Assuma o controle do futuro do seu negócio com um planejamento financeiro empresarial

Resumo do texto

  • Saiba o que é planejamento financeiro empresarial;
  • Entenda a importância de ter um;
  • Conheça os primeiros passos para montar o seu.

Ferramentas PagSeguro: seu parceiro nos negócios!

 

Para um negócio seguir prosperando, é preciso que certos fatores estejam alinhados, como qualidade dos produtos e serviços, bom atendimento aos clientes e um planejamento financeiro empresarial.

Na prática, o planejamento funciona como uma espécie de guia para o motorista do negócio. Sem o mapa, quem está conduzindo não sabe qual caminho pegar e pode acabar se perdendo.

Se você não quer correr o risco de se perder no caminho para o sucesso e, gostaria de levar seu negócio para outro patamar, saber como fazer um planejamento financeiro empresarial é essencial!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que é um planejamento financeiro empresarial?

O planejamento financeiro empresarial é um plano com previsões estratégicas baseadas na atual realidade da empresa. Ele consiste em uma avaliação da saúde financeira do negócio, assim como numa organização de finanças.

É preciso olhar para o “hoje” da empresa e saber quanto será preciso investir, gastar e lucrar para ter sucesso. Ou seja, a partir do que está acontecendo agora, o  planejamento para o futuro é feito.

Em um bom planejamento financeiro, temos os objetivos do negócio, um plano de ação, além de detalhamentos de custos, despesas, orçamentos e demais movimentações financeiras. Além disso, a tecnologia pode ser utilizada a favor da empresa para facilitar todo o processo.

Mas, para pensar no futuro, é preciso entender muito bem o presente. Afinal de contas, não estamos falando de adivinhação e, sim, de um planejamento baseado em informações, além disso, é importante ter um bom planejamento operacional!

Entenda a importância de um planejamento financeiro para empresas

O plano financeiro da empresa é essencial para definir aonde ela quer chegar. É ele que irá direcionar as ações e os caminhos para o próximo período, ou seja, será o guia da execução.

O dinheiro é essencial, afinal, contra fatos não há argumentos. Mas, o financeiro não faz nada sozinho. Portanto, na hora de traçar um planejamento financeiro empresarial, é preciso buscar integração entre as áreas e a comunicação.

Um bom planejamento sempre envolve toda a empresa.

Como fazer um planejamento financeiro empresarial?

Agora que você já sabe que no caminho do sucesso da sua empresa o planejamento financeiro é essencial, chegou a hora de aprender como montar um.

  • Mapeie os custos e despesas

Para traçar um plano financeiro, é preciso entender para onde o dinheiro está indo. Mapear os custos e despesas é um bom começo. Além disso, o mapeamento também auxilia na economia da receita do negócio.

A movimentação é importante não só para o planejamento, mas também para ajudar a visualizar como anda a saúde financeira da empresa.

  • Faça a análise de novas possibilidades e orçamentos

Sabendo para onde o dinheiro está indo, é hora de rever orçamentos e encontrar formas de economizar. Por exemplo, se o gasto com energia elétrica está muito alto, considere trocar as lâmpadas por modelos mais econômicos. 

Decisões assim só podem ser tomadas após conhecer a fundo o status financeiro da empresa.

  • Defina objetivos

O planejamento precisa trazer algumas metas claras. Por exemplo, aumentar a receita anual em 15% ou reduzir os gastos com infraestrutura em 10%.

Um planejamento financeiro sem metas é como uma viagem sem destino e você pode acabar se perdendo no caminho.

  • Registre suas movimentações financeiras

Mantenha um controle de tudo o que está acontecendo, desde contas pagas, parcelamentos, empréstimos, etc. Esse tipo de informação não pode ficar bagunçada, pois a desorganização acaba gerando esquecimentos, atrasos e, consequentemente, prejuízos. 

Imagina só perder o prazo de pagamento de um empréstimo por não saber a data correta? Sua empresa não pode passar por esse tipo de situação se quer crescer!

  • Acompanhe o desempenho do seu planejamento

Inclua no planejamento empresarial alguns checkpoints, – em tradução literal, pontos de verificação, ou seja, períodos em que a equipe avalia como está o andamento das tarefas, os resultados e os próximos passos.

Eventualmente, será necessário um ajuste de rota e mudanças no projeto inicial. O importante é que o acompanhamento não pare.

  • Invista em tecnologia

Por que não usar a tecnologia para auxiliar na gestão financeira? Desde planilhas de gastos até softwares mais completos, há diferentes opções no mercado para você, empreendedor.

Além disso, as contas são feitas automaticamente e você pode acompanhar de perto as consequências de alguma mudança. Por exemplo, o que acontece seis meses depois de reduzir os custos com energia? A tecnologia te ajuda nesse tipo de previsão e organização!

Facilite a gestão do seu negócio com o PagSeguro

O planejamento financeiro de uma empresa é um dos pilares responsáveis pelo seu sucesso. Afinal de contas, é ele quem ajuda a decidir o caminho mais estratégico.

Mas, não é o único pilar! A gestão, de uma forma mais ampla, deve estar alinhada com os objetivos da empresa. Para isso, você precisa de parceiros de confiança, como o PagSeguro!

Maquininhas PagSeguro

As maquininhas de cartão PagSeguro realizam transações seguras para você e o cliente, sem que isso pese no seu bolso.

Com as melhores taxas do mercado e tecnologia de ponta, o negócio passa a oferecer mais de 20 formas de pagamento. Seu cliente vai escolher o que preferir e sair de lá mais do que satisfeito.

PagVendas

Na hora de montar um planejamento financeiro, será preciso reunir dados sobre o que já aconteceu e o que está acontecendo agora, certo? Agora, imagine ter que abrir mais de 5 gavetas enormes para reunir documentos?

Esse tempo pode ser economizado com um software de gestão como o PagVendas. Com ele, em 5 cliques, é possível visualizar relatórios completos de movimentação financeira.

Conta PJ PagBank

Por fim, mas não menos importante, uma conta PJ grátis, digital e com tudo que seu negócio precisa é essencial para o desenvolvimento da empresa, assim como para o planejamento financeiro empresarial.

Com a Conta PJ PagBank, o dinheiro rende automaticamente, mais do que na poupança e você ainda tem benefícios, como:

  • Cartão de crédito grátis;
  • Plataforma de Investimentos;
  • Emissão de Nota Fiscal;
  • Pagamento de contas e impostos.

Abra sua Conta PJ PagBank agora mesmo!