O que é uma franquia e como trabalhar com esse modelo de negócio?

Resumo do texto

  • O que é uma franquia?
  • Conheça as vantagens de adotar esse modelo de negócio;
  • Veja como abrir uma franquia em 4 passos!

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Você sabe o que é uma franquia? Esse modelo de negócio é interessante para quem quer empreender sem precisar criar um produto ou serviço novo.

Ter uma franquia pode ser uma forma rentável de entrar no mercado, aproveitando uma marca que tem estabilidade e reconhecimento. Inclusive, essa é uma opção que vem se popularizando no Brasil nos últimos anos. Somente em 2022, o número de unidades de franquias no país cresceu 7,8%, totalizando mais de 184,3 mil.

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O que é uma franquia e como ela funciona?

A franquia é um modelo de negócio no qual o dono de uma empresa (franqueador) vende para outra pessoa (franqueado) o direito de uso da marca. Assim, o empreendedor abre a filial de uma empresa que já existe e se beneficia do reconhecimento que a matriz já tem.

É necessário um investimento inicial para o uso da marca e o pagamento de parte do faturamento ao proprietário.

Em contrapartida o negócio terá os mesmos processos e padrões de qualidade da loja original. A matriz ajuda o investidor com:

  • Escolha do ponto comercial para instalar a nova unidade;
  • Orientação na gestão;
  • Treinamentos dos funcionários;
  • Estratégias de marketing;
  • Criação de novos produtos.

Um exemplo é a Cacau Show, que no último ano se tornou a franquia com o maior número de unidades do país. A empresa oferece auxílio em todas essas áreas que listamos acima e também disponibiliza o Programa de Excelência do Franqueado, para dar suporte em todas as áreas.

Quais são as vantagens de investir em uma franquia?

A abertura de uma franquia oferece segurança de retorno, já que estamos falando em reproduzir um modelo de negócio que é bem sucedido. 

Isso é confirmado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que informou que, em 2022, as redes franqueadas no país faturaram mais de R$ 211 bilhões.

Outras vantagens são:

  • Beneficiar-se da credibilidade de uma marca já estabelecida;
  • Obter segurança através do contrato;
  • Utilizar um plano de negócios existente para minimizar riscos;
  • Acessar uma lista de fornecedores confiáveis;
  • Compreender o perfil dos potenciais clientes;
  • Compartilhar o custo da publicidade com todos os franqueados;
  • Resolver rapidamente problemas já enfrentados por outras unidades;
  • Estimar de forma eficaz os custos de instalação, baseando-se em uma unidade modelo.

Quais são os principais tipos de franquias disponíveis no mercado?

Existem modelos que atendem a diferentes perfis de empreendedores. Conheça os principais:

Franquia unitária

O franqueado pode abrir apenas uma unidade com direito exclusivo de operação em um local escolhido pelo franqueador. É o caso das lojas de shopping.

Master franquia

Neste modelo, o franqueador master assume a responsabilidade de abrir novas unidades em uma região específica. Como líder regional, ele também recebe uma parte das tarifas e do direito de uso da marca. A loja de doces Havanna, funciona com este formato.

Franquia de desenvolvimento de área (DA)

Dá o direito de implementar e subfranquear mais de uma unidade em um determinado período, em uma região específica. Diferente do tipo anterior, aqui não existe compromisso de subfranquia. Caso o franqueado DA venda alguma unidade, receberá parte da taxa e royalties.

Aqueles quiosques que ficam nos corredores de shopping funcionam assim. Caso o empreendedor tenha dinheiro, pode ter mais de um no mesmo local.

Franquia de conversão

Esta opção é para empreendedores que querem transformar uma empresa em um modelo de negócio padronizado. Nesse caso, adotará a marca, padrões e processos da matriz e desfrutará de todas as vantagens associadas a ela.

Store in store

Em português “loja dentro de loja”. Permite que o investidor instale uma unidade da marca dentro de outro estabelecimento. Geralmente são vendidos produtos complementares, assim o negócio se beneficia do fluxo de clientes.

Por exemplo, uma loja de decoração instalada em um local que vende material de construção.

Microfranquia

O baixo investimento inicial e custo operacional reduzido são as duas características principais desse modelo. É possível colocar a operação em funcionamento na casa do empreendedor ou o vendedor pode ir até o cliente para atendê-lo.

Quais são os custos envolvidos em uma franquia?

Abrir uma franquia envolve gastos que precisam ser levados em conta. Vamos descobrir quais são eles:

Taxa de franquia

Também chamada de Taxa de Adesão ou Tarifa de Licença, é o preço que o empreendedor paga (uma única vez) para obter o direito de uso da marca. 

Normalmente, a taxa de franquia cobre a implantação da nova unidade, o suporte do franqueador e os treinamentos. Caso a filial seja em outra cidade, podem ser cobrados valores pela passagem, alimentação e hospedagem do instrutor.

Royalties

Correspondem a um percentual do faturamento bruto da filial. É uma taxa paga pela empresa, periodicamente, para usar a marca da franquia. Normalmente, é cobrada mensalmente, mas esse intervalo também pode ser maior, dependendo do caso.

Taxa de sistema

É o custo pelo uso de plataformas online ou aplicativos. Os valores podem ser fixos ou percentuais. 

