Como fazer uma boa estratégia de retenção de clientes para o seu negócio?

Resumo do texto

  • Entenda o que é a retenção de clientes;
  • Aprenda a calcular a taxa de retenção no seu negócio;
  • Confira 6 dicas para aumentar a fidelização dos clientes.

ClubePag: crie seu programa de fidelização!

 

Ter um cliente novo é bom, mas ter um cliente fiel é melhor ainda! Você que é empreendedor já deve ter ouvido falar na importância da retenção de clientes.

Focar na fidelização do público traz vantagens diretas para o caixa do seu negócio. Entenda melhor o que é a retenção de clientes e saiba como colocar essas ações em prática!

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Retenção de Clientes

O que é retenção de clientes?

A retenção de clientes é a capacidade de manter clientes fiéis. Para isso, é importante ter uma estratégia e executar uma série de ações que vão tornar os clientes em consumidores recorrentes.

E, por que é tão importante manter os clientes fidelizados? Porque os esforços para conquistar novos clientes, como promoções de atração são mais caras do que ações para fidelização, como cupons de desconto em datas especiais.

Quanto mais tempo o cliente compra com você, mais lucro ele te dá.

Como saber qual é a taxa de retenção de clientes do meu negócio?

Quer saber se os clientes continuam comprando com você? Bom, para chegar a uma taxa de retenção de clientes, existe uma fórmula matemática bem simples. Para fazer o cálculo, você precisa de 3 dados:

  • período de tempo para análise (últimos 3 meses ou último ano, por exemplo);
  • quantos clientes o negócio tinha no início do período determinado;
  • quantos clientes o negócio tinha no final do período.

Vamos supor que a análise considere os últimos 3 meses. No início desse período, sua empresa tinha 25 pessoas na base de clientes. No final desse período, a base foi reduzida para 15 clientes.

Agora, é só fazer o cálculo:

  • Clientes no final do período / Clientes no início do período x 100

No nosso exemplo, a conta fica assim:

15 / 25 = 0,6 x 100 = 60%

Portanto, a taxa de retenção de cliente do seu negócio é de 60%.Pesquisas mostram que, o ideal, é que a taxa fique entre 93% e 95%.

Dicas para montar uma estratégia imbatível para retenção de clientes

Se você fez o cálculo e descobriu que sua taxa de retenção está baixa, como no exemplo acima, é o momento de montar uma estratégia para mudar esse cenário! Para te ajudar, veja essas dicas:

1. Atenção ao atendimento

Uma das formas de conquistar o cliente após as primeiras compras é fornecer um atendimento de qualidade. E, é importante que essa atenção especial aconteça antes, durante e depois da compra.

2. Descubra e antecipe as necessidades do cliente

É fundamental oferecer aquilo que os clientes estão procurando. Para isso, é preciso conhecer seu público. Isso pode ser feito através de pesquisas de satisfação e análise do mercado.

3. Mostre as qualidades da sua marca

Convença os clientes que já compraram uma vez de que o seu negócio é a melhor opção para ele. Para fazer isso, invista em comunicação direta com essas pessoas, através de e-mail marketing e campanhas em redes sociais.

4. Dedique atenção e planejamento aos programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são uma ótima oportunidade para fazer o cliente voltar. Se você dá um prêmio para quem mais consumir, mais chances de fidelizar a clientela.

5. Seu cliente teve algum problema? Resolva o mais rápido possível!

Problemas acontecem, assim como trocas e devoluções. Porém, esse momento pode ser transformado em uma nova oportunidade para o negócio. Para isso, procure entender o que aconteceu, resolva o problema e, caso possível, evite que isso se repita.

6. Acompanhe os resultados para melhorar sua estratégia

Medir o que está dando certo ou não, é essencial. Se você lançou um cupom de desconto, mas ele foi pouco utilizado, na próxima, pode oferecer frete grátis, por exemplo. Assim, você encontra o que mais conquista o seu público.

Como a tecnologia pode facilitar esse processo?

Ser empreendedor é ter multitarefas, não é mesmo? Por isso, pode ser difícil tentar incluir mais tarefas no dia a dia. Neste caso, a tecnologia é o seu braço direito! E, quando o assunto é retenção de clientes, isso não muda! Veja alguns exemplos:

  • Organização do clube de clientes

Para investir em ações de retenção, você precisa ter uma base de dados dos clientes do seu negócio. Ter um sistema que organiza tudo isso pode te ajudar na hora de fazer promoções.

  • Invista em Cashback

Uma das formas de fazer a pessoa voltar a comprar com você é oferecer uma promoção de cashback. Por exemplo, na primeira compra, ela ganha 10% de cashback para usar na segunda compra. Assim, ela já tem um desconto garantido quando voltar!

  • Trabalhe com ofertas personalizadas

Quem não gosta de um presente de aniversário especial? Ou um cupom de desconto depois de um tempo sem comprar na loja? Essas são algumas das ofertas personalizadas que você pode oferecer ao seu público para eles voltarem a consumir!

ClubePag: invista na retenção de clientes e aumente o faturamento!

O ClubePag pode ser o seu diferencial quando o assunto é fidelização de clientes. Com ele, você faz o cadastro de forma simples, dispara as ofertas especiais e pode criar campanhas exclusivas:

  1. Oferta Boas-Vindas: ofereça um cupom de boas-vindas para quem acabou de chegar;
  2. Oferta Clientes Sumidos: para quem não aparece há um tempo, chame-o de volta com um cupom de desconto;
  3. Oferta Aniversariantes: aquele presente especial para o mês do aniversário;
  4. Programa de Cashback: todo mundo gosta de ganhar dinheiro de volta enquanto compra, certo? Seus clientes vão amar!

E para usar o ClubePag no seu dia a dia é super fácil. Primeiro, você precisa ativar esse serviço. É só seguir o passo a passo:

  1. No Painel de Controle do PagVendas, no menu lateral, clique em “ClubePag”;
  2. Clique em “Participar” para ativar o recurso;
  3. Veja a explicação sobre o funcionamento do clube;
  4. Ative os benefícios que quer usar;
  5. Pronto! Agora é só começar a cadastrar os clientes.

Com o serviço ativado, para criar a base de clientes, faça o seguinte:

  1. Na primeira compra, peça o telefone do cliente para começar o cadastro;
  2. Ele vai receber um SMS para finalizar o cadastro;
  3. Pronto! Aguarde os clientes retornarem para aproveitar o benefício.

Lembrando que o ClubePag pode ser usado na Moderninha ou através do PagVendas, no aplicativo e no site!

Aumente a taxa de retenção de cliente com o ClubePag!