Saiba como fazer um planejamento de gastos eficaz para equilibrar as contas

Resumo do texto

  • O que é um planejamento de gastos?
  • Saiba a importância da organização financeira;
  • Veja 6 dicas para não ficar no vermelho!

Planilha de Gastos do PagBank para organizar as finanças!

 

Para ter finanças equilibradas, a chave está em fazer o planejamento de gastos. Isso envolve entender quais despesas são indispensáveis e quais podem ser reduzidas ou eliminadas.

Infelizmente, muitos de nós enfrentamos desafios, simplesmente porque não prestamos atenção suficiente na forma como o nosso dinheiro é gasto. Independente de ser para cobrir todas as contas, pagar dívidas ou poupar dinheiro para o futuro, a gestão eficiente é crucial.

Se você quer saber mais sobre como planejar despesas para não ficar no vermelho, confira as 6 dicas que preparamos.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que é planejamento de gastos?

O planejamento de gastos é como um mapa financeiro. Ele mostra de forma clara e direta quanto entra e quanto sai do seu bolso em um determinado período, normalmente em um mês.

Afinal, por que é importante fazer um planejamento de gastos?

Para identificar e melhorar a sua situação econômica. Ao mapear suas contas você entende para onde seu dinheiro está indo e pode fazer escolhas mais assertivas. 

Isso pode significar cortar gastos desnecessários, encontrar maneiras de economizar ou até mesmo identificar oportunidades de investimento.

Em resumo, é uma ferramenta fundamental para tomar decisões mais inteligentes e alcançar metas financeiras.

Conheça os diferentes tipos de planejamento de gastos

Agora que você já entendeu que conhecer suas despesas pode ser uma virada de chave na sua economia, conheça os 3 tipos de planejamento mais comuns e escolha o mais adequado para seu estilo de vida:

  • Planejamento financeiro pessoal: como o nome sugere, ele é usado para controlar o dinheiro de quem mora sozinho e pretende realizar algum sonho em breve;
  • Planejamento financeiro familiar: para quem quer organizar os gastos da casa, é hora de chamar todo mundo para ajudar! Nele, deve-se considerar a renda total dos moradores, assim como os gastos;
  • Planejamento financeiro empresarial: não importa se a empresa é pequena ou grande, é importante ter um plano bem definido para o negócio crescer de forma saudável.

Confira 6 dicas para não ficar no vermelho!

A ideia de gerir o dinheiro pode parecer um grande desafio, mas não se preocupe! Aqui estão algumas estratégias simples e eficientes que podem ser implementadas no seu dia a dia:

1. Anote o que você ganha e o que você gasta

De forma prática, é preciso somar todas as rendas, caso tenha mais de uma, e todas as despesas. Na primeira vez, será um pouco difícil lembrar de todos os gastos, mas depois, essa organização ficará mais simples.

2. Fique de olho no seu saldo

Saber como está sua saúde financeira no final do mês começa com uma atitude simples: ficar de olho no balanço da sua conta. Se você tem mais de uma, avalie todas elas. O mais importante é saber se a sua rotina está deixando você no saldo positivo ou negativo.

3. Classifique suas contas por ordem de importância

Os primeiros dados já foram mapeados, agora é hora de dar prioridade para as contas essenciais. Vamos supor, você não pode atrasar ou deixar de pagar o aluguel, certo? Por outro lado, uma assinatura de streaming pode ficar na outra ponta da lista.

4. Agrupe seus gastos para saber para onde está indo seu dinheiro

Reúna suas despesas em categorias e subcategorias. Essa separação pode ser feita conforme as características das suas contas, mas um exemplo é:

  • Moradia;
  • Contas de casa;
  • Dívidas;
  • Despesas com carro;
  • Alimentação;
  • Lazer.

5. Faça compras no crédito com sabedoria e controle

O cartão de crédito é um aliado no dia a dia. Mas se não souber usá-lo, as finanças podem sair do controle. Isso porque, muitas vezes, esquecemos que ao usar esse método de pagamento, estamos “criando dívidas” para o próximo mês.

6. Comece a montar uma reserva financeira para os momentos de aperto

Com todas as dicas que demos sobre como lidar com o seu dinheiro, você já pode começar a guardar um pouco para emergências. No começo pode ser difícil, mas com o tempo, você verá que é possível juntar uma grana extra para um “pé de meia” de segurança.

E agora, como fazer o planejamento de gastos?

Já está convencido de que ter um planejamento de gastos é a melhor opção para equilibrar as contas? Então é hora de colocar a mão na massa de verdade!

Você já entendeu os objetivos de ter um controle de gastos e o passo a passo para organizar sua vida. Agora vem a melhor parte! Você pode otimizar esse processo com a Planilha de Gastos Pessoais do PagBank.

Nela, você vai colocar em prática tudo que aprendeu neste conteúdo e pode visualizar, com tabelas e gráficos, como anda sua saúde financeira! Comece agora mesmo seu planejamento e não entre no vermelho!