Fundos de debêntures incentivadas: saiba como investir e entenda como funcionam

Resumo do texto

  • As debêntures incentivadas são investimentos isentos de Imposto de Renda para o investidor pessoa física;
  • Os fundos de debêntures incentivadas dão a possibilidade de aplicar seu dinheiro em diversos títulos de empresas e com aplicação inicial baixa;
  • Aprenda mais sobre fundos de debêntures incentivadas e suas principais vantagens.

Conheça os Fundos de Investimento disponíveis no PagBank!

 

Fundos de debêntures incentivadas são aplicações ainda pouco populares no mercado brasileiro, embora a procura por esse investimento tenha aumentado nos últimos tempos.

Eles são considerados fundos de renda fixa, que oferecem bons rendimentos, menor risco e valor de investimento baixo, sendo considerados como uma alternativa para diversificar a carteira de um investidor.

Aprenda as vantagens de se investir nesta modalidade e saiba como ela funciona.

O que são Debêntures e Debêntures incentivadas?

As Debêntures são títulos de crédito emitidos por empresas e negociados no mercado de capitais.

Esses títulos são como empréstimos que você faz para empresas que, depois, devolvem seu dinheiro com juros. A compra de uma debênture é parecida com a negociação de títulos do tesouro direto.

O objetivo de uma debênture é somar recursos para empresas privadas. É uma maneira mais ágil de conseguir dinheiro, além de ser mais em conta do que um empréstimo em um banco.

A companhia “vende” uma parte da sua dívida em troca do pagamento de juros e, seguindo as regras de cada título, o investidor resgata o valor da aplicação juntamente com os rendimentos acumulados.

As debêntures incentivadas são papéis de empresas de setores prioritários como logística, transporte, saneamento básico, energia e diversos outros.

São chamadas também de debêntures de infraestrutura e são emitidas por empresas que atuam executando obras para o país, como a construção de aeroportos e estradas.

Um grande benefício das debêntures incentivadas é que o investimento é isento de Imposto de Renda. O Governo Federal optou por não recolher IR, justamente para incentivar mais investidores a comprarem esses títulos, que acabam por resultar em melhorias para o país por meio das obras que eles custeiam.

O que são fundos de debêntures incentivadas?

Os fundos são como uma grande vaquinha de investidores. Eles compram cotas de participação, juntam uma quantia maior e esse dinheiro é usado para comprar diversos títulos de debêntures incentivadas. Quem faz esse trabalho de seleção das aplicações é a equipe que administra o fundo.

Esta é uma forma mais vantajosa do que investir diretamente em um único título de debênture, pois você aplica uma vez só, mas acaba investindo em um conjunto de debêntures incentivadas, diversificando sua carteira e recebendo rentabilidade de vários títulos.

O rendimento surge quando as debêntures que compõem o fundo começam a fornecer resultado.

Vantagens de investir em fundos de debêntures incentivadas

Uma das maiores vantagens dos fundos de debêntures incentivadas é que o investidor, através de uma única aplicação, consegue ter acesso a um conjunto de debêntures incentivadas. Mas, esse não é o único benefício. Listamos abaixo mais quatro excelentes vantagens de investir nesses fundos.

1. Baixa taxa de administração

Normalmente, a taxa de administração dos fundos de debêntures incentivadas não supera 1% ao ano, mesmo com o trabalho de análise das empresas que compõem o fundo e o trabalho das equipes de gestão do investimento.

2. Menos aporte financeiro que o investimento direto

Por meio de um fundo de debêntures incentivadas é possível investir em uma carteira diversificada, escolhida por um gestor profissional, por um aporte inicial bem mais acessível.

Existem aplicações mínimas de apenas R$ 100 para estes fundos. No investimento direto o valor inicial mínimo para investir costuma ser muito mais alto.

Com o fundo de debêntures incentivadas é possível ter acesso a títulos que ficam fora do alcance do investidor, devido ao custo elevado.

3. Risco reduzido

Como as debêntures são um empréstimo, o principal risco é que a empresa emissora do título não pague os juros prometidos ou devolvam o total aplicado pelos investidores. Isso é o risco de crédito.

Outra informação importante é que as debêntures não contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), embora forneçam outros tipos de garantias aos investidores, que podem ser acionadas para assegurar os pagamentos caso haja problemas.

Ao investir em fundos de debêntures incentivadas, esse risco é pulverizado. Isso acontece porque, ao comprar apenas uma cota do fundo, o investidor tem acesso a um pacote de debêntures. Então, se alguma empresa que compõe o fundo apresentar problemas financeiros, a perda será menor.

4. A gestão do fundo é otimizada

Ao adquirir uma ou mais cotas de fundos de debêntures incentivadas, o investidor irá contar com uma ótima gestão de investimentos. Isso quer dizer que um gestor especialista irá gerenciar o fundo e escolher os melhores títulos do mercado para novas aplicações.

O gestor analisa todos os papéis disponíveis no mercado e faz uma avaliação bastante criteriosa para entregar ao investidor as melhores opções.

Para que isso seja possível, o fundo usa a estratégia de gestão ativa, comprando e vendendo debêntures focadas em ganhos de acordo com as mudanças e variações do mercado. Essa estratégia é possível por conta da liquidez que as debêntures incentivadas entregam.

Ao realizar uma aplicação em fundos de debêntures incentivadas, o investidor conta com uma gestão profissional para a escolha dos papéis e diversificação de portfólio que só seria possível caso tivesse milhões de reais investidos apenas em debêntures e de maneira direta.

5. Isenção do Imposto de Renda

Outra vantagem muito interessante dos fundos de debêntures incentivadas é a isenção do imposto de renda.

Quem aplica o dinheiro nesse investimento recebe toda a rentabilidade, sem incidência de imposto sobre o rendimento, como acontece em outros fundos, como por exemplo os multimercados.

Diversifique sua carteira com os Fundos de Investimento PagBank!

Nosso time de opções para você investir não para de crescer. Agora, além dos CDBs que rendem mais que o dobro da poupança, você pode aplicar nos nossos Fundos de Investimento.

Fundos são ideais para diversificar sua carteira de investimento sem aumento de trabalho. Você não precisa pesquisar os melhores investimentos, controlar todas as datas de vencimento e nem abrir diversas contas em bancos e corretoras.

Temos excelentes opções para quem está começando e também para quem já tem um pouco mais de experiência no universo dos investimentos.

Conheça os Fundos de Investimento PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”

  • Tags