O que são e como funcionam os fundos de debêntures incentivadas?

Resumo do texto

  • O que são fundos de debêntures incentivadas?
  • Saiba como funciona e quais as vantagens desses investimentos;
  • Aprenda a fazer suas primeiras aplicações com o PagBank

 

As debêntures incentivadas são investimentos ainda pouco conhecidos pelos investidores brasileiros, mas com um ótimo potencial de ganhos na renda fixa. 

Nessa categoria, as empresas emitem títulos de dívida para captar recursos para projetos de infraestrutura.

A grande vantagem desses ativos é que eles possuem um incentivo fiscal bastante atraente: são isentos de Imposto de Renda para pessoa física.

E não para por aí! Ainda existem os fundos de debêntures incentivadas, um jeito prático e barato de iniciar nesse mercado.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que são debêntures incentivadas?

As debêntures incentivadas, também são conhecidas como debêntures de infraestrutura. São títulos emitidos por empresas que desempenham atividades estratégicas para o desenvolvimento do país.  

Esses títulos são uma forma de investimento que contribui para impulsionar os setores de transporte, logística, energia e outras áreas prioritárias.

Mas antes de nos aprofundarmos no assunto, é importante entender o que é uma debênture.

Debênture é um título de dívida emitido por empresas para captar recursos para os seus projetos e outras finalidades. Quando ela é “incentivada” significa que esse investimento tem um incentivo fiscal, ou seja, é isento de Imposto de Renda para pessoa física.

Mas atenção: nas debêntures “não incentivadas” o Imposto de Renda é cobrado normalmente.

Segundo a Lei 12.431/2011, companhias dos setores de iluminação, mobilidade urbana e saneamento básico podem captar recursos no mercado por meio das debêntures incentivadas.

O que são Fundos de debêntures incentivadas?

Os fundos de debêntures incentivadas são como um grande “condomínio” de investidores. 

Nessa modalidade, os fundos aplicam em diversas debêntures incentivadas, emitidas por empresas do setor de infraestrutura. Eles contam com um administrador responsável pela sua constituição e funcionamento, além de um gestor especializado que toma decisões estratégicas.

Além disso, pelo menos 85% da carteira do fundo deve ser composta por debêntures incentivadas. Nesse sentido, os gestores selecionam os títulos e monitoram seu desempenho, buscando maximizar o retorno e controlar os riscos.

Fundos de Debêntures Incentivadas

Conheça as vantagens de investir em fundos de debêntures incentivadas

Uma das maiores vantagens dos fundos de debêntures incentivadas é que, por meio de uma única aplicação, você tem acesso a um conjunto de debêntures. Conheça mais cinco vantagens:

Baixa taxa de administração

Normalmente, a taxa de administração dos fundos de debêntures incentivadas fica em torno de 1% ao ano. Ela serve para cobrir os custos da prestação de serviços de administração, gestão da carteira, e outros serviços essenciais para o funcionamento do fundo.

Isenção do Imposto de Renda

Outra vantagem muito interessante dos fundos de debêntures incentivadas é a isenção total do Imposto de Renda para pessoas físicas. Nesse caso, não há desconto de IR sobre o rendimento ou valorização das cotas.

Risco reduzido

Como as debêntures funcionam como um empréstimo e não possuem a garantia do FGC (Fundos Garantidor de Créditos), o principal risco é a possibilidade da empresa emissora não pagar os juros prometidos ou o valor total investido pelos detentores.

No entanto, é possível correr menos risco se o fundo aplicar em debêntures de empresas com uma boa saúde financeira. 

Confira mais detalhes sobre fundos de investimento no nosso conteúdo exclusivo!

Aporte financeiro menor

Os fundos são uma forma de aplicar em debêntures incentivadas com um valor menor, já que não é necessário desembolsar muito dinheiro para adquirir os títulos individualmente. 

No PagBank, com apenas R$ 100 você diversifica a sua carteira com esse tipo de aplicação.

Gestão do fundo otimizada

Ao adquirir cotas de fundos de debêntures incentivadas, você conta com a expertise de gestores. Esses profissionais acompanham de perto o mercado e fazem a seleção dos melhores títulos.

3 dicas para investir em fundos de debêntures incentivadas com mais segurança

Confira algumas dicas para investir em fundos de debêntures incentivadas de forma mais segura:

  1. Leia atentamente o regulamento: esse documento contém informações sobre o administrador/gestor do fundo, riscos do negócio e outros dados relevantes sobre o investimento. Ele é disponibilizado pelo banco ou corretora responsável;
  2. Diversifique sua carteira: diversificar ajuda a reduzir riscos e potencializar os ganhos nas aplicações. Por isso, invista apenas uma parte do seu patrimônio em fundos debêntures incentivadas, combinando-as com outros ativos, e até mesmo outros tipos de debêntures;
  3. Considere o seu perfil de investidor: lembre-se de aplicar em títulos que estejam alinhados a sua tolerância a riscos, metas de longo prazo e outros objetivos específicos.

Saiba como a Taxa Selic influencia os fundos de debêntures incentivadas

Como as debêntures são títulos de renda fixa, os fundos dessa categoria sofrem influência da Taxa Selic de diversas formas. Confira alguns exemplos: 

  • Rendimento: quanto maior a taxa básica de juros, maior tende a ser o retorno das aplicações;
  • Preferência por outros investimentos: com a alta da Selic, os acionistas podem optar por títulos de renda fixa mais tradicionais, o que pode reduzir a demanda por fundos de debêntures incentivadas.
  • Risco de calote: com o aumento das taxas de juros, o emissor da debênture precisa pagar mais taxas na dívida, aumentando assim, o risco de calote no pagamento.

Vale a pena investir em fundos de debêntures incentivadas?

Se esse tipo de aplicação está alinhado ao seu perfil e estratégia de investimento, investir em fundos de debêntures incentivadas pode sim, valer a pena. Esses ativos são uma opção interessante para diversificar a carteira e buscar retornos atrativos.  

Saiba como investir em fundos de debêntures incentivadas!

Investir em fundos de debêntures incentivadas é fácil! No PagBank, você pode aplicar em ótimos fundos de debêntures a partir de R$ 100. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  1. No app PagBank, acesse “Produtos e Investimentos”;
  2. Vá em “Aplicar meu Dinheiro”;
  3. Selecione a opção “Fundos de Investimento”;
  4. Faça sua escolha e clique em “Investir”.

Diversifique sua carteira com os fundos de investimento PagBank!

Sabia que além dos CDBs, que rendem mais que a poupança, você pode contar com o PagBank para encontrar fundos de debêntures incentivadas?

Temos excelentes opções para quem está começando e também para quem já tem um pouco mais de experiência no mercado financeiro. E para te ajudar ainda mais nessa jornada, disponibilizamos as carteiras recomendadas por especialistas:

Diversifique a sua carteira com os fundos disponíveis no PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”