Taxa de serviço

Cobre a manutenção de equipamentos ou outras assistências, incluindo fornecimento de materiais promocionais e publicitários, ajuda com o marketing, entre outros. Os preços variam de acordo com o auxílio.

Equipamentos da loja

É um valor cobrado pelos franqueadores para cobrir o custo de máquinas, computadores, sistemas de segurança etc. É calculado com base no valor total das ferramentas e seu pagamento pode ser parcelado.

Capital de giro

É composto por todos os recursos (dinheiro, crédito, estoques etc.) necessários para manter a empresa funcionando. Deve cobrir contas, como água, energia, salários, pagamento de fornecedores, aluguel do espaço, impostos etc. 

Por isso, você precisará criar um planejamento operacional de todas as despesas para não deixar de pagar as contas.

Quais são as obrigações do franqueado e do franqueador na relação contratual?

A Lei nº 13.966/2019 regulamenta esse modelo de negócio e estabelece as obrigações contratuais:

Obrigações dos franqueadores

  • Permitir o uso da marca;
  • Entregar o contrato de parceria com todas as informações legais 10 dias antes da assinatura;
  • Ajudar na escolha do local do negócio;
  • Prover o projeto arquitetônico e as especificações para a nova unidade;
  • Gerir a publicidade e os produtos/serviços;
  • Oferecer suporte, assistência técnica e treinamento;
  • Garantir a transferência contínua de conhecimento;
  • Preservar a privacidade das informações do parceiro.

Obrigações dos franqueados

O franqueado não possui relação empregatícia com o dono da marca. Mas deve seguir as seguintes indicações:

  • Manter o padrão da marca, usando produtos/serviços definidos pela empresa matriz;
  • Gerir o dia a dia da filial;
  • Garantir o bom atendimento e a satisfação dos clientes;
  • Consolidar a franquia no mercado onde atua;
  • Pagar as taxas previstas no contrato.

Como abrir uma franquia? 4 passos simples

Antes de tomar a decisão de abrir uma franquia, considere alguns pontos:

  • Pense nos seus interesses e veja quais opções de marcas atuam em uma área com a qual você gosta (ou gostaria) de trabalhar;
  • Alinhe seus objetivos profissionais e financeiros. Você tem outros negócios? Quer uma franquia com loja física ou que pode ser operada direto da sua casa?
  • Avalie a lucratividade para saber se o negócio é viável. Essa avaliação permite a elaboração de um planejamento adequado para o negócio, com metas e expectativas realistas.

Se você já tomou sua decisão, pode seguir nosso guia de como montar este tipo de empreendimento em poucos passos:

1. Analise o mercado em que seu negócio está inserido

As preferências dos clientes, a demanda pelo produto/serviço e a concorrência mudam de acordo com a cidade. Por isso, faça uma pesquisa do setor para identificar as particularidades.

2. Converse com outros franqueados

Procure outros empreendedores para ouvir a experiência deles e pergunte sobre rentabilidade, suporte da marca, lucratividade etc. 

Se entrar em contato com alguém que já se desligou da marca, questione o motivo do fim do contrato para identificar possíveis pontos negativos. Você encontra a lista de todos os parceiros do negócio na Circular de Oferta da Franquia (COF), o documento que apresenta as condições gerais do negócio.

3. Avalie todos os investimentos

Analise todos os custos e taxas envolvidos na abertura do negócio. Também verifique o financeiro da empresa, já que, por lei, o franqueador deve fornecer os balanços e demonstrativos dos últimos dois anos. Assim, você entenderá o potencial de lucro do empreendimento e o quanto deverá ser investido.

4. Escolha uma localização que faça sentido

A localização de um ponto comercial é essencial para seu sucesso. Afinal, não faz sentido abrir um negócio onde ninguém quer comprar o que você oferece.

Em conjunto com a marca, analise o local mais adequado para oferecer seu produto/serviço e ter maior rentabilidade.

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Como avaliar o desempenho da franquia e manter o negócio rentável?

O desempenho pode ser medido por meio da análise de alguns indicadores. Eles possibilitam que o empreendedor tenha uma ideia de como anda seu investimento.

Indicadores como valor do ticket médio, NPS (que mede o grau de lealdade dos clientes), Custo de Aquisição de Clientes (CAC), Retorno sobre o Investimento (ROI), e Taxa de Conversão de Vendas são importantes para entender as oportunidades de vendas.

Você pode ler mais sobre indicadores de desempenho aqui!

Mas também é preciso levar em consideração a reputação entre os clientes, a comunicação institucional e o suporte oferecido pela franqueadora.

Quais são as tendências do mercado de franquias?

De acordo com a ABF, em 2022, as franquias no Brasil tiveram um faturamento 14,3% maior do que em 2021. O setor vem de uma série de oito trimestres consecutivos de crescimento desde o pico da pandemia, e deve continuar assim em 2023.

Alguns setores que se destacaram no ano passado devem seguir com o bom desempenho:

  • Hotelaria e turismo;
  • Alimentação;
  • Lazer e entretenimento;
  • Educação;
  • Saúde e beleza;
  • Vestuário.

Grandes marcas exigem grandes responsabilidades. Uma das mais importantes é ter um excelente controle financeiro e facilidade para administrar o dinheiro.

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