Unboxing: saiba o que é e como usar essa estratégia no seu negócio

Resumo do texto

  • Entenda o que é o unboxing;
  • Saiba a importância da embalagem na experiência do cliente;
  • Confira algumas dicas para surpreender no unboxing!

Envio Fácil: frete mais barato e seguro!

 

Se destacar dos concorrentes é uma missão diária para o empreendedor! Se você vive em busca de um diferencial para sua marca, precisa conhecer o que é o unboxing.

Traduzindo, seria “o ato de abrir uma embalagem”. Ou seja, é uma tendência nas redes sociais que as pessoas mostram o processo de desembalar um produto. Porém, mesmo que seu cliente não faça um vídeo para postar, causar uma boa impressão com a embalagem pode ser o diferencial que te destaca dos concorrentes.

Entenda como funciona essa experiência do unboxing e veja como embalar sua encomenda pode agradar o cliente!

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O que é Unboxing

Unboxing: o que é e por que ele gera valor?

Como dissemos, o unboxing é o processo de abrir uma embalagem, filmar e postar nas redes sociais. A tendência vem se destacando há alguns anos e é normal encontrar postagens que mostram esse momento.

Mas, o que isso significa para o cliente? Mesmo que o unboxing não gere likes e compartilhamentos, ele pode causar um momento de excitação e realização em quem abre a encomenda. E é esse sentimento que vai gerar valor para o usuário.

Portanto, pense no processo de embalagem como uma experiência completa, um momento entre o cliente e a sua marca.

Saiba como o Unboxing impacta a experiência do cliente

E, o que significa ter essa experiência completa na hora de receber um pedido? Com a concorrência cada vez mais acirrada, o que conquista o coração do público são os diferenciais. Os consumidores estão dispostos a pagar um pouco mais por uma experiência de compra completa.

Por exemplo, comprar uma camiseta é bom. Mas comprar uma camiseta que tenha um conceito diferenciado por trás, com embalagens sustentáveis e recicláveis é mais interessante.

As embalagens podem comunicar mais sobre a sua marca do que você imagina! E, isso pode se transformar em repercussão nas redes sociais, através dos vídeos de unboxing. Assim, você terá clientes que são também divulgadores da marca.

Surpreenda na embalagem: ela faz a diferença na experiência do cliente

Está empolgado com a possibilidade de ter divulgadores da sua marca? Então, veja como você pode surpreender sua clientela com as embalagens!

1. Use o nome do cliente sempre que possível

Não deixe ele pensar que é apenas mais um na lista! Inclua o nome dele no pedido com um recadinho ou bilhete personalizado.

2. Pense na caixa de transporte como a primeira chance de cativar o cliente

Esse é o primeiro contato físico do cliente com a sua marca. Então, invista em uma embalagem chamativa e bem feita. Não cole pedaços de fitas um em cima do outro e coloque sua marca em evidência.

3. Não deixe de forrar a caixa

Coloque algo entre a caixa de papelão e o produto. Assim, na hora de abrir, o cliente vai ter uma percepção melhor de como o item veio embalado.

4. Use material anti-impacto para proteção

Normalmente sobra um espaço dentro da caixa. Para evitar que o produto fique “sambando” na embalagem e corra o risco de danificar, preencha o vazio. Você pode usar plástico bolha ou enchimento sustentável.

5. Pense em um mimo para enviar junto com o pedido

Que cliente não gosta de ganhar um presente surpresa? Pode ser algo pequeno, mas a intenção é a que conta. E, neste caso, sua marca é que ganha os créditos! Pense em algo para surpreender o cliente e causar aquela sensação de que ele é especial.

6. Inclua amostras para aumentar as chances de venda cruzada

Uma forma de incentivar o retorno do usuário é enviar amostras de outros produtos. Por exemplo, se você vende adesivos personalizados, envie um bottom como brinde. Assim, a pessoa sabe que se precisar de bottons, pode contar com a sua empresa!

7. Para facilitar, envie cupons de desconto e ofertas especiais

Seguindo na mesma linha das amostras, cupons de desconto e ofertas especiais também incentivam o retorno. Mande um bilhete com um código exclusivo para uma próxima compra ou frete grátis.

Dica extra: se você for enviar o produto para algum influenciador nas redes sociais, crie um cupom exclusivo para ele divulgar para os seguidores.

Para se inspirar: veja 3 empresas que encantam com a embalagem

Já tem empresas que estão arrasando corações com embalagens diferenciadas. Separamos 3 delas para você se inspirar!

Tag Livros

O clube de assinatura de livros tem as embalagens e os mimos como grande diferencial que conquista seus assinantes.

Coffee & Joy Cafés Especiais

Mais um serviço de assinatura que tem um toque especial nas embalagens! Receber café já é bom, se for dessa forma então, melhor ainda!

Macchiato Papelaria

Muita gente ama itens de papelaria! E se eles renderam um bom unboxing, melhor ainda. O caso da Macchiato Papelaria mostra que todo tipo de negócio pode investir nessa estratégia.

Conte com o Envio Fácil para enviar suas encomendas com economia e facilidade

E não é por as embalagens serem um diferencial da sua marca que o frete precisa ficar mais caro! Com o Envio Fácil, é possível entregar experiência e preço baixo para o cliente. Você pode usar a logística dos Correios, a maior do país, ou transportadora.

Para usar, é ainda mais simples!

  1. Acesse o painel PagSeguro e vá em “Venda online”;
  2. Agora, clique em “Envio Fácil”;
  3. Você vai ver a lista de pedidos disponíveis e escolher o que quer enviar;
  4. Preencha as informações sobre o pacote;
  5. Imprima a etiqueta, cole na embalagem e leve a uma agência dos Correios. Pronto!

Unboxing + Envio Fácil = experiência completa com preço baixo!