Planejamento financeiro: saiba como organizar gastos para não ficar no vermelho

Resumo do texto

  • Organizar os gastos e planejar as finanças é algo importante para ter um bom controle financeiro ao longo do ano;
  • Confira 6 dicas para organizar seus gastos e controlar seu dinheiro;
  • Descubra como nós podemos te ajudar com essa organização.

Baixe grátis o super app PagBank!

 

Uma das promessas mais comuns que as pessoas fazem para si mesmas é melhorar a organização financeira. Mas a gente sabe que nem sempre é fácil tirar esses planos do papel e colocar esse controle em prática.

Pense bem: como gastar menos se você não sabe como controlar seu dinheiro? Nossa missão é te ajudar nessa tarefa, por isso, separamos dicas para organizar gastos e fugir do vermelho!

Confira, anote e comece a organizar melhor seus gastos hoje mesmo!

Dica nº1: anote o que você ganha e o que você gasta

Essa dica parece muito simples, mas acredite, tem muita gente que não sabe o quanto gasta (e muito profissional com renda variável que não sabe o quanto ganha!).

Não ter precisão sobre a sua receita e suas despesas é um convite para perder o controle das finanças, portanto, coloque em prática o hábito de registrar suas movimentações financeiras.

Você pode fazer isso de diversas formas, seja usando caneta e um caderno ou com uma planilha de controle de gastos. Se você não sabe como montar uma planilha dessas, não tem problema, a gente te dá uma de presente. Ela é simples de usar e vai ajudar você a melhorar seu controle sem que você gaste muito tempo com isso!

Clique na imagem abaixo e baixe grátis a planilha de controle de gastos pessoais.

Dica nº2: fique de olho no seu saldo e veja se falta ou sobra dinheiro no final do mês

Ao final do mês, analise sua conta e veja se sobra algum dinheiro ou se você está terminando o mês no vermelho. Agora, são dois caminhos:

  1. Se sobra dinheiro, melhor, o que você precisa fazer é cuidar dessa sobra, de preferência criar uma reserva com ela;
  2. Se falta dinheiro, será preciso analisar onde você vai reduzir gastos para cobrir esse déficit.

E se você está no vermelho, calma, para resolver essa situação comece a pensar nos seus gastos e veja quais deles podem ser reduzidos para dar fim ao uso do cheque especial no final do mês.

Dica nº3: classifique suas contas por ordem de importância

Se você precisa equilibrar os pratos e ir pagando as contas aos poucos, a melhor ideia é classificar as mais importantes.

Comece colocando como prioridade aquelas contas que não podem atrasar de jeito nenhum, como aluguel, ou com aquelas que têm os maiores juros por atraso, como a fatura do cartão de crédito.

Em seguida, você pode colocar as contas com multas menores e ir ajustando seu orçamento para pagá-las pouco a pouco. O ideal é não deixar nenhuma para trás, porém, se isso acontecer, mantenha a calma e coloque-as no seu planejamento financeiro do próximo mês como prioridade.

Dica nº4: agrupe seus gastos para saber para onde está indo seu dinheiro

Atenção: essa dica só vai funcionar se você seguir a primeira orientação e anotar seus gastos.

Depois de anotar tudo, tente classificar suas despesas em grupos como:

  1. Alimentação em casa (mercado, delivery etc);
  2. Alimentação fora de casa (bares, restaurantes, food trucks onde você consome);
  3. Despesas de casa (aluguel, contas de água, energia e gás, pagamento de condomínio etc);
  4. Entretenimento (assinatura da Netflix, compra de jogos, reuniões com amigos);
  5. Despesas familiares (plano de saúde, mensalidade da escola, curso de inglês dos filhos etc).

Os grupos podem variar bastante, você pode ser mais específico ou mais genérico na hora de montá-los, o importante é dividir os gastos para que seja possível identificar para onde vai o seu dinheiro e quais são as maiores fontes de consumo.

Dica nº5: Faça compras no crédito com sabedoria e controle

O cartão de crédito é uma excelente ferramenta para consumir e organizar gastos, mas se não for usado com consciência pode se tornar um grande problema. Sempre que puder, dê prioridade para compras à vista, porém, quando isso não for possível, lembre-se de ficar de olho no valor da fatura.

O crédito é uma opção criada para ajudar os clientes, porém, sem atenção com os gastos, o que deveria ser uma contribuição para seu controle financeiro pode virar um desafio.

Dica nº6: faça uma reserva para os momentos de aperto

Você pode (e deve) montar uma reserva financeira, uma quantia que servirá para te dar suporte nas horas difíceis ou que você guarda pensando em planos maiores, como comprar um carro ou uma casa.

E aqui fica mais uma dica: se você tem dinheiro sobrando, que tal aplicá-lo? Investir em um CDB ou em Fundos de Investimento são opções práticas e rentáveis, e que podem ser feitas diretamente pelo super app PagBank.

Faça sua reserva render mais de um jeito simples! Confira os CDBs PagBank, nós temos até um CDB de Liquidez Diária, que permite resgate no dia seguinte da aplicação, assim, se você precisar do dinheiro, ele volta para sua conta em pouco tempo.

Temos também o CDB 200% do CDI, que rende mais que o dobro da Poupança, que tem liquidez diária.

E não se esqueça de conferir também as nossas opções de Fundos de Investimento. Clique aqui e conheça todos!

Organize seus gastos e conte com um banco completo e grátis!

Fazer um bom planejamento evita dívidas e abre oportunidades de você economizar e para te ajudar nessa missão de cuidar bem do seu dinheiro, conte conosco!

Nossos clientes têm à disposição uma conta que rende mais que o dobro da poupança, opções para aplicar em bons produtos do mercado financeiro,  e muito mais:

  1. TEDs grátis e ilimitados;
  2. O PagBank Saúde para cuidar do seu bem-estar e de toda a sua família pagando menos nas consultas, medicamentos e exames;
  3. Os Cartões internacionais grátis para usar em suas compras e pagamentos;
  4. Aplicações nos CDBs PagBank e Fundos de Investimento disponíveis no super app;
  5. Recebimento de cashback ao abastecer nos Postos Shell, comprar no Shopping PagBank;
  6. Recarregar seu celular pelo super app com direito a cashback.

Somos um banco completo e grátis na palma da sua mão. Que tal contar com as facilidades da conta PagBank para organizar suas finanças?

Baixe grátis o super app e abra uma conta PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto”.