Resumo do texto
- Veja 3 motivos para oferecer frete grátis;
- Entenda como calcular o frete grátis no seu negócio;
- Saiba como evitar prejuízos na hora de oferecer envio grátis.
Na busca por novos clientes, uma das alternativas dos empreendedores é investir em ações que valorizem e chamem a atenção do público.
Pesquisas mostram que o custo do envio é o responsável por quase metade das desistências de compras onlines. Então, imagina o impacto de promoções que zeram o custo do envio?
Mas, antes de aplicar essa sugestão, veja como oferecer frete grátis de forma eficiente, aumentando as vendas sem prejudicar o faturamento!
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Por que investir em frete grátis na sua loja?
Ao oferecer frete grátis para o cliente, o lojista se compromete a pagar o custo do envio. Como vimos acima, muita gente desiste da compra por causa do preço da entrega. Ou seja, investir em frete grátis pode ser a chave para atrair mais clientes. Confira alguns motivos para ofertar Frete Grátis na sua loja!
1. Traga mais pessoas para sua loja
Ao investir em uma ação de frete grátis, sua loja se destaca. Como os números mostram, essa é uma das ações que mais atraem os consumidores.
Porém, não esqueça de planejar uma campanha de divulgação, afinal de contas, é preciso contar pra todo mundo que sua loja está oferecendo frete grátis!
2. Aumente suas vendas
Sabe aquele momento que a pessoa coloca os produtos no carrinho, mas o valor do frete acaba fazendo o cliente desistir da compra? Com o frete grátis, seu consumidor nem pensa duas vezes! A taxa de produtos abandonados cai e quem estava em dúvida sobre a compra, acaba finalizando o processo e levando os produtos.
3. Fidelize clientes
Um dos maiores desafios dos empreendedores digitais é fidelizar os clientes, ou seja, fazer com que os consumidores voltem para novas compras. A estratégia de frete grátis pode dar uma mãozinha nesse processo. Ofereça o benefício para quem já comprou e estimule o retorno à loja.
Entenda como calcular o frete grátis!
Bom, está ficando claro que oferecer esse benefício é o diferencial que você procura para crescer, se destacar e vender mais. Porém, para que isso não prejudique o fluxo de caixa, aprenda a fazer o cálculo do frete grátis.
Custo médio do frete
Para descobrir o custo médio do frete, que poderá ser somado ao valor do produto, determine um período para o cálculo. Por exemplo, durante 1 mês separe todos os envios do período. O cálculo pode ser feito considerando apenas uma categoria, um único produto ou toda a loja.
Vamos imaginar que queremos descobrir o frete da categoria “camisas” de uma loja. São 4 produtos diferentes, com valores únicos de frete e um total de 10 pedidos. Agora, faça um cálculo de média simples somando todos os fretes e dividindo pela quantidade de pedidos:
R$12 (camisa 1) + R$10 (camisa 2) + R$13 (camisa 3) + R$12 (camisa 1) + R$10 (camisa 2) + R$8 (camisa 4) + R$10 (camisa 2) + R$13 (camisa 3) + R$12 (camisa 1) + R$8 (camisa 4) / 10 pedidos.
Fazendo essa conta, chegamos a conclusão que o valor médio do frete é de R$10,80. Ou seja, se quer oferecer frete grátis nas camisas, precisa incluir esse preço no custo ou tirar o lucro da loja.
Essa mesma fórmula pode ser repetida usando apenas uma região como referência. Dessa forma, você consegue oferecer descontos para determinados locais e, até mesmo, frete grátis por localização.
Onde incluir o valor do frete?
Oferecer envio grátis para os consumidores não significa que esse valor vai sumir. É preciso colocar esse custo em alguma outra etapa. As mais usadas são:
- Redução da margem de lucro: neste caso, o lojista vai ganhar menos em cada venda. Ele será o responsável por arcar com a despesa. Para valer a pena, será preciso aumentar a quantidade de itens vendidos;
- Criação de kits: nessa estratégia, o valor do envio pode ser pago pelo empreendedor. O custo será repartido na margem de lucro de todos os itens que fazem parte do kit. Essa também é uma ótima estratégia para usar com produtos que possuem baixa saída;
- Frete embutido no valor final do produto: outra opção é descobrir o valor médio de frete e colocar esse custo no preço fixo do produto. O cliente segue pagando pelo frete, mas sem saber.
Saiba como oferecer frete grátis sem ter prejuízos!
Para oferecer frete grátis sem ter prejuízo, é preciso realizar cálculos e fazer um planejamento cuidadoso. Agora que já sabe como descobrir o valor médio do frete e como absorver esse custo no negócio, é hora de planejar a sua promoção para não prejudicar o fluxo de caixa. Veja mais algumas dicas!
Defina um valor mínimo para as compras
Use a fórmula do custo de frete médio para definir um valor mínimo de compra. Por exemplo, se o frete custa, em média, R$20, não vale a pena para o empreendedor oferecer frete grátis em compras de R$25. A margem de lucro não vai cobrir o custo do envio.
Usar essa estratégia precisa de cálculo, mas ela é ideal para estimular que o usuário leve mais do que pretendia para ter direito ao benefício.
Faça promoções com produtos específicos
Você não precisa oferecer frete grátis para todas as compras na loja. Veja quais são as categorias ou itens que possuem um valor médio de frete mais barato ou aqueles que possuem maior margem de lucro, assim, será possível incluir o custo sem causar prejuízo.
Estabeleça regiões para o frete grátis
Lembra do cálculo do valor médio do frete por região? Sabendo o valor, você pode definir quais os locais que podem ter envio grátis e o custo será absorvido na margem de lucro ou no valor final do produto.
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Ações que ajudam a conquistar novos clientes e fidelizar os antigos são sempre bem-vindas! E quando elas podem ser feitas sem prejudicar o caixa, melhor ainda! Por isso, na hora de oferecer frete grátis, conte com o Envio Fácil.
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