Veja o que é MaM e conheça a nova regra da B3 para títulos de debêntures

Resumo do texto

  • Entenda o que é MaM (marcação a mercado);
  • Saiba como esse conceito impacta os títulos de debêntures;
  • Aprenda mais sobre esse investimento e veja como investir pelo super app.

 

A Bolsa de Valores do Brasil anunciou uma nova regra para a divulgação dos preços das debêntures. O motivo dessa mudança é a MaM (marcação a mercado), que consiste na atualização diária de preços de ativos de renda fixa e variável. 

Para ficar por dentro dessa mudança, criamos este post para você entender como irá funcionar!

Outros artigos que podem ser do seu interesse: 

O que é MaM

O que é MaM e como ela afeta investimentos em Debêntures?

A MaM é uma atualização diária no preço dos investimentos. Essa mudança nos valores pode ser para baixo ou pra cima. 

As aplicações impactadas pela marcação a mercado são os títulos de renda fixa, renda variável e cota de fundos de investimento.

Basicamente, a MaM informa qual seria o valor de um título caso ele fosse vendido ou comprado naquele dia. 

Entender o conceito de marcação a mercado é muito importante, principalmente para quem investe em renda fixa e deseja vender o título antes do vencimento, o chamado resgate antecipado.

Até pouco tempo atrás, só era possível saber a marcação a mercado no Tesouro Direto e em aplicações de renda variável, onde se acompanha a mudança de preço todos os dias. Em outros investimentos, a MaM não ficava disponível para o investidor. 

Com isso, quem pedia resgate antecipado de investimentos não tinha certeza que iria perder ou ganhar dinheiro com os efeitos da marcação.

Agora isso vai mudar. A nova regra da Bolsa de Valores vai analisar os efeitos da MaM em mais aplicações. Essa mudança vai começar com alguns investimentos em renda fixa, entre eles, as debêntures. 

O funcionamento é assim: quem investe em debêntures, poderá ver a mudança diária nos preços desses títulos, por conta da marcação a mercado.

Por que a Bolsa de Valores criou essa regra?

Segundo a B3, o objetivo dessa regra é trazer mais transparência para os investimentos. Além disso, a regra serve para trazer mais conhecimento sobre a MaM e seus efeitos nas aplicações financeiras.

Essa mudança chega primeiro para os investimentos em Debêntures, CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio).

Embora algumas instituições financeiras já tenham aderido à regra e já estejam mostrando a mudança diária dos preços dessas aplicações, ela será obrigatória a partir de janeiro de 2023. 

Como a MaM beneficia os investidores?

Mostrando as variações diárias dos preços das debêntures, a B3 espera que os investidores tenham mais facilidade para decidir quando fazer o resgate das suas aplicações.

Dessa forma, sabendo exatamente qual o preço de um título, ​​ o investidor consegue entender se fazer o resgate é vantajoso ou não. De olho na marcação a mercado, é possível adiar um resgate para não perder dinheiro ou aproveitar um momento de valorização e resgatar com bom rendimento.

Vale lembrar: a MaM só vale quando o investidor quer resgatar seu dinheiro antecipadamente, ou seja, antes da data de vencimento.

Conheça os principais tipos de debêntures para investir!

As debêntures são títulos de renda fixa emitidos por empresas e negociados no mercado de capitais.

Elas funcionam como empréstimos que o investidor faz para companhias que, depois, devolvem o dinheiro com juros.

É importante ressaltar que apesar das debêntures serem negociadas no mercado de capitais, esse tipo de investimento é diferente das ações adquiridas na bolsa de valores.

O que acontece é que quando um investidor escolhe aplicar em uma debênture ele não se torna um acionista, mas sim, um credor da empresa.

Existem alguns tipos de debêntures disponíveis no mercado para o investidor. Conheça os principais: 

  • Debêntures conversíveis: após o vencimento da aplicação, em vez do investidor receber apenas o dinheiro com juros, ele pode optar por receber os valores em ações da companhia que emitiu o ativo. As debêntures conversíveis são só para empresas listadas na B3;
  • Debêntures simples: não podem ser convertidas em ações. Ao escolher esse tipo de ativo, o investidor será sempre remunerado de acordo com a rentabilidade estabelecida no momento da compra;
  • Debêntures incentivadas: esses títulos são emitidos por negócios que realizam atividades estratégicas para o desenvolvimento do país. As debêntures incentivadas são isentas de Imposto de Renda;
  • Debêntures permutáveis: parecidas com as conversíveis, após o vencimento dessas debêntures o investidor pode receber os valores em ações que não são da própria empresa que emitiu a debênture, mas sim de outras companhias.

Conheça mais características das debêntures neste post!

Invista em títulos de debêntures de forma segura através do PagBank!

Entender o conceito de MaM é muito importante para fazer as melhores escolhas para o seu dinheiro. 

E quando o assunto é debêntures, as novas regras da B3 podem tornar sua decisão muito mais simples.

Mas, para facilitar ainda mais seus investimentos nesses títulos, as opções do PagBank não param de crescer, agora é possível aplicar em Fundos de Debêntures Incentivadas pelo super app!

Para investir é muito fácil, basta seguir o passo a passo:

  1. No “Menu Principal”, acesse a opção “Produtos e Investimentos”;
  2. Clique em “Aplicar meu Dinheiro”;
  3. Ir em “Fundos de Investimento”;
  4. Escolha o seu fundo e clique em “Investir”.

Aproveite os Fundos disponíveis no PagBank e dê mais diversificação à sua carteira de investimentos!

Invista nos Fundos disponíveis no PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”