Entenda o que é logística e por que ela é importante para o seu negócio

 

Resumo do texto

  • Entenda o que é logística e todas as suas etapas;
  • Saiba a importância da logística para o bom funcionamento de um negócio;
  • Confira dicas para melhorar a logística do seu comércio.

Conheça mais sobre o Envio Fácil!

 

Entender o que é logística envolve muito mais do que saber sobre o frete de produtos.

É preciso conhecer sobre planejamento, definição de fornecedores, formas de envio, controle de encomendas, prazos e muito mais.

Entenda como funciona todo o processo e melhore a logística do seu negócio.

Entenda o que é logística

O que é logística?

A logística envolve um conjunto de métodos e processos para realizar a entrega de produtos no local planejado e dentro do tempo combinado. 

Ou seja, este procedimento precisa seguir uma lógica e começar muito antes do envio da encomenda.

Além do planejamento para que as atividades aconteçam da forma correta, a logística também auxilia na gestão e controle de cada fase desses deslocamentos.

Por que a logística é importante para os negócios?

O comerciante tem menos dores de cabeça com um planejamento bem feito, pois reduz erros e desperdícios, poupando tempo e dinheiro. Veja como uma boa logística pode te ajudar:

  • controle e organização: todos os seus produtos serão monitorados, deixando o negócio mais eficiente e melhor controlado;
  • melhoria na armazenagem: guardar os itens fica muito mais fácil, será possível identificar produtos com agilidade, evitando materiais parados nas prateleiras;
  • entregas mais eficientes: os prazos serão cumpridos dentro do combinado, contribuindo para a experiência do cliente e reputação da loja;
  • facilidade de mapear problemas: a boa logística aponta onde estão os erros do negócio, assim fica mais fácil saber onde criar melhorias.

As principais etapas da logística

Para compreender melhor o que é logística, é importante conhecer todas as fases que envolvem este processo.

Se ocorrer alguma dificuldade no andamento de uma das áreas, tudo será afetado e consequentemente o negócio terá problemas.

Gestão de controle do estoque

Um negócio deve administrar todos os seus produtos para ter o controle de entradas, saídas e desperdícios de materiais. Este monitoramento evita prejuízos, auxilia na reposição e contribui para o bom funcionamento das demais etapas.

Clique na imagem abaixo e baixe nossa planilha de controle de estoque!

Gestão de compras

Sabendo o que tem no estoque é preciso cuidar do abastecimento dos produtos e criar planejamento para as compras. Com isso, é possível evitar acúmulos e fazer reposições inteligentes.

Armazenamento

Todo comércio precisa ter boas formas de armazenamento dos produtos. Eles devem ficar seguros, arrumados, conservados e distribuídos de uma maneira que facilite a localização e o transporte de cada item.

Distribuição dos pedidos

Esta é a parte mais importante da logística, afinal é o momento da entrega do produto ao cliente. A distribuição envolve a separação dos produtos, carregamento das encomendas, segurança dos pacotes, organização do frete e agilidade na entrega.

Esta é a etapa que irá influenciar diretamente na experiência do cliente, por isso tudo deve ser feito de forma eficaz.

Dicas para melhorar a logística no seu negócio

Hora de colocar a mão na massa! Siga algumas dicas para criar uma boa logística e melhorar ainda mais a atuação do seu negócio.

Cuide bem do estoque

Para colocar em prática a gestão de estoque, faça anotações constantes. Assim você saberá o que precisa ser guardado, a quantidade e quando fazer as reposições. Um bom controle de estoque precisa:

  • garantir recebimento de produtos da melhor qualidade;
  • prever a demanda e se antecipar;
  • reduzir serviços desnecessários como devoluções e desperdícios;
  • garantir sempre a disponibilidade de produtos.

Dê atenção para as embalagens

A embalagem é ponto importante da sua logística, pois garante a segurança dos produtos e te ajuda a evitar estragos, devoluções e garantir a satisfação do cliente.

É preciso aliar qualidade e economia nessa etapa, ou seja, o pacote deve estar bem protegido com uma embalagem que não seja muito cara para o seu negócio, o chamado custo-benefício.

Uma dica é pedir amostras aos fornecedores de caixas para entregas e fazer testes no envio dos seus produtos, assim você escolhe com a prática.

Fique atento aos prazos

Não basta prometer, é preciso cumprir. Informe o prazo para a entrega considerando uma margem de segurança, pois muitos imprevistos podem acontecer. 

Lembre-se: entregas feitas no prazo fazem o seu negócio ganhar confiança no e-commerce.

Escolha bons parceiros

Você precisa sempre deixar a mercadoria em boas mãos, assim terá certeza de que os clientes irão receber as encomendas dentro do tempo e em boas condições.

Conheça como funciona o trabalho da transportadora que vai contratar para os envios, peça melhorias se algo não estiver de acordo e certifique-se de que ela atende as regiões onde você mais vende.

Envio Fácil: um jeito simples de melhorar a logística do seu comércio

Quando se busca saber o que é logística, o frete é umas das principais informações porque é a que mais impacta os clientes. 

O que eles esperam é um frete barato, ágil e de qualidade, tudo o que o Envio Fácil oferece. Você tem a oportunidade de reduzir o custo do envio sem perder a qualidade do serviço. Veja as vantagens para seu negócio:

  • economia na contratação do frete;
  • agilidade e segurança nas entregas;
  • diversas modalidades de entrega (Sedex, Pac, Mini Envios e Jadlog);
  • rastreio do pedido;
  • proteção contra perdas e extravios;
  • abrangência em todo território nacional.

Atenção: O Envio Fácil está disponível para todos os clientes PagBank PagSeguro que possuem contas do tipo vendedor ou empresarial (PJ).

Conheça mais sobre o Envio Fácil!