Ecodesign, a empresa busca implementar essas atitudes em todos os processos. Começando pelo desenvolvimento do produto, passando pela extração e criação da embalagem e fabricação. A ideia é otimizar todo o ciclo.

Reciclagem dos pneus Bridgestone

Um dos produtos mais poluentes, a borracha, presente no pneu, ganha nova vida com o projeto da Bridgestone. Através de parcerias com associações culturais, o pneu passa a ser usado como combustível na fabricação de cimento, pisos de quadras, pavimentação de estradas e outros. Dessa forma, ganha um novo ciclo de vida.

Philips e a importância do descarte de lixo eletrônico

Com o aumento no uso de aparelhos eletrônicos, o lixo deste tipo também é uma preocupação. A Philips instalou mais de 40 pontos de coleta pelo Brasil para recolher produtos da sua marca e da Walita. Os consumidores podem levar os itens até o local para eles serem encaminhados para reciclagem.

Como o PagSeguro pode te ajudar a desenvolver uma mentalidade de Logística Reversa?

Além das embalagens reutilizáveis, algumas outras pequenas atitudes no dia a dia fazem com que sua empresa consiga criar um plano de Logística Reversa.

Com as maquininhas do PagSeguro, é possível enviar os comprovantes por e-mail ou SMS, assim, há menos papel circulando no ambiente. Não esqueça de lembrar ao cliente, na hora da compra, que todos os documentos podem ser digitais e terão o mesmo valor.

Conte com a tecnologia das maquininhas do PagSeguro e faça sua parte!